9 Passos que podem prevenir o cancro

O factor de risco mais significante para o desenvolvimento de cancro é o envelhecimento. No entanto, o risco de muitos tipos de cancro pode ser drasticamente reduzido concentrando-se em alguns passos preventivos. 


Vários factores desempenham um papel importante no desenvolvimento do cancro, tais como a hereditariedade, mas muitos podem ser voluntariamente evitados.


1.     Não fumar e evitar exposição ao fumo. O tabagismo é o fator mais significativo no risco de cancro, este conduz ao cancro do pulmão, assim como outros tipos de cancro. A melhor forma de ajudar na prevenção do cancro é parar de fumar ou nunca iniciar esta atividade – sendo que nunca é tarde para parar. Evitar o fumo passivo também ajuda a prevenir o cancro, este fumo contem mais de 60 agentes cancerígenos conhecidos. Estes agentes podem interromper o desenvolvimento de células normais, um catalisador para o desenvolvimento de cancro.
2.     Fique seguro ao sol e atento a mudanças na pele. A cada ano, milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro de pele. Este é o tipo de cancro mais comum, sendo 50% de todos os diagnósticos oncológicos, no entanto este é o tipo de cancro mais evitável. A redução à exposição aos raios UV, colocar protetor solar e roupa adequada, evitar o uso de solários e a exposição solar nas horas proibitivas do meio do dia, podem prevenir este tipo de cancro.
3.     Comer abundantemente frutas e legumes. Uma dieta rica em frutas e vegetais reduz significativamente o risco de desenvolver cancro e outra doenças. Frutas e verduras contêm antioxidantes, que ajudam a reparar as células danificadas. Alimentos de cores vivas como o laranja, amarelo e verde são os melhores na prevenção do cancro. Estudos mostraram igualmente que as frutas mais escuras, como amoras ou uvas, também podem ter propriedades anti-cancro. Os vegetais crucíferos como os brócolos, couve-flor, couve de Bruxelas, couve chinesa ou o repolho são particularmente eficazes, de acordo com inúmeros estudos.
4.     Limitar a carne vermelha e a gordura animal. Uma dieta rica em gordura animal aumenta o risco de vários tipos de cancro, particularmente do cancro do cólon. A carne vermelha contem muito mais gordura que a carne de aves e peixe, reduzindo assim a quantidade de carne vermelha na dieta pode ajudar a prevenir o cancro. Uma dieta rica em gordura é igualmente a maior causa de obesidade, outro factor na origem de vários cancros.
5.     Limitar a ingestão de álcool. Beber quantidades excessivas de álcool aumenta o risco de desenvolvimentos de vários tipos de cancro. Estudos sugerem que em homens que consomem duas bebidas alcoólicas por dia e mulheres que consomem uma bebida por dia, aumentam significativamente os factores de risco para certos tipo de cancro.
6.     Exercício. Quando se pratica exercício, está efetivamente a reduzir-se a probabilidade de desenvolvimento de vários tipos de cancro. A sociedade americana de oncologia recomenda 30 minutos de exercício ou mais, 5 dias por semana para a prevenção do cancro. Antes de iniciar qualquer atividade desportiva devem consultar o seu médico.
7.     Conheça o seu ambiente. A exposição a produtos químicos pode aumentar o risco de desenvolvimento de muitos tipo de cancro, incluindo cancro dos rins e bexiga. Caso exista exposição a fumos, poeiras, produtos químicos entre outras exposições perigosas, é importante ter a maior proteção possível a estes elementos nocivos. Gasolina, fumos de escape, arsénio, berílio, cloreto de vinilo, cromatos de níquel, derivados do carvão, gás mostarda, éteres de clorometil são algumas das substâncias com maior potencial cancerígeno.
8.     Conheça o histórico familiar de doenças oncológicas. Cancro da mama, cólon, ovários, entre outros tipos podem ter uma origem genética. Se certos tipo de cancro podem ter um grande peso hereditário, é importante consultar o médico para que este possa adequadamente seguir a situação, recomendando os exames necessários assim como a sua periodicidade.
9.     Fazer exames médicos regulares. Este tipo de exame regular pode ser útil na detecção de cancro – prevenindo-o. A colonoscopia, Papanicolau, podem detectar mudanças celulares anormais antes que estas se tornem cancerosas. A chave para a eficácia destes exames esta em que sejam feitos periodicamente. Outros exames complementares podem ser realizados com vista a uma detecção precoce, mas não necessariamente, prevenindo o cancro. É comum fazer-se rastreio do cancro da próstata através do toque retal, e na analise do antigénio especifico (PSA). Mamografias entre outras ferramentas de imagiologia são igualmente recomendadas na detecção do cancro, aumentando assim a taxa de sobrevivência.

A Comfort Keepers pode ajudar. Os Cuidados Interativos mantêm os seniores ativos social e fisicamente nas suas tarefas de vida diária, promovendo uma vida independente. Contacte ainda hoje a Comfort Keepers da sua área de residência e saiba como o podemos ajudar no processo de recuperação do seu familiar.

Referencias

National Institutes of Health (NIH). “Preventive Cancer Care for the Elderly”. Web. 2015.
LifestyleOptions.com. “Cancer Care in the Elderly”. Web. 2015.
American Cancer Society. “Prevention Studies for a Cancer-Free Tomorrow”. Web 2015.

Centers for Disease Control (CDC). “Current Cigarette Smoking Among Adults in the United States”. Web. 2014.