A Actividade física pode ajudar a gerir a doenças cronicas

Uma das melhores atitudes que os seniores podem ter no combate a doenças cronicas é mexerem-se. Hoje em dia 92% dos seniores sofrem de pelo menos uma doença crónica, e 77% de pelo menos 2. As doenças crónicas são altamente incapacitantes e representam um peso enorme para os sistemas de saúde.

Para estes doentes a boa notícia é que, pelo menos, três das quatro doenças crónicas com maior taxa de mortalidade anual (doenças cardíacas, cancro e diabetes tipo II) podem ser controladas, atenuadas ou mesmo curadas em alguns casos, adicionando ao tratamento farmacológico um programa de exercício físico.
Infelizmente ser fisicamente ativo, na prática, pode ser difícil para os seniores com doenças crónicas. Sendo muitas vezes essa condição que leva a uma atividade física reduzida, que por sua vez agrava a condição crónica abrindo caminho a novas patologias. Inicia-se assim um ciclo que conduz a uma maior perda de funções e independência. Reverter este ciclo exige profissionais de saúde altamente preparados, com capacidade para avaliar as capacidades físicas dos idosos e prescrever uma rotina de exercícios para os ajudar a retomar a sua mobilidade.
As mudanças físicas, para os idosos que mudaram o seu estilo de vida, passando a incluir o exercício físico são impressionantes. Estudos demonstraram que um programa de 30 minutos diários, 5 dias por semana de exercício moderado, reduz o risco de morte nos doentes cardiovasculares em 20% ou mais. A atividade física melhora a vida dos idosos que sofrem de doenças cardiovasculares, o exercício reduz a pressão arterial, diminui o colesterol e reduz o peso corporal. Em suma, os seniores que se exercitem, apesar de terem uma doença cardiovascular, podem simplesmente sentir-se melhor.
Benefícios semelhantes foram encontrados nos diabéticos do tipo II. O exercício pode ajudar os seniores com este tipo de diabetes e regular os níveis de glicose no sangue. Os diabéticos, mais do que os doentes cardiovasculares, podem beneficiar do exercício físico, pois podem realiza-lo com mais intensidade. Mesmo em programas com intervalos curtos, com exercícios de alta intensidade de 10 minutos, três vezes por dia, 5 a 7 dias por semana, podem trazer benefícios substanciais à saúde, ajudando os diabéticos a manter os níveis de glicose no sangue e o peso.
Para certos tipos de cancro, principalmente, próstata, cólon, mama, pode-se reduzir o risco de reincidência através da adopção de um estilo de vida fisicamente ativo. Os doentes oncológicos, ou que já estejam curados, podem igualmente beneficiar e ter melhores probabilidades de sobreviver, assim como um melhor bem-estar, quando se exercitam regularmente, como parte do programa de gestão da doença.
Talvez uma das melhores atitudes que os familiares e amigos dos seniores com doenças crónicas podem tomar para os ajudar a ser activos, é juntarem-se a estes em actividades físicas. Na incapacidade de estar presente a contratação de um cuidador pode ajudar. Os cuidadores podem acompanhar os idosos em passeios, apoiar e ajudar a completar as rotinas de exercício prescritas, e ajudar no transporte para consultas e fisioterapia, assegurando que estes têm tudo para ficarem o mais saudável possível.
Para saber mais como os cuidados domiciliários podem ajudar, contacte ainda hoje o seu escritório Comfort Keepers mais próximo.
Bibliografia

Booth, F.W., Roberts, C.K., and Laye, M.J. (April 2012). Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Compr Physiol., 2(2):1143-211. doi: 10.1002/cphy.c110025. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4241367/. Durstine, J.L., Gordon, B., Wang, Z. and Luo, X. (2013). Chronic disease and the link to physical activity. Journal of Sport and Health Science 2, pp. 3-11. doi:10.1016/j.jshs.2012.07.009. Retrieved from http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095254612000701. National Council on Aging. (n.d.). Chronic disease self-management: Fact sheet. Retrieved from http://www.ncoa.org/press-room/fact-sheets/chronic-disease.html. - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/senior-health-wellbeing/physical-activity-helps-manage-chronic-conditions#sthash.ur5yv5yv.dpuf