Impacto do envelhecimento na nutrição e redução do risco de malnutrição

Pense, por exemplo, em todas as vezes em que você se sentou para comer um torrada e uma chávena de café ao pequeno almoço, sabe muito bem, mas provavelmente o realmente deveria ter era uma refeição mais completa para começar o dia.

Na azafama do dia a dia, é frequente deixar as necessidades nutricionais do nosso corpo para um segundo plano. Quando se trata de nutrição, podemos viver com o mínimo algum tempo, mas, claro, um dos maiores inconvenientes da vida é que, o que precisamos para funcionar nunca permanece o mesmo. Isto é especialmente verdade quando atingimos uma idade mais avançada. Mas o que muda exatamente no nosso corpo que faz com que prestar mais atenção à nutrição seja tão importante?
Quais as mudanças?
Para começar, nós experimentamos uma perda gradual na massa muscular (algo que realmente começa aos 30 anos) e desenvolvemos um metabolismo mais lento. A densidade óssea também diminui assim como os tecidos dos órgãos. Não pensamos muitas vezes nestas mudanças porque o foco é principalmente no efeito do envelhecimento na aparência física. Mas, apesar destas mudanças, o nosso corpo ainda requer os mesmos nutrientes essenciais (proteínas, vitaminas e minerais) e, às vezes, em maior número. O desafio é que, devido ao nosso metabolismo retardado, não precisamos de tantas calorias, sendo vital a escolha de alimentos que sejam ricos em nutrientes.
Além das mudanças fisiológicas que ocorrem, os idosos também podem começar a sentir menos prazer em comer. Por um lado, simplesmente adquirir alimentos saudáveis pode se tornar mais difícil, especialmente a partir do mento em que deixam de poder conduzir. Além disso, muitos idosos encontram-se com perda de apetite ou motivação para comer por causa de sua solidão. Ao longo de nossas vidas, as refeições são frequentemente acompanhadas de interação social com amigos e familiares. Para um idoso que mora sozinho, o pensamento de comer pode enfatizar ainda mais sua falta de companhia.
Todas estas mudanças podem culminar com a desnutrição, uma condição que pode levar a um rápido declínio na saúde ou exacerbar problemas de saúde pré-existentes. E, embora seja estimado que quase cinco milhões de idosos estejam em risco de desnutrição, é uma condição que muitas vezes é subestimada ou não diagnosticada adequadamente. Felizmente, existem formas de os cuidadores familiares ajudarem o seniores a reduzir o risco de desnutrição.
Reduzir o risco de malnutrição
·      Tornas as refeições mais sociais. Programar os dias da semana para ir até a casa de um ente querido para ajudar a preparar refeições e fazer companhia. Se não o puder fazer fisicamente, poderá sempre fazer uma videochamada à hora do jantar.
·      Educar os idosos para a importância dos alimentos ricos em nutrientes. Embora os idosos saibam que precisam comer alimentos nutritivos, pode haver alguma confusão sobre como fazê-lo. Vá ás compras com eles para identificar o que comprar a cada semana, levando em consideração os principais grupos de alimentos.
·      Mantenha a comunicação. Em caso de dúvida, preste muita atenção a quaisquer alterações no comportamento de um idoso e certifique-se que expressa as preocupações que tenha sobre os seus hábitos alimentares. Como mencionado anteriormente, a emoção pode desempenhar um papel significativo na nutrição que fornecemos a nós mesmos, por isso é importante que os adultos mais velhos saibam o que podem fazer sobre como estão a sentir.
·      Consulte o seu médico ou nutricionista. Se perceber que um idoso não está a comer corretamente (ou a não comer por completo), é importante trabalhar com o médico para ver qual é a causa principal. Por exemplo, uma perda de apetite pode ser causada por uma certa mediação, que precisará ser ajustada de acordo. A opinião do médico é especialmente importante se houver condições pré-existentes, em cujo caso uma orientação dietética mais específica será dada.
Comfort Keepers pode ajudar
Nem sempre podemos estar presentes e ajudar a identificar pessoalmente quando há um problema com a nutrição, é importante, mas não nem sempre podemos fazer tudo. Na Comfort Keepers®, ajudamos os idosos a viver vidas saudáveis e independentes em suas próprias casas. Nós entendemos o quão importante é a nutrição para o bem-estar de idosos, e é por isso que os nossos cuidadores fornecem assistência na preparação de refeições saudáveis e nutritivas. Estes podem também oferecer cuidados de companhia para que os idosos não se sintam sós enquanto comem. Além disso, podemos ajudá-los a chegar ao mercado e encontrar alimentos que sigam a dieta prescrita pelo médico. Entre em contato com o escritório local do Comfort Keepers para saber mais sobre nossos serviços.
Referências

MayoClinic. “How to Spot Malnutrition.” Web. 2017.

Food and Nutrition. “How Dietary Needs Change with Age” by Timi Gustafson. Web. 2014.


Tufts Now. “Nutrition Challenges As We Age” by Julie Flaherty. Web. 2017.