Gerir a doença de Parkinson através da redução do Stresse

Existem grandes evidências que mostram que o stresse piora os sintomas da doença de Parkinson, assim a gestão do stresse torna-se essencial para os idosos com esta doença manterem o mais tempo possível a sua qualidade de vida.

A doença de Parkinson é a segunda patologia neuro degenerativa mais comum a seguir ao Alzheimer, sendo que o número de pessoas afetadas por Parkinson está a aumentar devido ao envelhecimento populacional. A maioria dos indivíduos é diagnosticada na sua sexta década de vida. Os sintomas incluem tremores, problemas de equilíbrio, disfunções cognitivas, alterações de humor, entre outras. Não existe um cura conhecida para esta doença degenerativa, deste modo ser capaz de gerir a doença é muito importante na manutenção de qualidade de vida nos seniores.
A investigação relaciona o stresse com o agravamento dos sintomas da doença, sendo que estes regressam aos seus parâmetros normais assim que este stresse é removido. Recentemente os cientistas voltaram-se para um novo paradigma, o efeito do stresse na vida da célula. Descobertas indicam que o stresse pode causar uma excessiva estimulação das células nervosas, provocando a sua morte prematura. Esta perda prematura ao nível das células nervosas pode resultar no desenvolvimento da doença de Parkinson em alguns indivíduos.
Para idosos que tenham um diagnóstico de doença de Parkinson a mensagem é clara: reduzir o stresse. O stresse está estreitamente ligado a varias doenças cronicas, ser capaz de gerir o stresse é portanto uma maneira de gerir a doença. Na doença de Parkinson em especifico, gerir o stresse, pode levar a redução dramática de tremores e outros sintomas, isto levará a uma considerável melhoria na qualidade de vida e na capacidade de manutenção da independência. Dependendo da situação de cada idoso, esta pode ser uma tarefa mais ou menos difícil, infelizmente, só o diagnóstico de uma doença cronica acarreta em si o desenvolvimento de stresse. No entanto, é importante que os idosos sintam que não estão sozinhos.
Para controlar o stresse são recomendadas técnicas que incluem, meditação, yoga e exercícios de respiração. Nos idosos com Parkinson é importante entender que atividades podem aumentar o stresse e conceber um meio para eliminar essas atividades, ou planeá-las de modo a que estas tenham o menos stresse possível associado. Em seniores com Parkinson em dificuldade na gestão do stresse, procura de ajuda clinica, quer seja por um neurologista ou psiquiatra, ou seja, alguém que possa aconselha-los na medicação ou ajudar a enfrentar os seus problemas.
Para os seniores que necessitam de uma ajuda extra, cuidados domiciliários podem aliviar o stresse associado as atividades da vida diária, como planear e preparar refeições, ou em limpezas básicas. Cuidadores podem igualmente providenciar transporte para compromissos ou eventos, isto fará com que o idoso não se sinta isolado, prevenindo assim o desenvolvimento da depressão. Para mais informação em como os cuidados da Comfort Keepers® e dos seus profissionais podem ajudar na assistência à doença de Parkinson, ligue ainda hoje para o escritório Comfort Keepers® mais perto de si.

Bibliografia


Cedars-Sinai (n.d.). Coping with Parkinson's disease. Retrieved from http://www.cedars-sinai.edu/Patients/Programs-and-Services/Neurology/Centers-and-Programs/Movement-Disorders-Program/Coping-with-Parkinsons-Disease.aspx. Daily Mail. (July 29, 2012). Crow's feet, grey hair and Parkinson's: How your stressful job could be making you old and sick before your time. Retrieved from http://www.dailymail.co.uk/news/article-2180818/Crows-feet-grey-hair-Parkinsons-How-stressful-job-making-OLD-SICK-time.html. The Michael J. Fox Foundation. (n.d.).Parkinson's Disease Symptoms. Retrieved from https://www.michaeljfox.org/understanding-parkinsons/living-with-pd/topic.php?symptoms. Parkinson's Disease Foundation. (2005). Let PDF answer your questions! PDF News & Review, Winter 2005-2006. Retrieved from http://www.pdf.org/en/winter05_06. Paul, M. (November 10, 2010). Stress takes its toll in Parkinson's disease. Retrieved from http://www.northwestern.edu/newscenter/stories/2010/11/parkinsons-disease-stress.html. Tapias V., Cannon J. R., Greenamyre J. T. (2013). Pomegranate juice exacerbates oxidative stress and nigrostriatal degeneration in Parkinson's disease. Neurobiol. Aging. 35, 1162–1176. doi: 10.3389/fnagi.2014.00036.  - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/senior-health-wellbeing/manage-parkinsons-with-stress-reduction#sthash.xAWQfUbR.dpuf