Dieta que muda com o envelhecimento!

Sabia que diariamente, a partir dos 40 anos, o seu metabolismo abranda? Apesar das necessidades nutricionais praticamente não se alterarem em relação aos adultos mais jovens, as necessidades de energia vão diminuir.

Para manter o corpo saudável, é preciso estar ciente de que as necessidades dietéticas modificam-se à medida que se envelhece. Cada fase da vida traz mudanças ao corpo, preparar e acompanhar estas mudanças prevenirá o aparecimento de doenças no futuro.
Metabolismo e Digestão – Com o envelhecimento o corpo processa os alimento de forma diferente e mais lentamente. Quando os seniores continuam a ingerir a mesma quantidade e os mesmos alimentos de quando eram mais jovens, estão efetivamente a colocar-se em risco de ganhar peso e complicações no sistema digestivo. As famílias ou os cuidadores podem ter uma atitude proactiva, mantendo um olhar atento à ingestão de calorias, verificando se os alimentos têm efetivamente valor nutricional.
Sugestões para o sucesso:
·         Para começar, planeamento da refeição. Pequenas refeições ao longo do dia vão permitir ao corpo digerir e usar o “combustível” ingerido. Planeamento de compras no supermercado com vista a estas pequenas refeições ajudará a manter esta estratégia.
·         Adicionar alimentos ricos em fibras. Este tipo de alimento tem sido associado à prevenção de doenças e a uma melhor digestão.
·         Devido ao abrandamento do sistema digestivo, pode ser gerada menos saliva e acido no estômago, isto dificultará o processamento de vitaminas e minerais, tais como a vitamina B12, B6 e acido fólico. Estes componentes ajudam a manter o estado de alerta, uma circulação saudável e uma memoria forte. Beber pelo menos 1,5L de água por dia, pode ajudar na digestão e acelerar o metabolismo.
Mudanças sensoriais – À medida que se envelhece os sentidos do paladar e olfato diminuem. Nos seniores tendem a perder, mais cedo, a sensibilidade ao gosto salgado e ao amargo, sendo esta a razão de um aumento da utilização de sal na alimentação. Atendendo que os idosos necessitam de menos sal do que os mais jovens, é importante arranjar alternativas ao sódio, causador do aumento da pressão arterial entre outras doenças. Por outro lado os seniores retêm melhor o sabor doce, pelo que podem recorrer mais frequentemente a alimento com esta característica. Baseando a sua dieta em guloseimas e excesso de açúcar.
Sugestões para o sucesso:
·      Tente óleos mais saudáveis, como o azeite, no tempero de alimentos em vez do sal.
·      Temperos com baixo teor de sódio, como sumo de limão, especiarias e ervas aromáticas oferecem novos sabores e opções mais saudáveis.
·      Em vez da adição de açúcar, aumente o “doce” das refeições com alimentos doces como frutas ou batata-doce.
·      Experimento um grande variedade de alimentos e sabores frescos disponíveis na sua mercearia local.
·      Não cozinhar demasiado os alimentos – deixe os sabores frescos e as texturas sobressaírem.
Medicação e doenças – Infelizmente muita da medicação prescrita assim como os problemas de saúde, alteram o apetite e o paladar. Isto pode levar, mais uma vez, a uma sobre-utilização de sal e açúcar para ajudar a manter o sabor das refeições.
Sugestões para o sucesso:
·      Para além da busca de novas opções de alimentos e sabores, é importante perguntar aos médicos os efeitos secundários dos medicamentos ou condições físicas especificas e o que pode ser feito para evitar a perda dos sentidos do paladar e olfato.
·      Devem-se evitar alimentos ou suplementos que possam interferir com a eficácia dos medicamentos. Sendo importante consultar os médico para dar conhecimento de todas as interações que possam acontecer.

Estar ciente das mudanças físicas é importante em qualquer idade. À medida que se envelhece, as necessidades nutricionais evoluem, pelo que será importante haver um ajuste na ingestão de alimentos, isto trará bem-estar uma vida mais saudável. Alterações na dieta deverão ser uma parte natural do envelhecimento, podendo a alimentação ser mais agradável e nutritiva, adotando simples procedimentos e fazendo um bom planeamento. Na Comfort Keepers® sabemos que um boa alimentação e essencial para ter uma boa qualidade de vida. Trabalhamos com os nossos clientes diariamente, para que estes tenham a alimentação com o planeamento e a confecção, sendo esta o mais saudável e nutritiva possível. Se os seu familiar ou amigo sénior necessita de acompanhamento nas refeições, entre em contacto com os nossos cuidadores profissionais, especialista em manter os idosos saudáveis e comprometidos com as suas vidas.