quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Alguns passos para manter o dinamismo intelectual




Interagir socialmente: Os seniores que interagem regularmente com amigos, familiares e a comunidade encontram-se menos suscetíveis a experienciar declínio cognitivo e podem experimentar um sentido mais profundo de bem-estar geral. Isto pode dever-se ao facto de a interação social permitir aos indivíduos lidar com o stresse de forma mais produtiva e de os seniores mais ativos socialmente tenderem a ser fisicamente mais ativos. Os seniores que não conseguem conduzir podem solicitar a ajuda de um elemento da família ou amigo para se deslocarem a oportunidades de sociabilização ou procurarem a assistência de cuidadores profissionais.

Atividade física: É comum referir o exercício físico como uma solução para a maioria das problemáticas que afetam a população em geral, e acontece que é igualmente uma forma de manter a mente ativa. Os seniores que não sejam fisicamente ativos devem consultar um médico ou especialista antes de iniciar um programa de exercício.

Acreditar nas competências próprias: Os cientistas não têm a certeza de qual o motivo que leva a confiança nas capacidade próprias a evitar o declínio mental, mas poderá estar relacionado com a capacidade de um indivíduo para manter uma perspetiva mais positiva relativamente à vida e ser capaz de mais rapidamente recuperar de adversidades. Isto poderá ajudar a tornar o indivíduo mais profundamente envolvido em atividades e a manter um interesse no que se encontra a fazer, o que por sua vez poderá desafiar o cérebro.

Apesar de algumas mudanças no cérebro serem normais à medida que envelhecemos, estas alterações não possuem sempre um impacto decisivo na vida dos seniores. Muitos seniores revelam uma acuidade mental semelhante à de jovens adultos. Ter um papel ativo em procurar manter a mente dinâmica pode ajudar os seniores a reduzir o risco de doenças neurológicas, tais como a demência e a viver de forma plena como intervenientes ativos nas suas comunidades.