Curar o Coração

As doenças do coração têm um forte impacto na nossa sociedade, estas representam em Portugal cerca de 40% das causas de morte. Esta doença tem uma maior incidência na população com mais de 65 anos, sendo que após sofrer um ataque cardíaco, existe uma grande probabilidade de reinternamento pela mesma causa. Estas reincidências têm um enorme peso nos sistemas de saúde, custando milhões de euros ao Estado e aos doentes.
Quando pensamos numa doença com uma taxa tão alta de mortalidade, altamente incapacitante, importa questionar: Como podemos prevenir o seu reaparecimento?
São vários os fatores que, após um ataque cardíaco, levam a um reinternamento pelas mesmas causas nos idosos, sendo que desses fatores muitos podem não ser controláveis por estes. A incapacidade de auto-cuidado é um desses fatores, embora possa ser controlado. Em particular os idosos podem evitar voltar ao hospital, fazendo as consultas de rotina com o seu medico obtendo acompanhamento necessário, tomando a medicação prescrita, seguindo escrupulosamente o plano de tratamentos, reduzindo o stresse, parando de fumar, e seguindo as orientações dos profissionais de saúde na adoção de uma dieta equilibrada e exercício físico regular.
Isto pode parecer simples, mas muitas vezes os idosos podem sentir-se sobrecarregados com o ter de lidar com a doença, ao mesmo tempo que têm de adotar mudanças de estilo de vida. Estudos mostram que muitos pacientes abandonam o hospital sem entender a sua doença ou o seu plano de cuidados, isto deixa-os numa situação frágil, levando por vezes a um incorreto seguimento do tratamento farmacológico, tão essencial à recuperação. Apoiar os pacientes quando eles deixam o hospital é, portanto, fundamental para ajudá-los a se “auto-ajudar
Para ajudar os seniores a lidar com a sua doença os profissionais médicos podem dar apoio específico, educando-os sobre como agir nesta nova etapa de recuperação, paralelamente a comunidade também pode ser um forte apoio na recuperação. Familiares, amigos ou cuidadores profissionais podem aliviar grande parte do stresse permitindo um foco maior nos tratamentos e recuperação.
Auxílios simples como providenciar transporte para os tratamentos, ajuda na preparação de refeições, alerta para as tomas de medicação. Isto vai provocar uma diminuição da ansiedade na realização e cumprimento das tarefas diárias deixando os idosos mais livres para o acompanhamento dos seus tratamentos e recuperação.
Este auxílio pode evitar o reinternamento e potenciar a recuperação. Para saber mais acerca dos cuidados domiciliários para seniores em recuperação, contracte o seu escritório local da Comfort Keepers®.  

Bibliografia

American Heart Association. (2013). Older Americans & cardiovascular diseases. Retrieved from http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@sop/@smd/documents/downloadable/ucm_319574.pdf.
Centers for Disease Control and Prevention. (October 29, 2014). Heart disease facts. Retrieved from http://www.cdc.gov/heartdisease/facts.htm.
Cleveland Clinic. (December 2013). Vitamin D & heart disease. Retrieved from http://my.clevelandclinic.org/services/heart/prevention/emotional-health/holistic-therapies/vitamin-d-heart-disease.
Kim, S.M. and Han H. (2013). Evidence-based strategies to reduce readmission in patients with heart failure. Journal for Nurse Practitioners, 9(4), 224-232. Retrieved from http://www.medscape.com/viewarticle/782534.
Pittsburgh Regional Health Initiative. (June 2010). PRHI Readmission Briefs: Brief 1: Overview of six target chronic diseases. Retrieved from http://www.chqpr.org/downloads/PRHI_ReadmissionBrief_ChronicDisease_June2010.pdf.


Robert Wood Johnson Foundation. (February 2013). The revolving door: A report on U.S. hospital readmissions. Retrieved from http://www.rwjf.org/content/dam/farm/reports/reports/2013/rwjf404178