Aprender a viver com a DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), afeta 5,42% da população portuguesa na faixa etária dos 35 aos 69 anos. Anualmente morrem 8,7 por cada 100.000 habitantes com esta doença. A DPOC é resultado de danos causados aos pulmões, causados normalmente por tabaco, e é normalmente uma mistura de doenças, bronquites e enfizema, que afetam a capacidade do doente em respirar. Como é de evolução lenta, os sintomas aparecem normalmente em indivíduos de meia idade e em seniores adultos, especialmente em idosos com 65 ou mais anos, esta doença é incapacitante, impedindo as pessoas de realizar as tarefas do dia a dia.
Enquanto não é descoberta a cura para esta doença, os idosos afetados por esta condição podem tomar medidas para retardar a progressão desta patologia e melhorar a sua qualidade de vida.

Melhorar a qualidade de vida através da auto-gestão

Idosos com DPOC podem tomar as seguintes medidas de auto-gestão para ajudar a manter a sua qualidade de vida. Antes de adotar um programa de auto-gestão, os idosos devem consultar os seus médicos.
Parar de fumar – Deixar de fumar e evitar o fumo passivo são duas ações chave para abrandar a progressão da DPOC.
Exercício – Existe uma grande relação entre adultos idosos com DPOC que e exercitam regularmente e uma maior qualidade de vida global. Um estudo com doentes de DPOC, que se exercitavam regularmente, mostra que a taxa de readmissão hospitalar diminui 46%.
Manter uma dieta saudável – Idosos com DPOC devem consultar regularmente nutricionistas. Respirar com DPOC consome mais energia, por isso ter uma dieta adequada é essencial para manter a energia e saúde.
Respirar ar puro – Idosos com DPOC devem evitar vapores químicos de produtos de limpeza, e devem ficar dentro de casa quando a qualidade do ar está baixa.
Vacinar-se contra a gripe – Seniores com DPOC têm maior risco de ficar gravemente doentes com o vírus da gripe, o que pode levar à pneumonia, uma das principais infeções que precipita o internamento hospitalar em indivíduos com DPOC.
Estar atento aos sintomas e interações – Monitorizar o tempo, as datas e as atividades que antecedem sintomas, podem ajudar os indivíduos com DPOC a fornecer aos seus médicos dados importantes para a gestão da sua doença.
Siga as instruções do seu médico – Seguir a medicação, o tratamento com oxigénio, bem como a reabilitação e as recomendações do seu medico pode ajudar o idosos com DPOC a gerir a sua doença e retardar e progressão desta.

Tenha ajuda em casa

Com a progressão da DPOC, os idosos vão sentir-se incapazes de realizar as suas atividades de vida diária sem ajuda. Os idosos e as suas famílias podem optar por contratar um cuidador, para ajudar nas tarefas domesticas, fazer recados,  e atender a compromissos, ajuda na toma de fármacos, higiene, controlo de incontinência, entre outros. A Comfort Keepers especialista em cuidados em casa podem auxiliar os idosos com DPOC a manter a sua qualidade de vida durante o maior tempo possível.  Para mais informações contacte o sei escritório local da Comfort Keepers.

Referencias Bibliográficas:
American Lung Association. (2010). Smoking and older adults. Retrieved from  http://www.lung.org/stop-smoking/about-smoking/facts-figures/smoking-and-older-adults.html.
Dunne, P.J. (January 2013). Decreasing hospital readmission after COPD exacerbations. [PowerPoint slides]. Presented at the 23rd Annual Chest Conference and Winter Lung Day. Retrieved from http://action.lung.org/site/DocServer/2013_WTS-DUNNE_lecture_1.pdf?docID=18614.
Elixhauser, A., Au, D.H. and Podulka, J. (September 2011). Statistical brief #121: Readmissions for chronic obstructive pulmonary disease, 2008. The Healthcare Cost and Utilization Project. Retrieved from http://www.hcup-us.ahrq.gov/reports/statbriefs/sb121.pdf.
Guarascio, A.J., Ray, S.M., Finch, C.K. and Self, T.H. (June 14, 2013). The clinical and economic burden of chronic obstructive pulmonary disease in the USA. ClinicoEconomics and Outcomes Research, 5, 235-245.
Morgan, M.D.L. (2003). Preventing hospital admissions for COPD: Role of physical activity. Thorax, 58(2), 95-96. doi: 10.1136/thorax.58.2.95. Retrieved from http://thorax.bmj.com/content/58/2/95.1.full.
National Heart, Lung, and Blood Institute. (n.d.). What is COPD? Retrieved from https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/copd/.
Respiratory Health Association. (n.d.). Managing COPD. Retrieved from http://www.lungchicago.org/managing-copd/.
WebMD. (October 16, 2012). COPD (chronic obstructive pulmonary disease)- Living with COPD. Retrieved from http://www.webmd.com/lung/copd/tc/chronic-obstructive-pulmonary-disease-copd-living-with-copd.

WebMD. (October 16, 2012). COPD (chronic obstructive pulmonary disease)-Topic overview. Retrieved from http://www.webmd.com/lung/copd/tc/chronic-obstructive-pulmonary-disease-copd-overview.