Bem-estar social em idosos

À medida que envelhecemos, é importante manter o bem-estar físico, mas muitas vezes, a saúde psicológica, emocional e social pode perder-se devido ao aumento do isolamento.

A importância de combater o isolamento
O isolamento pode surgir de repente, com a morte de um ente querido ou com o afastamento de membros próximos da família. Para outros, pode ser um processo mais gradual à medida que os efeitos naturais do envelhecimento começam a se concretizar.
As comunidades científicas e de saúde consideraram, durante muitos anos, o isolamento como prejudicial para o bem-estar geral dos adultos mais velhos. Estudos sugerem que indivíduos que estão cronicamente isolados tendem a ter uma maior frequência de problemas relacionados com a saúde - enquanto, inversamente, os esforços de socialização podem levar a uma vida mais saudável e mais satisfatória. De fato, o Conselho Global sobre Saúde do Cérebro (GCBH) lançou recentemente um relatório que inclui uma declaração de consenso onde é indicado que o envolvimento social ajuda a " retardar o declínio cognitivo ".
Outros estudos sugerem ainda mais benefícios da socialização:
·      Fortalecer o sistema imunológico;
·      Reduz a depressão;
·      Ótimo sono;
·      Produtividade aumentada;

Manter o bem-estar social
Tal como mencionado, existem várias formas pelas quais o isolamento pode existir na vida de adultos mais velhos e - dependendo da situação - pode exigir algum trabalho para o retorno a um estado de espírito mais feliz e saudável. Quando um idosos enfrenta os efeitos do isolamento é necessário intervir, seguem-se algumas maneiras que de manter o bem-estar positivo através da socialização.
·      Juntar-se a uma classe ou grupo – Matricular-se num curso de informática ou grupo de ginástica no centro sénior local, existem inúmeras formas de os adultos mais velhos se envolverem em novas atividades ou aprendizagens. Além de fortalecer suas habilidades cognitivas, essas oportunidades proporcionam a oportunidade de estabelecer novas conexões sociais com pessoas com formas de pensar semelhantes. E porque muitas dessas atividades estão estruturadas, há uma grande quantidade de estabilidade adicionada às rotinas do dia-a-dia nos seniores. Organizações religiosas também oferecem uma série de diferentes oportunidades de socialização, incluindo retiros e eventos de divulgação da comunidade.
·      Envolva-se ou mantenha-se envolvido – Às vezes, dar de volta aos outros é a melhor maneira de ajudar a manter o bem-estar social. A maioria das cidades possui uma ampla gama de organizações dedicadas a prestar assistência aos necessitados. Isto pode ser qualquer coisa, desde aulas de música ou aulas particulares. Se senior tem uma habilidade ou talento que pode ser utilizado na comunidade, incentive-o a chegar ás organizações cívicas e de caridade locais. Retornar pode até ser tão simples quanto voluntário numa cozinha social, uma vez por mês. Estas oportunidades irão certamente facilitar uma socialização saudável, ao mesmo tempo que proporcionam um senso significativo de realização.
·      Fortalecer as relações existentes - Ao longo de toda a vida, não é incomum que certos amigos e familiares entrem e saiam dos nossos "círculos sociais. As redes sociais, como o Facebook, tornaram mais fácil e conveniente os relacionamentos. Podem-se enviar mensagens instantâneas e até mesmo compartilhar fotos. A componente visual e interativa das redes sociais pode fazer a diferença, especialmente quando a interação presencial não é possível ou viável.

A Comfort Keepers pode ajudar
Quando o Sénior necessitar de companhia e socialização, pode contar com os cuidadores da Comfort Keepers®. Como parte de nossa oferta de serviços, os nossos cuidadores podem aujudar, desde a preparação de refeições até ao transporte. Ligue para o seu escritório local Comfort Keepers para saber mais dos nossos serviços.
Referências
Simple Most. “The 6 Health Benefits of Being Social” by Carina Wolff. Web. 2016.
AARP. “The Brain and Social Connectedness: GCBH Recommendations on Social Engagement and Brain Health.” Web. 2016.
Psychology Today. “The Health Benefits of Socializing” by Angela K. Troyer Ph.D., C.Psych. Web. 2017.

Everyday Health. “10 Easy Ways Seniors Can Boost Their Mental Health and Well-Being” by Diana Rodriguez. Web. 2016