Combater o TSPT durante a recuperação de um ataque cardíaco


O medo e o stresse após um ataque cardíaco podem evoluir e originar transtorno do stresse pós-traumático (TSPT). É fundamental que pacientes vítimas de ataques cardíacos consigam enfrentar o stresse, caso pretendam melhorar as suas taxas de recuperação.


As vítimas de ataques cardíacos enfrentam dois desafios durante a sua recuperação: melhorar fisicamente e encontrar estratégias para enfrentar o medo e o stresse que este episódio traumático cria. O medo e stresse podem tornar-se avassaladores e levar ao desenvolvimento ao transtorno do stresse pós-traumático (TSPT).
Quando a maior parte das pessoas pensa em TSPT, pensa em soldados que regressam traumatizados de combater. Investigadores, no entanto, reuniram provas substanciais que indicam que vítimas de ataque cardíaco podem desenvolver sintomas de TSPT clinico, sendo que estes pacientes têm o dobro do risco de morrer de um segundo ataque cardíaco nos três anos seguintes ao primeiro ataque.
Isto mostra ser de extrema importância que os pacientes de ataque cardíaco consigam controlar o lado emocional deste evento, caso queiram obter uma recuperação mais rápida e eficaz.
A boa notícia é que os seniores que sofreram um ataque cardíaco podem tomar medidas específicas e reduzir os seus níveis de stresse e aumentar as suas chances de recuperação. Primeiro é importante que tenham um conhecimento total da sua doença. Conversar acerca da sua condição com o seu médico pode diminuir os medos e dar-lhes uma ideia de que podem esperar. Partilha os seus sentimentos, ansiedade e medo com os amigos, família, ou um grupo de suporte pode igualmente ser benéfico. Exercício físico quando prescrito pelo médico, pode aliviar a depressão e ansiedade assim como melhorar a condição física. Ser socialmente ativo, não só reduz o isolamento como ajuda os seniores a desenvolver uma rede de suporte.
Alguns idosos por vezes não conseguem desenvolver técnicas de autoajuda, ou podem desenvolver casos severos de ansiedade ou depressão, como o TSPT. Os seniores nesta situação devem procurar ajuda medica que poderá recomendar uma intensificação da terapia comportamental, ou prescrever fármacos que ajudem a lidar com esta intensidade de emoções. Poderá ser igualmente útil para os idosos ter auxílio nas suas atividades diárias, isto retirará da sua vida o stresse da manutenção das suas casas ou o ter de se cuidar. Neste caso, ter amigos, familiares ou ajuda de cuidador profissional pode ser uma boa solução para providenciar aos idosos os recursos que estes necessitam para recuperar sem o peso de terem de tratar de tudo sozinhos. Para mais informação em como ajuda profissional em cuidados domiciliários pode ajudar os seniores durante a sua recuperação de um ataque cardíaco, contacte o seu escritório local da Comfort Keepers® ainda hoje.

Bibliografia


Agency for Healthcare Research and Quality (June 2013). Statistical Brief #409: Heart disease among elderly Americans: Estimates for the U.S. civilian noninstitutionalized population, 2010. Retrieved from http://meps.ahrq.gov/mepsweb/data_files/publications/st409/stat409.pdf. American Heart Association. (April 22, 2014). Coping with feelings. Retrieved from http://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/More/CardiacRehab/Coping-with-Feelings_UCM_307092_Article.jsp. The Heart Foundation. Heart Disease: Scope and Impact. Retrieved from http://www.theheartfoundation.org/heart-disease-facts/heart-disease-statistics/ Parker-Pope, T. (June 20, 2010). Heart attack survivors may develop P.T.S.D. The New York Times, Well. Retrieved from http://well.blogs.nytimes.com/2012/06/20/stress-disorder-pervasive-after-heart-attack-study-finds/?_r=0. - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/senior-health-wellbeing/combating-ptsd-during-heart-recovery#sthash.UDY8cSUg.dpuf