Como comunicar eficazmente com seniores que sofrem de demência

A demência não é uma doença específica. Contrariamente, a demência é um grupo de sintomas que afetam severamente a memoria e as habilidades sociais, ao ponto de comprometer o funcionamento diário.
A demência indica o aparecimento de problemas em pelo menos duas funções cerebrais, como perda de memória e dificuldade de raciocínio e a capacidade de realização das tarefas do dia-a-dia, como pagamento de contas ou cozinhas refeições. A doença de Alzheimer entre outras formas de demência, diminuem igualmente a capacidade da pessoa comunicar.

Dificuldade em comunicar: procure por pistas

Mudanças na capacidade de comunicar são únicas em cada doente com demência. A família ou o cuidador podem deparar-se com varias alterações:
·         Uso repetidos das mesmas palavras
·         Invenção de novas palavras na descrição de objetos familiares
·         Perda fácil da “linha de pensamento”
·         Reversão para uma língua nativa
·         Dificuldade em organizar as palavras de forma logica
·         Falar com menos frequência

Comunicação em diferentes estágios do Alzheimer ou outras demências

 O que esperar

No início do grau leve, o dente ainda é capaz de participar e manter uma conversa, No entanto este pode repetir as histórias, ter dificuldade em encontrar as palavras certas, o ficar oprimido pela excessiva estimulação verbal.
A meio da fase moderada, esta mais longa, podendo durar vários anos, à medida que a doença vai progredindo a pessoas terá mais dificuldade em comunicar, exigindo um cuidado mais direto.
No grau mais avançado da demência, podendo durar este entre semanas e vários anos, à medida que a doenças avança, o cuidador tem que se basear em comunicação não-verbal, como expressões faciais ou sons vocais. Com avançar da doença a necessidade de cuidado cada vez mais específicos vai aumentar.

Melhores formas de comunicar

Os doentes com Alzheimer ou com outro tipo de demência têm mais dificuldade em expressar os seus pensamentos e emoções; assim como têm mais dificuldade em entende-los.
Existem no entanto algumas estratégias para que a comunicação seja mais eficaz:

Antes de falar

·         Mantenha a compostura – Tire um momento para se acalmar.
·         Mantenha-se focado – Pense sempre no que vai falar e onde que chegar com a conversa.
·         Tente ser sempre positivo – Mostre-o no tom de voz e na linguagem corporal.
·         Seja o foco principal – Assegure-se que tem toda a atenção da pessoa e que esta o vê claramente. Tente fazer sempre contacto visual. Caso a pessoa esteja sentada ou deitada, desça até o ponto que possam manter o contacto com os seus olhos.
·         Minimize distrações – Livre-se dos barulhos de fundo como a televisão, radio, ou outras conversas paralelas.
·         Combine a suas linguagem corporal com discurso – Assegure-se que a linguagem corporal e expressão facial transmita o que está a querer dizer.
·         Nunca se aproxime demais – Pode ser intimidante. Em vez disso, respeite o espaço pessoal da pessoa, permita que esta se sinta numa situação controlada.
·         Use contacto físico – Mostre que se importa através do segurar da mão ou colocando o braço à volta do ombro. 

Como falar

·         Fale claramente, calmamente, sem “levantar” a voz – Esteja atento à velocidade e clareza. Use um tom gentil e relaxado – um tom mais tem um efeito calmante.
·         Fale num ritmo ligeiramente mais lento – Dê algum tempo entre as frases para que a pessoa possa processar a informação e possa responder.
·         Inclua a pessoas nas conversas, isto ajudará a reduzir o sentimento de exclusão e isolamento.
·         Evites declarações confusas e vagas. Se disser a um doente “salte para o chuveiro”, este pode interpretar as instruções de uma forma literal. Descrevam a ação diretamente: “Por favor venha aqui. O sei banho está preparado”. Em vez de usar “isso” ou “aquilo”, nomeie o objeto ou o local. Em vez de dizer “aqui está”, diga, “aqui está o seu chapéu”.
·         Sempre que necessário repita a informação ou as perguntas. Se a pessoa não responder, espere um pouco, e volte e perguntar.
·         Faça das perguntas respostas. Forneça a solução em vez da pergunta. Por exemplo, diga “o seu jantar está pronto”, em vez de perguntar, “está pronto para jantar?”.
·         Torne o negativo em positivo. Em vez de dizer, “não vá aí!”, diga, “venha por aqui”.
·         Tente rir com o doente dos mal-entendidos e erros. O humor causa aproximação e alivia a pressão.

O que dizer

·         Identifique-se – Aproxime-se frontalmente à pessoa e identifique-se. Mantenha um bom contacto visual.
·         Chame a pessoa pelo nome. Isto orientará a pessoa e chamará a sua atenção.
·         Use frases e palavras curtas. Pedidos ou histórias longas poderão ser demasiado.
·         Tente adivinhar. Se a pessoa usa uma palavra errada e não consegue recordar a apropriada, tente adivinhar a correta.
·         Evite fazer demasiadas perguntas diretas. Pessoas com demência podem ficar facilmente frustradas quando não encontram as respostas. Se necessário, faça uma pergunta de cada vez, e construa-as para que a resposta possa ser direta; “sim ou não”.
·         Tente que a pessoa não tenha de tomar decisões complicadas. Dê sempre uma escolha. Muitas opções podem tornar-se confusas e frustrantes.
·         Evite criticar e corrigir. Não diga que está incorreto. Em vez disso, tente encontrar o significado do que está a dizer, encoraje a comunicação dos pensamentos.
·         Evite discussões. Se o doente diz algo que não concorda, deixe estar. Discutir normalmente só irá piorar as coisas, aumentando o nível de agudizando da pessoa com demência.

Como ouvir

·         Ouça cuidadosamente o que a pessoa está a dizer.
·         Seja paciente e solidário. Os doentes com demência podem necessitar de mais tempo para processar o que lhes foi dito. Deixe que a pessoa saiba que o está a ouvir e a tentar entender
·         Ouça e procure pistas. Se a pessoa tem dificuldade em encontrar a palavra certa, peça-lhe que explique de uma forma diferente.
·         Seja sempre simpático enquanto ouve. Caso a pessoa se sinta triste, deixe que esta expresse os seus sentimentos sem pressa ou descartando-os. Isto mostrará que se preocupa.
·         Depois de ouvir, diga o que entendeu. Quando não entende na totalidade o que lhe é dito, diga a pessoa a parte que entendeu e tente em conjunto mostrar se está correta a forma como entendeu. Repita o que foi dito, caso ajude a clarificar o que foi dito.
·         Use o bom senso. Alguns doentes não se vão lembrar de alguns aspetos como sua história clinica, família ou amigos. Terá de agir adequadamente, por exemplo, poderem referir que acabaram de fazer uma refeição, quando sabe que isso não aconteceu.

Mantenha sempre a comunicação e seja respeitoso

Nunca se esqueça de tratar uma pessoa com demência com dignidade e respeito. Não fale deles como se não estivessem presentes, ou comunique de uma forma infantilizada, e seja sempre paciente.
Tente sempre dar segurança e conforto. Quando existirem problemas em comunicar, mostre que está tudo bem. Encoraje sempre a pessoa a expressar os seus pensamentos, não importam quais!

Bibliografia
Communication and Alzheimer’s.” Alzheimer's and Dementia Caregiver Center.
Alzheimer’s Association. Web. 2015. “Alzheimer's: Tips for Effective Communication.” Healthy Lifestyles, Caregivers. Mayo Clinic. Web. 2013.

“Advice for Nurses and Other Healthcare Professionals: Communication”. Alzheimer’s Society. Web. 2015.