Cuidadores as vitimas secundárias da demência

A demência afeta mais de 36,6 milhões de pessoas em todo o mundo, é esperado que este numero duplique a cada 20 anos. O Alzheimer é o tipo de demência mais prevalente, ocorrendo em 60% a 70% dos casos.  Mas por trás destes números da demência e do Alzheimer emerge uma realidade preocupante, as vitimas secundarias da demência, pessoas que todos os dias lutam, a par dos doentes contra esta tão incapacitante doença, os cuidadores informais. Estes cuidadores que não recebem pelo seu trabalho, prestam um papel crucial, quer à pessoa com demência quer à sociedade. Mas pagam um preço alto abdicando do seu bem-estar e com um grande aumento de encargos financeiros.
Todos os anos cuidadores informais gastam milhões de horas a auxiliar doentes com Alzheimer, com um gosto avaliado em vários milhões de euros. Consequência do stress crónico e das exigências físicas de cuidar de alguém com demência, muitos cuidadores têm um risco aumentado de desenvolverem problemas físicos e doenças graves. Estudos mostram que os cuidadores negligenciam a prevenção na sua saúde, pois estão demasiado focados no bem estar da pessoa que estão a tratar.
Cuidadores sofrem igualmente de uma taxa superior de depressão, stresse e isolamento social. Este fatores podem ter uma influencia grande na altura de decisão da institucionalização da pessoa que está a seu cargo. Mesmo que esta decisão possa rapidamente aliviar o cuidador do stresse e exigências físicas de cuidar de alguém, não o alivia dos impactos psicológicos. Após a institucionalização de um familiar ou amigo com demência, os cuidadores apresentam níveis altos de culpa, raiva, ansiedade, depressão e problemas financeiros acrescidos, criados pelo custo da institucionalização.
Para os cuidadores informais é prioritário que cuidem de si, só assim vão poder cuidar de quem gostam e não sofrer impactos tão profundos no seu bem-estar e saúde.  Para isso, os cuidadores, necessitam de apoio, não só apoio médico, mas também de amigos, família, e organizações comunitárias, como associações de Alzheimer. Ações especificas para cuidadores podem ajudar a manter o seu bem-estar e saúde, estas podem ser :
·      Manter a consultas medicas com o medico pessoal e seguir uma disciplina focada na prevenção de saúde;
·      Manter uma dieta saudável,
·      Exercício regular;
·      Manter-se ligado à família, comunidade, amigos,
·      Pedir ajuda quando necessita.

Contratar um cuidador profissional pode igualmente garantir cuidados de qualidade e com todo o carinho, isto vai permitir ao cuidador familiar ou informal conseguir fazer a sua vida diária pessoal, ou simplesmente fazer uma pausa. Ao ter tempo para aliviar o stresse, socializar, e viver a sua vida, os cuidadores conseguem oferecer auxilio aos seus familiares ou amigos, com uma qualidade de vida mais alta.

Referencias Bibliográficas:

Alzheimer's Facts and Figures: http://www.alz.org/alzheimers_disease_facts_and_figures.asp
Brodaty, H. & Donkin, M. (2009). Family caregivers of people with dementia. Dialogues in Clinical Neuroscience, 11(2), 217-228. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19585957.
Johns Hopkins Health Alert. (July 29, 2014). The toll of untreated depression. Retrieved from http://www.johnshopkinshealthalerts.com/alerts/depression_anxiety/Consequences-of-Untreated-Depression_6908-1.html?s=EDH_140729_001&st=email.
Medical News Today. (October 28, 2011). Alzheimer's disease impact on caregivers, new survey. Retrieved from http://www.medicalnewstoday.com/articles/236750.php.
Schulz, R. & Matire, L. M. (2004). Family caregiving of persons with dementia: Prevalence, health effects, and support strategies. Am J Geriatr Psychiatry 12(3), 240-249.   
Johns Hopkins Health Alert. (July 29, 2014). The toll of untreated depression. Retrieved from http://www.johnshopkinshealthalerts.com/alerts/depression_anxiety/Consequences-of-Untreated-Depression_6908-1.html?s=EDH_140729_001&st=email.

World Health Organization. (April 2012). Dementia. Fact sheet N°362. Retrieved from http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs362/en/.