Cuidar pessoas com Alzheimer associado a outras complicações crónicas



O Alzheimer representa 50% a 70% das demências em idosos. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo. 

A Doença de Alzheimer (DA) caracteriza-se por destruir as células cerebrais, causando problemas na memória, pensamento e comportamento. É uma doença degenerativa que gradualmente vai provocando uma perda de capacidades cerebrais e cognitivas. Impede os doentes de trabalhar, sociabilizar ou manter relações familiares, e até, eventualmente, afetar as tarefas do dia-a-dia. Pode afetar também a capacidade de tomar decisões que promovam uma boa saúde, como por exemplo, lidar com doenças crónicas.


Doenças cronicas comuns em doentes de Alzheimer

Pessoas com DA desenvolvem os mesmos problemas médicos que os restantes seniores. Quase todas as pessoas que sofrem de demência (95%) desenvolvem pelo menos outra afeção crónica. Alguma investigação relaciona a DA com o aparecimento de doenças crónicas como diabetes, doenças cardíacas, AVC ou artrite. Existe também a hipótese de que muitos dos doentes de Alzheimer venham a desenvolver Parkinson, DPOC, anemia, ulceras na pele, osteoporose, doença na tiroide, distúrbios na retina., insónias, ansiedade e neuroses.

Gestão dos Cuidados

Devido do comprometimento da memória, capacidade de julgamento, raciocínio, pessoas com demência não conseguem gerir o seu próprio cuidado. Perdem a capacidade de seguir instruções de medicação ou acompanhar uma dieta prescrita pelo médico. São incapazes de reconhecer os sintomas das suas doenças, não sabendo avaliar a sua gravidade. Assim, o autocuidado, essencial para quem sofre de doenças cronicas, fica comprometido. É importante estar atento neste tipo de doente a qualquer problema de saúde, quanto maior for a severidade da demência, menor será a capacidade da pessoa gerir e compensar o seu problema.

Ações que os cuidadores podem tomar para minimizar os riscos

Como cuidador de alguém que sofre de Alzheimer ou outras demências, podem ser tomadas certas atitudes, que ajudam a minimizar perigos e desconfortos, provocados pelas doenças crónicas. Manter-se atento a mudanças, procurar manter o doente seguro, com uma dieta equilibrada, fazer com que este se mantenha ativo e com os ciclos de sono corretos:
·         Mantenha o ambiente em que vive seguro – As quedas são comuns em pessoas que sofrem de Alzheimer ou outras demências. É recomendável a aplicação de barras de apoio no banho e casa de banho, remover os tapetes ou carpetes (desde que o piso seja aderente), eliminar bordas que sejam afiadas.
·         Promova uma dieta saudável – Comer alimentos saudáveis é muito importante em pessoas com DA, especialmente se esta dieta for especialmente desenhada para determinadas doenças como diabetes, hipertensão arterial ou colesterol. Ficam algumas dicas para uma alimentação saudável: comprar alimentos saudáveis como legumes, frutas e grãos integrais. É igualmente importante comprar alimentos que sejam do gosto do doente, que sejam facilmente preparados, como saladas pré-feitas ou porções individuais de alimentos frescos. Prepare você mesmo os alimentos, ou tenha alguém para preparar as refeições, se possível.
·         Encoraje a atividade e o exercício físico – Alguns doentes de Alzheimer não são capazes de locomover devido à artrite, paralisia parciais ou outras afeções. Este problema dificulta o cuidado assim como agrava a doença em si. Durante algum tempo estes doentes terão capacidade, por exemplo, para utilizar uma bicicleta fixa, bolas de exercício ou balões de alongamentos, produtos que se podem encontrar em qualquer loja de produtos desportivos. Mesmo uma simples caminhada pode ajudar, caso estes sejam capazes de a realizar.
·         Algumas medidas para ajudar a eliminar problemas no sono – Dormir pode ser difícil em seniores com DA. Para se criar um ambiente favorável ao descanso, deve-se manter um horário regular para as refeições e nas idas e levantes da cama. Procure uma boa exposição à luz solar de manhã, e incentive o exercício diário regular – o mais atarde até quatro horas antes de deitar – certifique-se que a temperatura do quarto é confortável. Se a pessoa desperta desencorajar o permanecer na cama. Certifique-se que o doente apenas permanece na cama para dormir, desencorajando, por exemplo, a visualização de televisão nos períodos de vigília. Além disto, verifique com o médico de família, ou analise a medicação prescrita, para identificar se existe alguma que não deve ser tomada antes de deitar.

Considerações adicionais

Lembre-se que uma pessoa com DA poderá não ter a capacidade de comunicar quando está doente. Esteja atento ao rosto da pessoa e verifique de este mostra dor ou mal-estar. Focar o doente na causa do mal-estar, caso estes não estejam a conseguir comunicar com clareza. È importante estar atento a mudança que possam acontecer ao nível do comportamento, como o aumento de comportamentos desviantes ou agressivos.
Os relatos dos doentes de Alzheimer, podem não ser correto nem exatos, detalhes acerca de sintomas, tomas de medicamentos ou comportamentos devem ser encarados apenas como pistas aquando de uma avaliação. Estes doentes perdem a noção do tempo, piorando a medida que a DA se agrava.
Lembre-se que não é médico, faça sempre as perguntas às quais necessita de uma resposta. Tem uma boa ligação e confiar nos médicos é extremamente importante para poder ajudar e passar informações. Ao lidar com uma pessoas com Alzheimer e outras doenças crónicas nunca se deve sentir sozinho.

Bibliografia

“Alzheimer’s Disease and Chronic Health Conditions: The Real Challenge for 21st Century Medicare.” Alzheimer’s Association. Web. 2015.


Caring for a person with Alzheimer’s Disease: Your Easy-To-Use Guide from the National Institute on Aging. National Institutes of Health (NIH). Web brochure. 2015