Como o isolamento e a solidão podem afectar as saúde dos Seniores

A população sénior é das que mais sofre de isolamento e solidão. A emigração, o êxodo rural, associado a uma baixa natalidade e exclusão social, tornam esta população extremamente vulnerável ao isolamento e solidão.


São varias as causas para o isolamento da população sénior, mas com o aumento da esperança de vida, uma pessoa com mais de 65 anos vive em média mais 20 anos, o que é um período de tempo muito grande para se viver sozinho. Enquanto que a maior parte dos homens com mais de 65 anos é casado e partilha a sua vida com alguém, apenas 45% das mulheres com mais de 65 anos é casada, 37% é viúva. Mais de metade das mulheres com mais de 75 anos vive sozinha.
A falta de contacto social é um problema muito sério na população mais velha. Muitas vezes os idosos não têm uma rede local de amigos ou família, ficando isolados nas suas comunidades. Este isolamento é igualmente causado pelo estado de saúde, depressão ou doença mental. Medo de quedas, fadiga física, dor crónica, ou vergonha por problemas de memória,  mantem muitas vezes os idosos isolados em suas casas. A estes factores junta-se a perda de capacidade de condução de veículos. Como resultado, da soma destes factores, os idosos podem ficar sozinhos durante dias ou até semanas, sem que alguém mantenha algum tipo de contacto.

Solidão afeta o cérebro

A solidão pode ser um potenciador da demência. Num estudo recente publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, investigadores holandeses, acompanharam durante 3 anos mais de 2000 idosos sem demência. Esta investigação descobriu que 13% dos idosos que reportaram sentimentos de solidão, desenvolveram demência no final desse período. Em comparação apenas 6% dos indivíduos com forte suporte social desenvolveu demência.

Solidão prejudica o coração

Em 2012, o Journal of the American Medical Association (JAMA) compilou os resultados de numerosos estudos e comprovou a existência de ligação entre a solidão e as doenças coronárias. Investigadores da universidade de Harvard seguiram 44.000 pessoas com doença coronária, descobrindo que 8% dos indivíduos que viviam sozinhos viriam a falecer passados 4 anos. Comparativamente, apenas 5,7% dos indivíduos que viviam com cônjuge, outros familiares ou amigos, viriam a falecer no mesmo período.
Num estudo acerca das consequências das doenças coronárias, cientistas suecos descobriram em doentes sujeitos a um bypass coronário, que utilizaram a ajuda da “Caixa – Sinto-me só”, apresentavam uma taxa de mortalidade 2,5 vezes superior aos restantes pacientes nos 30 dias pós-cirurgia, mesmo passados 5 anos esta taxa mantinha-se na mesma proporção.

Solidão pode significar menor longevidade

Quando os investigadores da Universidade da Califórnia, São Francisco, seguiram um grupo de seniores durante 6 anos, descobriram que quase um quarto (22,8%) dos idosos, que reportaram sentir-se isolados e sozinhos, tinham falecido. Ainda deste grupo de indivíduos com sentimentos de isolamento, 25% sofreram declínios graves de saúde. Contrastando, nos seniores que reportaram estar felizes e satisfeitos com as suas vidas sociais, somente 12,5% tiveram um declínio na saúde e apenas 12,5% faleceu.

Formas de proteger os seniores da solidão

·      Ajudar a incluir os seniores nas redes sociais, através do uso do email e sites de noticias;
·      Proporcionar companhia com conversas, atividades como cozinhar, refeições em conjunto, ler em voz alta para, jogar jogos, ouvir música ou fazer uma caminhada;
·      Fornecer transporte para os seniores, para que estes possam visitar a família e os amigos, ir às compras, participar em eventos, visitar locais ao ar livre;
·      Ajudar os seniores a participar na sua comunidade local com idas ao centro de dia, associações, etc.
Além destas estratégias, como cuidador certifique-se, nos idosos que vivem sozinhos se estes tomam a sua medicação, mantêm uma alimentação saudável, dormem bem e fazem algum tipo de exercício. É importante fazer uma monitorização próxima, fazendo perguntas regularmente e incentivando mais familiares a fazer o mesmo.
Isolamento e solidão, são sinais importantes de que o idoso não tem apoio nem as ferramentas necessárias para ter uma vida saudável e independente, podendo entrar numa espiral de declínio. A Comfort Keepers, através do seus Cuidados InterativosTM pode ajudar a manter os seniores envolvidos em toda a envolvente bio-psico-social, vivem em suas casas de forma independente.

Bibliografia

Medical News Today. “Loneliness Increases Risk of Premature Death in Seniors”. Web. 2014.
HealthlineNews. “Loneliness Is a Serious Health Risk for Seniors”. Web. 2014.

Caring.com. “Senior Loneliness: The Risks of Loneliness and Senior Neglect” by Melanie Haiken. Web. 2015