Dieta nos seniores : O segredo pode estar nas cores!

Comer bem e entender a nutrição é importante em qualquer idade. À medida que se vai envelhecendo, a saúde física, assim como o aspecto físico, pode ser afetado pelo que se come.



Após os 50 anos, as necessidades alteram-se e o planeamento adequado de uma boa dieta pode fazer a diferença no nível de energia diária e na prevenção do aparecimento de doenças a longo prazo. Estudos mostraram que uma dieta equilibrada reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, perda óssea, alguns tipos de cancro e melhora a saúde física e mental. Para os idosos que têm de viver com doenças crónicas, comer bem e manter-se ativo pode aliviar os sintomas dessas doenças, e trazer uma melhor qualidade de vida.

Muitas vezes as dietas são centradas na contagem de calorias, mas à medida que se envelhece, entender os nutrientes torna-se essencial. Mas afinal o que se retira dos alimentos? Ao envelhecer, é necessário examinar a comida ingerida, só assim se poderá obter uma nutrição de qualidade, tirando o máximo partido de cada alimento ingerido. Por exemplo, Por exemplo uma banana média, uma chávena de cereais, uma chávena e meia de espinafres cozidos, uma colher de sopa de manteiga de amendoim, ou uma chávena de leito magro, têm o mesmo número de calorias. No entanto estes alimentos oferecem diferentes tipos de nutrientes. Estes alimentos podem ter mais nutrientes que corpo necessita, pelo que a escolha certa importa.
Dieta colorida
Uma das melhores estratégias para saber se os alimentos são ricos em nutrientes é a sua cor. Um prato colorido, com variedade de legumes e fruta diariamente, vai aumentar a ingestão diária de nutrientes essenciais. Procure uma mistura de frutas e legumes, enchendo o prato de alimentos ricos.
Vermelho
Tomate, rabanete, repolho, beterraba, uva, morangos, melancia, cerejas, framboesas, arandos, maçãs:
·         Protegem o coração;
·         Reduzem o risco de arteriosclerose, hipertensão, níveis elevados de colesterol;
·         Diminuem o risco de cancro, incluindo o cancro da próstata;
·         Protegem de doenças cardíacas;
·         Melhoram a função cerebral.
Azul e roxo
Beringela, repolho roxo, batata roxa, amoras, mirtilos, uvas roxas, ameixas, passas e figos:
·         Ajudam a prevenir doenças cardíacas;
·         Melhoram a memoria e promovem o envelhecimento ativo;
·         Protegem o trato urinário e digestivo. 

Laranja e amarelo
Cenouras, aboboras, milho, batata doce, pimentão, damascos, laranjas, toranjas, pêssegos, mangas, peras, abacaxi:
·               Protegem o sistema nervoso;
·               Promovem a saúde dos olhos;
·               Previnem doenças cardíacas;
·               Melhoram a saúde da pela e imunitária;
·               Ajudam a construir ossos fortes.

 

Verde
Brócolos, espinafres, alface, couve-de-bruxelas, feijão-verde, pepinos, aboborinha, ervilhas, maçãs verdes, uvas, abacate:
·               Protegem a saúde dos olhos e o risco de degeneração macular;
·               Protegem do cancro e altos níveis de mau colesterol;
·               Ajudam na digestão;
·               Melhoram a imunidade. 

Branco
Batatas, cebolas, cogumelos, couve-flor, nabos, bananas, nectarinas brancas, pêssegos brancos, peras:
·               Reduzem o nível de colesterol mau e pressão arterial;
·               Minimizam o risco de cancro da mama, cólon e próstata.

Comece hoje!

Não é importante o estado presente da saúde, nunca e tarde demais para começar a fazer uma dieta rica em nutrientes e obter os benefícios desta. Cada mudança por mais insignificante que possa parecer, na direção de uma alimentação saudável, pode significar uma melhora na qualidade de vida assim como uma melhoria no estado geral de saúde.

Pequenas mudanças na preparação de alimentos, a forma como se fazem as compras, este tipo de mudança pode ajudar a superar desafios, levando a uma melhora na alimentação. Investigue bem a sua mercearia e compre alimentos coloridos e saudáveis. Esta variedade de alimentos coloridos irá dar ao seu prato os nutrientes que o corpo necessita, fornecer a energia que trará um estilo de vida ativo e saudável. Uma alimentação saudável não tem que ser uma dieta extremamente restrita, é parte de um estilo de vida que pode e deve ser adotado. Na Comfort Keepers® sabemos que a nutrição sénior é essencial para uma vida com qualidade. Trabalhamos com os nossos clientes diariamente para planear, comprar e preparar refeições nutritivas. Se tem um familiar ou amigo sénior que necessita de ajuda para p planeamento da suas refeições em casa, entre em contacto com os nossos profissionais, estes são especializados em manter os idosos saudáveis e comprometidos com a vida.