Cancro de pele em idosos: Desenvolvimento, diagnostico e redução de riscos

O cancro de pele é uma das doenças oncológicas mais frequentes, afetando milhões de pessoa – sendo muitos destes doentes pessoas com mais de 65 anos.

Da superfície ao desenvolvimento
Embora o cancro cutâneo seja conhecido da população e até haja uma consciência dos seus três tipos - carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma - o desenvolvimento real do cancro de pele pode não ser tão conhecido. Seguidamente será apresentado como se forma o cancro de pele, as diferenças entre os três tipos e a forma como os seniores podem identificar e reduzir o risco de cancro de pele.
Desenvolvimento e tipos de cancro de pele
A camada mais externa da nossa pele, conhecida como epiderme, é composta por três células: escamosas, basais e melanócitos. Ao longo do tempo, como os raios ultravioleta (do sol ou fontes artificiais como solários) entram em contato com a pele, o DNA nas células da pele pode ficar danificado, resultando em mutações. Essas mutações podem então fazer com que as células da pele se multipliquem rapidamente, eventualmente invadindo a camada derme da pele. A classificação do cancro de pele depende exclusivamente da célula da pele epidérmica a partir da qual se originou.
O carcinoma de células basais e células escamosas, dois tipos muito comuns de cancro de pele, são considerados altamente curáveis e estão ligados à exposição frequente ao sol. O melanoma, embora menos comum, é reconhecido como mais grave e potencialmente fatal. Resultantes do crescimento rápido das células de melanócitos acima mencionadas, os melanomas tendem a manifestar- se como formações vermelhas, castanhas ou rosáceas.
Nos homens, o melanoma geralmente desenvolve-se na cabeça ou no pescoço, já nas mulheres, muitas vezes é encontrado nas pernas, braços ou outras extremidades. Dito isto, o melanoma pode certamente desenvolver-se noutras áreas do corpo (onde os melanócitos são encontrados), incluindo a boca, os olhos e até mesmo o trato gastrointestinal. Ao contrário do carcinoma escamoso e basal, o melanoma aparece maioritariamente em locais que sofreram queimaduras solares de exposição excessiva aos raios UV do sol.
Identificação do melanoma
Embora os três tipos de cancro de pele geralmente sejam considerados curáveis se detetados precocemente, a possibilidade de deteção precoce depende em grande parte do próprio autoexame. Para ajudar na identificação de áreas relacionadas ao melanoma, a Academia Americana de Dermatologia criou um sistema fácil e útil. Se está preocupado com um sinal particular ou série uma seria de sinais, pode seguir o ABCDE do melanoma:
Assimetria: se desenhando uma linha no meio do sinal e ambos os lados parecerem simétricos, há uma boa chance de ser benigno. Se, no entanto, os dois lados não combinam (ou são assimétricos), pode ser um melanoma.
Bordos: preste muita atenção ao limite do sinal. Os sinais benignos geralmente têm bordas suaves, enquanto os melanomas têm bordas irregulares ou entalhadas.
Cor: outro sinal de aviso é se o sinal tem mais de uma cor, incluindo vários tons de marrom, preto ou bronzeado. Além disso, os melanomas podem ficar vermelhos ou azuis na aparência.
Diâmetro: enquanto os sinais benignos são de tamanho menor, os melanomas tendem a ser cerca de meio centímetro.
Evolução: muitas das características listadas acima podem mudar ao longo do tempo, os sinais devem de ser monitorizados com muita atenção. Quando existem mudanças - como comichão ou sangramento - também pode ser indicio de um melanoma.
Redução do risco
Como mencionado anteriormente, os adultos mais velhos - com 65 anos de idade ou mais - são mais propensos a desenvolver cancro de pele do que em qualquer outro grupo etário. A correlação por trás disso não é complexa; os idosos viveram mais tempo, ou seja, tiveram maior exposição aos raios UV do sol. No entanto, com alguma precaução extra, os idosos podem reduzir o risco global de cancro de pele. Abaixo estão algumas dicas úteis:
·      Evitar solários;
·      Usar sempre protetor solar (nunca com fator de proteção abaixo de 15 SPF);
·      Evitar a exposição solar nas horas de maior intensidade sempre que possível (10h às 16h);
·      Usas roupa adequada (chapéu, óculos de sol, roupas leves e soltas) para proteger contra os raios UV;
·      Procurar sempre locais de sombra;
·      Examine sua pele regularmente (seguindo o ABCDE's) e consulte um profissional médico, se suspeitar que pode haver um problema.

A Comfort Keepers pode ajudar
Os nossos cuidadores podem ajudar a estabelecer uma rotina diária e garantir que os seniores estão a seguir as dicas de redução de risco, mantendo sua pele protegida dos raios UV do sol. Também podemos ajudá-los a deslocar-se a consultas médicas agendadas, com segurança e a tempo. Ligue para o seu escritório local hoje para saber como nossos serviços de assistência domiciliaria podem ajudar.
Referências

NIH Senior Health. “Skin Cancer.” Web. 2017.


 Web MD. “Understanding Skin Cancer – The Basics” Web. 2017