Inverno e os seus riscos para os seniores

Com a queda da temperatura no inverno os seniores ficam expostos a problemas de saúde e lesões causadas pelo frio. É importante que os seniores assim como os seus cuidadores tomem precauções nesta época do ano.

Alguns perigos que devem ser evitados:
Hipotermia, significa que a temperatura corporal baixou dos 35ºC e não consegue produzir energia suficiente para se manter quente. Os idosos estão ainda mais expostos a este risco, estes têm menos capacidade de comunicar, mobilidade reduzida, menos gordura subcutânea e uma capacidade diminuída de sentir a temperatura.
Os sintomas incluem tremores, pele fria e pálida, falta de coordenação, lentidão nas reações, diminuição nos batimentos cardíacos e respiração, fraqueza e sonolência. Não esteja apenas atento aos tremores, muitos seniores apresentam uma reduzida resposta através de tremores ou ausência de tremores quanto a temperatura corporal desce. Se achar que alguém esta em hipotermia contacte imediatamente o numero de emergência medica 112.
Enregelamento pode provocar danos que se iniciam na pele e progredir até ao osso. Este tipo de lesão afecta geralmente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos, mãos e pés. O enregelamento/congelação pode levar mesmo à perda de membros, sendo que idosos com doenças cardíacas ou outros problemas de circulação, apresentam maior risco. A prevenção inclui, cobrir todas as partes do corpo em deslocações ao exterior. Quando a pele começa a ficar vermelha ou começa a doer, é hora de regressar para um local quente e abrigado.
Os sintomas de enregelamento incluem, pele branca ou acinzentada, rigor muscular, sensibilidade extrema na pele. Quando ocorrem queimaduras, coloque as partes congeladas do corpo em água morna (não quente), e peça ajuda médica imediatamente. Uma pessoa com queimaduras devido ao frio pode ter igualmente hipotermia, busque ambos os sintomas.
Ataques cardíacos e hipertensão arterial são mais comuns no inverno, pois as ondas de frio aumenta a pressão arterial e a pressão no coração. O coração tem de trabalhar mais para manter o corpo quente, com o baixar da temperatura a pressão arterial pode subir e níveis que não são saudáveis, especialmente nos idosos. No inverno, os aumentos na pressão arterial acontecem que nos valores da pressão baixa (diastólica) quer na pressão alta (sistólica).
A explicação do frio causar este efeito no corpo prendem-se com ativação do sistema nervoso simpático, que ajuda a controlar a forma como o corpo reage a situações de stresse, libertando a hormona catecolamina, o que pode aumentar a pressão arterial, acelerar o ritmo cardíaco e diminuir a capacidade de resposta dos vasos sanguíneos .
Dor nas articulações ocorre com mais frequência no inverno, embora não seja um facto comprovado. Embora muitos doentes com artrite referem sentir mais dores no inverno, não há evidencias de que mudanças meteorológicas afectem as articulações. Exercício leve e diário pode ajudar, muito idosos dependem das suas aulas de natação, pois este é um exercício com baixos níveis de impacto e é desenvolvido num meio abrigado e quento.
Depressão de inverno é comum entre os idosos, isto torna-os mais vulneráveis à dor. Todo parece pior, inclusive as questões de saúde. A vitamina D pode ajudar, é importante incentivar os idosos ao consumo de alimentos com esta vitamina, como o leite, sementes, frutos, atum ou salmão.
Espasmos pulmonares podem ocorrer em idosos com doenças respiratórias como asma ou DPOC. A população mais velha é particularmente vulnerável ao ar frio, isto pode desencadear espasmos pulmonares. Sugerir o uso de mascaras de rosto, ou usar a própria respiração para aquecer o ar antes de respirar, pode ajudar.
Gripe pode desencadear uma pneumonia nos idosos. As vacinação para a gripe, embora nem sempre eficaz, pode reduzir a gravidade dos sintomas e proteger de complicações. A vacinação contra a gripe é altamente recomendável para a população com mais de 65 anos e para pessoas com problemas crónicos como, doenças cardíacas, problemas respiratórios, doença renal, diabetes, anemia, ou qualquer doença que possa enfraquecer o sistema imunitário.
Como a vacina da gripe é apenas eficaz por um ano, é necessário fazer a vacinação todos os anos, o mais cedo que seja possível, uma vez que o processo imunização demora até duas semanas.
Dicas para os seniores usarem no inverno
·      Fique dentro de casa. Temperaturas baixas, vento forte, neve, chuva podem fazer descer exponencialmente a temperatura corporal. O vento arrefece em especial, por tirar a camada de ar quente de circunda o corpo. Quando os idosos necessitam de sair, é importante que as saídas sejam curtas, devendo regressar a um ambiente abrigado assim que sintam tremores. Nos espaços interiores a temperatura deve ter uma média de 18ºC, devem manter-se funcionais todos os sistemas de aquecimento existentes.
·      Manter-se seco. Roupa molhada rapidamente faz baixar a temperatura corporal.
·      Usar camadas. Vestir duas ou três camadas de roupa mais finas, em vez de uma camada de roupa grossa, mantem o corpo mais quente. Os idosos devem sempre usar roupa com varias camadas, chapéu para a cabeça, luvas, calçado adequado, e um lenço ou cachecol para cobrir a boca e o nariz, protegendo os pulmões do ar frio.
O inverno certamente coloca desafios para os idosos, mas com consciência e planeamento, estes podem manter-se saudáveis até ao tempo mais ameno da primavera. Cuidadores treinados como os da Comfort Keepers® podem ajudar os seniores a manter a qualidade de vida, podendo ter uma vida mais saudável e feliz no conforto das suas casas. Os nossos Cuidados InterativosTM mantem os idosos ativos psicologicamente, socialmente e emocionalmente, este modelo de cuidados assenta na segurança, nutrição, mente, corpo, e realização das atividades da vida diária.

Bibliografia
AgingCare.com. “Little-Known Winter Dangers for Elders”. Web. 2015.
HealthInAging.org. “Winter Safety Tips for Older Adults”. Web. 2011.
National Institutes of Health (NIH). “When the Weather Gets Cold”. News in Health. January 2009. MedicineNet. “Winter Can Pose Hazards for Seniors, Expert Warns”. Web. 2013.