Como resolver problemas de sono nos seniores

Mudanças nos padrões de sono, ou como os especialistas designam “arquitetura do sono”, podem ocorrer à medida que envelhecemos, podendo contribuir para problemas de sono.


É errado pensar que a necessidade de dormir diminui com a idade. Os seniores precisam do mesmo numero de horas de sono que qualquer adulto: entre 7 e 9 horas.
Mudanças nos padrões de sono ou “arquitetura do sono”, podem ocorrer à medida que se envelhece e isto contribuir para problemas no sono. Existem dois “tipos” de sono: REM (movimento rápido dos olhos) e não-REM. É principalmente durante o sono REM que os sonhos ocorrem, acontecendo os estados de sono mais profundo durante o sono não-REM. O ciclo de sono é repetido várias vezes durante a noite, embora num tempo total de sono semelhante, os idosos podem passar mais tempo em estados de sono mais leves do que em sono profundo.
Outros fatores que afetam o sono são os ritmos circadianos, que coordenam o tempo de atuação das nossas funções corporais, incluindo o sono – os idosos tendem a uma sonolência no inicio da noite e acordar nas primeiras horas da manhã, em comparação com adultos mais jovens. A este padrão dá-se o nome de “síndrome da fase de sono avançado”.
O que causa estes problemas de sono? São varias as causas para os problemas de sono, quando um adulto passa dos 65 anos de idade, o seu ciclo de sono-vigília pode não atuar tão eficazmente como antigamente. À medida que envelhecemos, o corpo diminui a produção das hormonas de crescimento e melatonina. Estas hormonas, entre outras substancias químicas produzidas pelo corpo humano ajudam ao bom funcionamento do sono. Alguns hábitos de vida tais como fumar, beber álcool ou bebidas com cafeina, podem causar problemas de sono, assim como variadas patologias e medicamentos. Outras causas podem incluir:
·      Insónia, é o problema de sono mais comum nos seniores com mais de 60 anos. Pessoas com insónia têm problemas em adormecer e em manter o sono.
·      Apneia de sono, outra causa frequente que provoca paragens curtas de respiração durante o sono. Se não tratado este problema pode levar a complicações mais graves como hipertensão arterial, AVC e até a perda de memória.
·      Distúrbios de movimento, como a síndrome das pernas inquietas, uma condição onde se sente um grande desconforto quando se está sentado ou deitado; Transtorno do movimento periódico dos membros, esta condição causa no individuo movimentos dos membros que ocorrem durante o sono, muitas vezes sem perceção do doente. Medicação pode ajudar nestas situações.
·      Doença de Alzheimer pode levar os seniores a dormirem demais, enquanto que noutros casos pode levar a diminuição do sono. Alguns idosos acordam muitas vezes durante a noite, outros vagueiam ou tornam-se agitados. Nestes casos é necessário um reforço da segurança em casa.
·      Outros fatores de saúde como o refluxo gastroesofágico, diabetes, insuficiência renal, doenças respiratórias (ex. asma), desordens imunológicas, doença de Parkinson e esclerose múltipla podem causar problemas de sono.
Como podem os seniores melhorar o seu sono. Não importa o motivo, sem uma boa noite de sono, no dia seguinte, um idoso pode estar cansado ou irritado, incapaz de realizar tarefas, com problemas de memória, sentir-se deprimido e com um risco aumentando de ter quedas.
Ficam alguma dicas preventivas que pode dar aos seniores:
Fale com o médico:
·      Peça ao seu médico para analisar cuidadosamente os problemas de saúde que podem estar a colocar dificuldades no sono;
·      Pergunte se algum medicamento pode estar a perturbar o sono durante a noite. Os medicamentos que podem interromper o sono incluem os antidepressivos, betabloqueadores e medicamentos cardiovasculares.
·      Limitar o uso de soníferos e comprimidos para dormir. Muitos soníferos têm efeitos secundários não sendo aconselhados para tomas regulares; comprimidos para dormir não abordam as causas da insónia podendo a longo prazo piorar a situação.
À noite:
·      Estabelecer uma regular e relaxante rotina de deitar. Ler, tomar um banho ou ouvir musica suave antes de deitar.
·      Manter um horário rotineiro das horas de deitar e levantar, evitando as sestas de fim de tarde ou antes de ir para a cama.
·      Criar um ambiente propicio ao sono: local com pouca luz, silencioso, confortável e fresco.
·      Dormir com um colchão adequado, com almofadas e roupa de cama confortáveis.
·      Evitar comer entre 2-3 horas antes de dormir, evitar a nicotina, álcool e cafeína.
·      Naturalmente aumentar os níveis de melatonina. Luzes artificiais à noite podem suprimir a produção de melatonina. Usar lâmpadas de baixa potencia onde seja seguro, desligar a TV e o computador pelo menos 1 hora antes de dormir.
Durante o dia
·      Envolver-se em atividades sociais e realizar tarefas da vida diária ajudam a preparar o corpo para uma boa noite de sono.
·      Melhorar o humor. Um estado de espirito e expectativas mais positivas podem reduzir os problemas de sono.
·      Exercício em horários regulares diariamente, com aprovação médica, sempre pelo menos 3 horas antes de dormir, provocando a libertação de endorfinas, impulsiona o humor reduz o stresse depressão e ansiedade.
·      Sair de casa durante o período de luz do sol. A luz solar brilhante ajuda a regular os ciclos da melatonina e do sono-vigília.
A Comfort Keepers pode ajudar, os Cuidados Interativos mantêm os idosos envolvidos física, mental e emocionalmente enquanto vivem independentemente em suas casas. Informe-se ainda hoje no seu escritório local como os cuidados da Comfort Keepers o podem ajudar.

Referências

National Institute on Aging (NIH).  “A Good Night’s Sleep”. Web. 2015

FamilyDoctor.org. “Sleep Changes in Older Adults”. Web. 2012.

HealthGuide.org. “How to Sleep Well as You Age”. Web. 2016.


 National Sleep Foundation. “Aging and Sleep”. Web. 2016.