Alimentação nos seniores: Alimentos que podem reduzir o risco de doença cardíaca

À medida que envelhecemos, o risco de doenças cardíacas pode aumentar devido a uma condição conhecida como aterosclerose. A aterosclerose ocorre quando as artérias começam a diminuir o seu calibre devido à criação de placa nas paredes arteriais, interrompendo o fluxo sanguíneo em todo o corpo. Se o fluxo sanguíneo parar completamente, a partir de um coágulo de sangue, podendo resultar num ataque cardíaco ou AVC.
Saúde do coração à medida que se envelhece
Enquanto escolhas pouco saudáveis de estilo de vida, como a falta de atividade física e / ou fumar, podem desencadear a arteriosclerose, a má alimentação pode também ser uma causa. Alimentos ricos em sal e gordura podem resultar em pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol e açúcar no sangue - todos estes são fatores que podem aumentar o risco de arteriosclerose (e doenças cardíacas) significativamente.
Idosos que regulam as suas dietas incluindo alimentos saudáveis podem provocar um profundo impacto sobre a saúde de seus corações. Na verdade, foi relatado que 70% das doenças cardíacas podem ser prevenidas com uma correta nutrição. Aqui estão alguns dos alimentos que idosos - sob supervisão adequada de um médico e / ou nutricionista - podem incorporar em sua dieta para reduzir o risco de doença cardíaca.
Alimentos que podem reduzir o risco de doença cardíaca
·      Bagas: mirtilos, morangos, e framboesas são todos benéficos quando se trata de coração, devido principalmente à sua abundante oferta de antioxidantes, que reduzem os danos causados pelos radicais livres no corpo.
·      Laranjas: o potássio encontrado nas laranjas ajuda a manter a pressão sanguínea, enquanto a pectina (uma fonte elevada de fibra, solúvel em água encontrada na medula e na polpa) absorve o colesterol dos alimentos ingeridos. Além disso, pesquisas recentes indicam que a pectina cítrica auxilia na neutralização da galectina-3, uma proteína nociva ao tecido cardíaco.
·      Maçãs: comparando maçãs com laranjas pode não ser uma ideia errada, afinal, tal como as laranjas as maçãs também contém pectina. Seu conteúdo de fibra também ajuda na remoção de colesterol. Com todos os seus benefícios em conjunto, o consumo diário de maçã pode reduzir o colesterol LDL em 40%.
·      Nozes: embora as nozes tenham um alto nível de gordura, é principalmente monoinsaturada e ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom). Nozes também contêm vitaminas e minerais essenciais, como o ácido fólico, niacina, vitamina B e vitamina E.
·      Abacates: semelhantes às nozes, os abacates estão cheios de gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol LDL. A única desvantagem é que os abacates contêm um elevado número de calorias, sendo indicado um consumo mais moderado.
·      Peixe: ácidos gordos ômega-3 - frequentemente encontrados no salmão, truta e outros peixes de água fria - trabalham para reduzir simultaneamente os triglicérideos e aumentar o HDL. As sardinhas, em particular, fornecem um maior número de ácidos gordos ômega-3, em comparação com outros peixes de água fria.
·      Espargos: semelhante a bagas e outras frutas e legumes, os espargos estão cheios de antioxidantes neutralizantes de radicais livres. É também uma grande fonte de vitaminas A, C, E e K, fibra e beta-caroteno. É muito importante não cozinhar demais ou ferver por muito tempo, pois isso vai comprometer o conteúdo nutricional.
·      Aveia: A aveia não transformada - sem adição de açúcar - pode reduzir o colesterol devido ao seu teor de beta-glucano. Adicione bagas frescas à aveia para aumentar o sabor e benefícios.
·      Vinho Tinto: Resveratrol, composto rico em antioxidantes encontrado em determinadas bagas e uvas, torna o vinho tinto saudável para o coração, maioria dos profissionais de saúde aconselham não beber mais de um copo por dia. Doses maiores podem aumentar o risco de danos cardíacos e hepáticos.
·      Chocolate Negro: os flavonóis encontrados no cacau, podem reduzir a pressão arterial, manter o fluxo sanguíneo e relaxar as artérias. Para obter chocolate mais negro, escolha um produto que tenha pelo menos 70% de cacau. Certifique-se de que o cacau é o primeiro ingrediente listado, em oposição ao açúcar.
Alimentação em conjunto com um estilo de vida saudável

Um dos benefícios adicionais à escolha de alimentos saudáveis para o coração é que estes fornecem a outros órgãos no corpo nutrientes essenciais, aumentando o bem-estar físico. No entanto, não se deve confiar unicamente numa dieta saudável para o coração, a fim de prevenir doenças cardíacas.
Além de tomar medidas para estabelecer uma rotina de exercícios diários (incluindo pelo menos 30 minutos de atividade física moderada - com supervisão médica), idosos devem igualmente monitorar a sua saúde cardiovascular regularmente visitando um médico. Consultas regulares com um profissional de saúde podem fornecer indícios adicionais sobre como prevenir doenças cardíacas, mas também podem ajudar na deteção precoce de outros problemas.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os nossos cuidadores profissionais ajudam a promover um estilo de vida saudável. Desde a preparação de uma refeição saudável até o transporte para um ginásio ou um centro sénior local, estamos prontos para auxiliar e fornecer o que seja preciso para viver uma vida feliz, saudável e independente. Contacte hoje o seu escritório local do Comfort Keepers sobre como seus serviços podem fazer a diferença na vida de um sénior.

Referências

American Heart Association. “What is Cardiovascular Disease?” Web. 2016.
Prevention. “The 25 Best Foods for Your Heart” by Deborah Hastings. Web. 2013.

WebMD. “Top 11 Heart-Healthy Foods” by Kerri-Ann Jennings, MS, RD. Web. 2016.