A chave para manter a saúde do cérebro durante o envelhecimetno

Quando se trata de explorar o cérebro, parece que, com cada descoberta, a comunidade científica faz surgir novas questões sem precedentes. Embora isto seja certamente positivo, permitindo que a investigação se torne mais focada, mostra igualmente que o cérebro é muito vasto e infinitamente complexo.

Um órgão complexo
Apesar de todos os seus mistérios uma coisa sabemos, o cérebro, como todos os nossos órgãos, envelhece. À medida que envelhecemos, o volume geral do cérebro diminui gradualmente (aproximadamente 5% por década após os 40 anos de idade), fazendo com que as células nervosas percam certas conexões. A redução do fluxo sanguíneo e certas condições cardiovasculares também podem ser acontecer.
Nos idosos, estes fatores podem levar ao esquecimento ocasional ou a lapsos na memória. A perda de memória significativa, no entanto, não é uma parte normal do envelhecimento e pode ser indicativa da doença de Alzheimer ou de outras formas de demência. Em seniores que apresentam uma perda de memória ou tiveram problemas com habilidades de linguagem, perceção ou outras funções mentais, é imperativo que sejam visto rapidamente por um médico.
Formas de manter o cérebro saudável
A investigação indicou que existem várias formas pelas quais os adultos mais velhos (e em todas as idades) podem ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo - muitos dos quais são benéficos para outros aspetos do corpo. Incentive seniors a incorporar as seguintes práticas recomendadas no seu estilo de vida. Certifique-se de que, antes de iniciar qualquer novo regime de exercícios ou dieta, seja consultado um médico e um nutricionista.
Estimulação: nos últimos anos, tem havido numerosos estudos na área de plasticidade neurológica, estes referem-se à capacidade do cérebro de modificar estruturalmente em resposta a novas experiências. Esta "reorganização" das células nervosas é, na verdade, o que está no centro da maioria das práticas cognitivas e de reabilitação física. No entanto, funciona basicamente de forma semelhante para quem que procuram manter seu cérebro saudável, pode ser feito simplesmente aprendendo novas habilidades ou mantendo o cérebro regularmente "exercitado" por meio de enigmas ou jogos. É normalmente verificado que idosos que frequentam aulas ou grupos de aprendizagem organizada, melhoram não só no desenvolvimento de novas habilidades, mas também cultivam a socialização.
Exercício físico regular: embora não seja novo o benefício que o exercício físico tem no corpo, pode ser uma surpresa para alguns que o exercício regular também tenha um grande impacto na saúde mental. A atividade física melhora a saúde cardiovascular, o que, por sua vez, ajuda a fornecer sangue ao cérebro. Também ajuda no desenvolvimento de novas conexões neurais existentes (ver descrição de plasticidade neurológica acima), permitindo que o cérebro seja mais adaptável. Pesquisas sugerem que o exercício regular também pode reduzir significativamente o stresse mental. Alguns idosos podem optar por se juntar em aulas com amigos para fazer exercício físico, mas este pode ser feito com facilidade em casa. A chave é garantir que o ritmo cardíaco seja elevado através de atividades moderadas, durante pelo menos 20-30 minutos todos os dias.
Vigie a sua dieta: os alimentos que consumimos têm um efeito direto sobre nossa saúde e bem-estar mental. Para operar num nível ótimo, o cérebro requer combustível sob a forma de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais. Se a sua dieta atual consiste principalmente em alimentos salgados, de açúcar, de gordura e refinados / processados, considere fazer alterações. Estudos mostram que as dietas que consistem em frutas, vegetais, grãos integrais, fontes de vitaminas B e carnes magras podem reduzir significativamente os níveis de ansiedade e até mesmo o risco de depressão.
Mantenha-se social: embora não seja inteiramente entendido como a socialização reforça a saúde do cérebro, estudos mostram que existe uma correlação entre ter conexões sociais fortes e uma maior esperança de vida. A interação, seja com amigos, membros da família ou vizinhos, parece reduzir o risco de declínio cognitivo e melhorar o bem-estar mental geral. Isto é especialmente evidente em indivíduos que se voluntariam para ajudar os outros. Tente fazer esta sociabilização através de organizações, centros comunitários ou escolas. Assim ficará a saber como pode ajudar e ter um impacto positivo sobre os outros e consequentemente na saúde do seu cérebro.
O que unifica todas estas práticas para manter a saúde cerebral? A chave, como muitos estudos científicos sugerem, é a interação. Neste caso, significa sair e conhecer novas pessoas em vez de se isolar a ver televisão, escolhendo alternativas saudáveis para fast food e encontrando formas de ajudar não só a si mesmo, mas também a sua comunidade.
Formas de manter o cérebro saudável
Embora a origem do cancro da próstata não seja facilmente identificável, o caminho para a sua descoberta tem sido percorrido e têm existido importantes desenvolvimentos científicos para esta patologia nomeadamente no papel da genética no processo de desenvolvimento da doença.
A Comfort Keepers pode ajudar
Se os se preocupam em melhorar seu bem-estar mental e quiserem incorporar as melhores práticas acima mencionadas no seu estilo de vida, podemos ajudar. Além dos serviços de companhia, nossos cuidadores podem fornecer um transporte seguro e confiável. Se eles precisam deslocar-se ao centro comunitário para visitar amigos ou ir ao supermercado, podemos ajudá-los a ir com segurança. Para saber mais sobre os serviços de cuidados da Comfort Keepers®, ligue para o escritório local hoje.
Referências
Harvard Health Publications. “12 Ways to Keep Your Brain Young.” Web. 2006.
Everyday Health. “How to Stay Sharp As You Age” by Krisha McCoy. Web. 2017.
Brain Facts. “What We Know – and Don’t Know – About Aging.” Web. 2012.

 National Institute on Aging. “The Aging Brain.” Web. 2017.