Hipertensão Arterial ligada à perda de memória

Sabia que o declínio cognitivo e da memória pode ser atribuído à hipertensão arterial?


Embora não exista ainda uma causa concreta para o declínio cognitivo, indicação precoce de demência, a investigação tem encontrado fortes relações entre a hipertensão arterial (HTA) e o risco de comprometimento cognitivo.
O inicio dos primeiros danos dificilmente pode ser notado, já os resultados finais são. A HTA leva a um enrijecer das artérias que, eventualmente, privará o cérebro do sangue necessário para se manter saudável. Um estudo da “Lancet Neurulogy” mostrou que lesões cerebrais, provocadas por comprometimento vascular, desenvolvem-se silenciosamente ao longo de vários anos, onde os seus efeitos apenas são notados mais tarde. Na verdade o cérebro pode ser prematuramente envelhecido cerca de sete anos.

Como a HTA leva ao declínio cognitivo

O cérebro pode dividir-se em “duas camadas”. O córtex, uma camada exterior de massa cinzenta, é preenchido por células cerebrais que desempenham um papel chave na memória, atenção, percepção, linguagem e consciência. Uma camada interna de matéria branca contém os axónios, fios biológicos que levam a informação de uma parte do cérebro para outra. Estudos indicam que uma redução no fluxo sanguíneo causada pela pressão sanguínea está relacionada com a formação de placas nas artérias, isto vai provocar danos nas fibras nervosas da matéria branca, reduzindo ainda o volume de matéria cinzenta.
Estas mudanças ao nível do cérebro podem resultar num comprometimento cognitivo, começando este a acontecer ainda antes dos 50 anos. Este comprometimento cognitivo é um estágio entre as mudança na compreensão e memória normais ao envelhecimento, e os danos mais graves provocados pelo Alzheimer. Tal como a demência, pode ser consequência de danos provocados pela pressão alta nos vasos sanguíneos.
Nos casos mais graves, a HTA crónica pode conduzir a uma série de pequenos derrames que danificam o tecido cerebral. Ao longo do tempo, os danos causados por múltiplos pequenos acidentes vasculares cerebrais (AVC), pode resultar em demência vascular. Este tipo de demência é o segundo tipo mais comum a seguir ao Alzheimer, os seus sintomas incluem confusão, episódios vagais e grandes impactos ao nível da memória de curto prazo.

Tratamento precoce é a chave

Os estudos indicam que, quanto mais tempo um individuo viver com HTA, maior é a probabilidade de desenvolver perdas de memória e dificuldade de pensamento. Isto significa que pessoas com HTA devem ser pró-ativas na redução dos seus valores – através das mudanças nos estilos de vida e/ou medicação – o mais cedo e conscientemente possível. A investigação conclui ainda que indivíduos com valores saudáveis de pressão arterial, durante a meia idade e nos anos iniciais da terceira idade, têm um risco muito mais baixo de desenvolver declínio cognitivo.

Prevenção da HTA

A pressão sanguínea convencionada como saudável situa-se nos 180/20 mmHg. É crucial fazer uma prevenção, não esperar uma subida nos valores, deixando assim desenvolver-se a HTA. Estilos de vida saudáveis podem fazer uma grande diferença, ficam alguns exemplos para a prevenção da HTA:
·      Mantenha um peso saudável;
·      Fazer uma dieta amiga do coração, com abundancia de fruta e legumes;
·      Monitorizar cuidadosamente a ingestão de sal, em especial dos alimentos processados;
·      Fazer exercício diariamente, se possível, pelo menos 5 veze por semana;
·      Limitar a ingestão de álcool, não mais que uma dose por dia;
·      Não fumar.
Os nossos cuidadores podem ajudar a manter uma vida saudável, através da ajuda na adoção de hábitos e estilos de saudáveis. A abordagem dos cuidados interativos da Comfort Keepers envolve os seniores física e emocionalmente nos seus cuidados.


Bibliografia
Assisted Living Today. “Pneumonia in the Elderly – Simple Tips for Prevention and Treatment”. Web. 2015.
Oxford Journals: Clinical Infectious Diseases. “Community-Acquired Pneumonia in the Elderly” by Thomas T. Yoshikawa. Web. Medical News Today. “Top 10 Causes of Death in the US”. Web. 2015.

New York Times. Health Guide. “Pneumonia - Adults (Community Acquired)”. Monday, November 2, 2015