Cuidados na prevenção da diabetes em Seniores


Metade dos seniores com idade igual ou superior a 65 anos estão em situação de pré-diabetes e em risco de desenvolver diabetes tipo II. 

Milhões de idosos com mais de 65 anos estão diagnosticados com diabetes, e este número continuará a aumentar caso nada seja feito na prevenção da diabetes.

Dicas na prevenção da Diabetes

Prevenir a diabetes assenta em algo simples: uma alimentação saudável; ser fisicamente ativo; perder o peso excessivo – e nunca se é demasiado velho para começar. Fazendo pequenas mudanças nos estilos de vida ajudará a evitar complicações serias como o aparecimento da diabetes, que poderá danifica os sistema nervoso, os rins ou o coração.

Mais atividade física

São vários os benefícios da atividade física regular. O exercício ajuda a perder peso, baixa os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sensibilidade à insulina que permite manter o nível de açúcar no sangue em valores saudáveis.
À medida que as pessoas ficam mais velhas, as articulações podem provocar dor ai fazer exercício, mas o sedentarismo trará mais problemas e mais sérios. Se o sénior for capaz, exercícios aeróbios e de resistência podem ajudar a controlar a diabetes, mas benefícios mais profundos serão conseguidos num programa de treino misto.
Muitos idosos fazem do caminhar parte da sua rotina diária, por ser um exercício com poucos impactos, divertido e conveniente. Outro exemplo de exercicos com pouco impacto, são exercícios realizados em meio aquático, ou simplesmente nadar.
Em Instituições dedicadas a idosos, será mais fácil arranjar informação acerca de programas de exercício e fitness. Mesmo em casa os seniores poderão fazer exercício; marchar durante 10 minutos no mesmo sítio, enquanto vê TV; ou caminhar nos corredores de casa ou espaço envolventes.
Os idosos devem exercitar-se pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana. O exercício deve durar 30 minutos, de preferência dividido em períodos mais curtos, por exemplo, 3 períodos de 10 minutos. É muito importante ter em atenção que os seniores devem consultar os seus médicos antes de iniciar qualquer tipo de programa ou atividade física.

Perder aquele peso extra

Se um idoso tem excesso de peso, a prevenção da diabetes deve incidir na perda de peso. Cada quilo perdido melhora a saúde, e surpreendentemente melhora muito. Participantes num amplo estudo, onde perderam 1 quilo – aproximadamente 7% do peso corporal inicial – com exercício regular, reduziram o risco de desenvolver diabetes em quase 60%.

Escolhas saudáveis na alimentação

O que se come, tem um impacto grande no peso e na saúde em geral. Desenvolver hábitos alimentares saudáveis ajuda a gerir o peso, tensão arterial e colesterol. Fazer uma redução das doses, aumentar a quantidade de fibra ingerida (comendo mais fruta e vegetais) e limitar alimentos que sejam ricos em gordura ou açúcar, é a chave para uma dieta saudável.
Algumas diretrizes para comer bem e ajudar a prevenir a diabetes:
·         Estabelecer um plano de refeições para a prevenção da diabetes, que seja desenvolvido por toda a equipa de saúde.
·         Escolha alimentos baixos em calorias, gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar e sal.
·         Inclua alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, pão, biscoitos, arroz e massa.
·         Escolha alimentos como frutas, vegetais, cereais, e leite meio-gordo ou magro.
·         Substituía os refrigerantes ou sumos por água.
·          Nos seniores é importante que pelo menos metade da refeição seja composta por frutas e vegetais; um quarto por proteína magra, como feijão, frango ou peru sem pele; um quarto de cereais integrais, como arroz integral ou massa de trigo integral.
Prevenir ou ajudar a controlar a diabetes em idosos, é possível, desde que seja seguido um plano. Os cuidadores ou os familiares têm um papel chave, mantendo um olhar atento às escolhas de estilo de vida tomadas pelos seus seniores.
Ajudar os idosos a encontrar programas de exercício apropriados à sua faixa etária e capacidades físicas, fazer listas de compras em conjunto, ajudar na compra de alimentos, supervisionando a preparação das refeições, são a melhor maneira de ajudar os seniores.
Bibliografia
“Preventing Diabetes in Seniors.” American Diabetes Foundation. Web. 2015."
“Diabetes Prevention.” NIH Senior Health Newsletter. National Institutes of Health (NIH). Web. 2015.
“Diabetes Prevention.” American Medical Association (AMA). Web. 2014.
“Diabetes Prevention: 5 Tips for Taking Control. Diseases and Conditions. Mayo Clinic. Web 2013