Manter os seniores seguros na casa de banho



As casas de banho podem ser especialmente perigosas – particularmente para os seniores. Por norma as casas de banho têm superfícies e suportes nada confiáveis por perto para situações em que podemos cair. Os ferimentos relacionados com quedas podem ir desde pequenos cortes, arranhões e nódoas negras a problemas mais complicados como ossos partidos, fraturas nas ancas, contusões na cabeça e até lesões na coluna.

A falta de força muscular e de equilíbrio está muitas vezes associada ao aumento do risco na casa de banho. Alguém com um passado de quedas corre um risco ainda maior. A maioria das quedas acontece ao entrar ou ao sair da banheira ou do chuveiro e ao usar as barras das toalhas, os tampos das sanitas e outros objetos para tentar o equilíbrio ao andar; e ao sentar e levantar da sanita.   

Instalar mecanismos de segurança na casa de banho poderá reduzir o risco de queda. Quando renovar a casa de banho tendo em atenção a segurança dos seniores, considere as seguintes opções.

Para o chuveiro e banheira:
·         Instalar barras de apoio. As barras de toalhas são ótimas para ter toalhas, mas não são construídas para suportar muito peso. Instale barras de apoio anti-escorregadias em locais de acesso fácil que permitam ajudar ao equilíbrio ao entrar e sair da banheira ou do chuveiro. Escolha barras com uma cor que contraste com as paredes para maior visibilidade e certifique-se que estão bem fixas à parede para garantir um apoio correto. Procure os sítios em que o sénior normalmente se apoia e coloque aí as barras.   
·         Instalar um poste. Uma alternativa às barras de apoio para entrar e sair do chuveiro ou
banheira é um poste do teto até ao chão para dar apoio e ajudar ao equilíbrio.
·         Usar uma cadeira no chuveiro. Uma cadeira no chuveiro pode dar estabilidade no equilíbrio e ser um local de descanso para aquelas pessoas que não podem estar de pé muito tempo. Uma boa cadeira de chuveiro tem borracha da ponta dos pés para evitar que escorregue. Deve-se usar com uma cabeça de chuveiro de mão, para que o sénior possa permanecer sentado.
·          Experimentar um banco de transferência para a banheira. Um banco de banheira elimina o problema de entrar e sair da banheira. Os utilizadores conseguem entrar em segurança, sentando-se no banco fora e depois deslizando para dentro da banheira.

Para superficies escorregadias:
·         Acrescentar tapetes antiderrapantes. Ter um tapete antiderrapante no chão do chuveiro ou da banheira bem como um outro à saída ajuda os seniores a ter mais estabilidade. Sair para uma toalha pode não ser suficiente, uma vez que esta facilmente escorrega. Um tapete antiderrapante em frente da sanita e outro ao pé do lavatório pode ajudar a diminuir as escorregadelas nos ladrilhos molhados.   
·          Adicionar fitas adesivas antiderrapantes. Estas podem ser colocadas nas bordas do lavatório para evitar que que as mãos escorreguem caso este seja usado para apoio ao equilíbrio.

Para usar a sanita:
·         Usar um tampo de sanita elevado. Os seniores podem ter dificuldade em baixar-se para se sentarem num tampo de sanita baixo e levantarem-se em segurança devido à falta de força nos braços e nas pernas e de equilíbrio. Elevar o tampo de sanita diminui os agachamentos.
·         Instalar barras de apoio para levantar e sentar. Alternativa são tampos de sanita elevados já com barras de apoio. Além de cómodos, são benéficos no caso de a sanita ser baixa ou difícil de usar.

Dificuldade em alcançar ou dobrar:
·         Colocar os artigos de higiene pessoal ao alcance. Montar dispensadores de sabonete líquido e champô fáceis na parede (ou prateleira) do chuveiro ou da banheira que sejam fáceis de alcançar para reduzir a necessidade de o sénior ter de se esticar ou dobrar para chegar aos artigos de higiene pessoal.   

Mais dicas de segurança:
·         Apoio de um cuidador. Os seniores que se sintam tontos quando se levantam muito depressa beneficiariam com a presença de alguém por perto quando estiverem a tomar banho.
·         Manter a limpeza. Remova do chuveiro e da banheira a espuma do sabão e o bolor com regularidade para reduzir a camada escorregadia que tem tendência a formar-se. Evite ainda desarrumação na casa de banho para prevenir tropeções.    
·         Telefone ou Sistema de alerta médico. Ter um telefone por perto em caso de queda ou acidente garante que o sénior tenha ajuda de forma rápida. Como alternativa pode ser usado um sistema de alerta médico (são à prova de água). Estes apetrechos podem salvar vidas daqueles que vivem sozinhos. 
·         Portas da casa de banho. A porta abre-se para dentro da casa de banho? Se alguém cair, portas que abram para fora permitem aos cuidadores e às equipas de emergência acesso rápido.  
·         Luz.  Um caminho mal-iluminado pode facilmente resultar numa queda. Use luzes noturnas  para criar um caminho bem iluminado para a casa-de-banho. Ter luzes noturnas na casa de banho também ajuda.     

A Comfort Keepers® pode ajudar. A Comfort Keepers®’ Interactive Caregiving™ mantém os clientes seniores física, mental e emocionalmente despertos quando vivem de forma autónoma em casa. Também podemos realizar avaliações de segurança em casa, fazer recomendações e disponibilizar produtos de segurança para a casa dos seus entes queridos. Peça-nos mais informações ainda hoje.

Referências:
Senior Advisor. “Senior-Proof Your Bathroom”. Web. 2015.
Consumer Affairs. “Making Bathrooms Safe for Seniors” by Rein Tideiksaar, Ph.D. Web. 2013.