Idade, O Número Que (Não) Condiciona Como Envelhecemos?

Bem tecnicamente não. No entanto, evidências recentes indicam que a perceção da idade e de quão velhos nos sentimos, pode afetar a saúde, bem-estar e mesmo a idade percecionada pelos outros.
Muitas pessoas pensam que podem mudar a sua fisiologia ao adotar um pensamento diferente em relação a si mesmo. Num estudo controverso do investigador de Harvard, Eller Langer, de 1981, ganhou destaque nos últimos anos por relacionar a imagem que temos de nós com o estado geral de saúde. Neste estudo, Langer convidou dois grupos de homens na faixa etária dos 70 anos para um “retiro de recordações”, sem que estes soubessem que estavam a ser estudados.Todos estes homens tinham problemas físicos ou de memória, isto fez com que necessitassem de se ajudar mutuamente.
Um dos grupos passou a semana a recordar o ano de 1959, embora dispondo de uma envolvente atual. O segundo grupo foi, na verdade, mergulhado no ano de 1959. Este grupo foi emerso em lembranças da época, como artigos de jornal, programas de rádio, televisão a preto e branco, foi feita toda uma encenação do ano em questão.
O segundo grupo envolveu-se em debates sobre os eventos mundiais de 1959, como se estivessem a acontecer no presente. Durante a experiência homens não receberam qualquer assistência, não existiam corrimãos ou rampas para ajudar, não receberam ajuda no transporte da bagagem pessoal para os seus quartos. Estes precisavam de encontrar uma forma de se acomodar por conta própria.
No final do retiro, os dois grupos de homens apresentavam mudanças significativas e positivas em todos os aspetos, mas o segundo grupo, que estava envolvido no ano de 1959 mostrou melhores resultados. Estes homens outrora frágeis estavam mesmo a jogar futebol.
Estas alterações cognitivas e fisiológicas foram mesmo confirmadas por exames laboratoriais, que mostraram uma melhoria na memória e noutras funções cognitivas, na flexibilidade, marcha, artrite, velocidade de movimentos e destreza. O mais surpreendente foi que os homens também tinham diminuições de pressão arterial, uma melhor audição e visão. Parecia que estes por pensarem “mais novos”, se tinham tornado fisicamente mais jovens.
À medida que a medicina e a ciência avançam, avançam também as descobertas em relação às conexões entre corpo e mente, torna-se cada vez mais evidente que o envelhecimento não é um processo fixo. Aparecem provas de que as atitudes afetam o estado físico, cognitivo, psicológico e bem-estar, e que os seres Humanos podem “pensar-se mais jovens”. Mudando atitudes sobre o processo de envelhecimento e auto perceção sobre o próprio bem-estar físico e cognitivo, as pessoas comuns têm o poder de perceber sobre o quão bem envelhecem.


Bibliografia:

Elejalde-Ruiz, A. (October 12, 2011). How old do you feel inside? Chicago Tribune.  Retrieved
     from http://articles.chicagotribune.com/2011-10-12/lifestyle/sc-health-
    1012-senior-health-emotional-age-20111012_1_becca-levy-healthy-people-study.
Feinberg, C. (2010). The mindfulness chronicles: On “the psychology of possibility.” Harvard
     Magazine
. Retrieved from http://harvardmagazine.com/2010/09/the-mindfulness-chronicles.
Mock, S.E. and Eibach, R.P. (2011). Aging attitudes moderate the effect of subjective age on
     psychological well-being: Evidence from a 10-year longitudinal study.Psychology and
     Aging
, 26(4), 979–986. Retrieved from http://www.midus.wisc.edu/findings/pdfs/1195.pdf.

Williams, A. (February 2010). Can the power of thought stop you ageing? BBC News Magazine.
     Retrieved from http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/8498233.stm.