Arte Um Caminho Para Ser Saudável

A maioria dos centros ou lares de idosos têm inúmeras atividades artísticas para os seus residentes ou utentes, estas atividades são desenvolvidas pois acredita-se que promovem o bem-estar. No entanto a investigação para suportar esta teoria tem sido, até recentemente, escassa, sendo que a maioria das fontes que ligam a arte ao bem-estar não apresentam credibilidade científica. Mas isto está prestes a mudar.
O instituto Americano do Envelhecimento assumiu um grande interesse neste tema e através do trabalho desenvolvido com algumas agências, descobriu o quão profundo pode ser a influência das artes no bem-estar.
Num estudo desenvolvido em lares de idosos em Chicago, os investigadores dividiram aleatoriamente os residentes em três grupos: grupo de teatro, grupo de canto, e um grupo controlo.
Antes do início das atividades os indivíduos foram submetidos a testes à saúde mental, estado cognitivo, qualidade de vida geral (ex.: Bem-estar físico e material, comunidade social, sociabilização, relações com outras pessoas etc.) e capacidade de realizar tarefas do quotidiano.
Os participantes dos grupos de teatro e canto, desenvolveram atividades num total de oito horas durante um período de quatro semanas. Findo este período de atividades foram novamente avaliados nos parâmetros indicados anteriormente. Descobriram então que o grupo de teatro obteve os melhores resultados nas avaliações cognitivas.
Ambos os grupos, canto e teatro, experienciaram melhorias ao nível da qualidade de vida. Mais interessante foi o facto de estas mudanças serem duradouras, não havendo alterações aquando de novas avaliações quatro meses depois. Estes resultados foram replicados em estudos posteriores.

Enquanto a ciência ainda continua provar o benefício das artes no bem-estar, uma coisa é certa, realizar atividades artísticas dá criatividade e benefícios sociais. Estudos relacionam mesmo a atividade social com um bem-estar geral e longevidade. As artes são apenas mais um caminho que os seniores podem seguir para ser uma parte ativa das suas comunidades.

Bibliografia:

National Institute on Aging. (May 29, 2013). At the intersection of arts and aging. Retrieved from http://www.nia.nih.gov/newsroom/features/intersection-arts-and-aging.  
Zambon, K. (November 13, 2013). How engaging with art affects the human brain. The American Association for the Advancement of Science. Retrieved from http://www.aaas.org/news/how-engaging-art-affects-human-brain.