Mantenha-se móvel!

Imagine estar sempre em casa, ter medo de sair à rua durante o inverno, porque a chuva ou o gelo podem provocar quedas. Durante os meses mais quentes ter de parar com as suas actividades, como caminhar, explorar, passear, por sensação de incapacidade de resolver problemas ou de pedir ajuda em incidentes que possam acontecer.
Este tipo de pensamento é muito comum nos adultos com o decorrer da vida, estes começam a limitar as suas actividades à medida que envelhecem, acreditando que a sua capacidade física sofre muitas perdas. Irónico pois permanecer activo é exactamente a chave para envelhecer independente e saudável.
A mobilidade é um forte contribuinte para a qualidade de vida, esta permite que a pessoa se mova, seja independente nas decisões dos locais a que se quer dirigir.
Inúmeros estudos mostram que ser activo e com capacidade de mobilidade ajuda a evitar doenças crónicas, como diabetes, demência, doenças coronárias, entre outras. A mobilidade permite às pessoas mais velhas permanecerem independentes por mais tempo, podendo desfrutar das suas rotinas ou novas actividades, sem estar dependentes da assistência de terceiros. Graças à tecnologia, os idosos podem continuar com a vida normal e ter a assistência necessária sempre que a solicitarem.

Sistema de posicionamento global (GPS) como mobilizador

Talvez uma das mais conhecidas e mais útil ferramenta tecnológica de assistência seja o sistema de posicionamento global (GPS). Desenvolvido pela Força Aérea dos EUA para posicionamento militar e orientação de armas, foi mais tarde expandido para uso civil. É actualmente de uso frequente nos automóveis e telemóveis, é usada também por adeptos de actividades desportivas ao ar livre que usam o GPS como orientação e monitorização.
Mais recente é o uso desta ferramenta como uma tecnologia de auxílio para pessoas com deficiência, ou a ajudar os idosos a manterem-se independentes e activos. Como uma bússola falante este sistema informa os seus utilizadores da sua localização, nome das ruas, distancia percorrida ou distancia até ao destino, foi também adaptado para poder ser utilizado por pessoas cegas ou com deficiências visuais.
Permite aos indivíduos liberdade para se deslocar ou viajar de uma forma independente, podendo apreciar as suas actividades recreativas como passeios e caminhadas.
Sistemas de reposta de emergência pessoais começaram também a utilizar a tecnologia GPS. Os modelos mais antigos tinham a desvantagem de  limitar os idosos à sua casa ou na melhor das hipóteses ao seu jardim, estes eram muito constritivos para indivíduos mais saudáveis, activos e independentes. Com a evolução dos dispositivos com esta tecnologia, foi possível dar liberdade a estes idosos, tendo estes na palma da mão dispositivos capazes de os auxiliar numa emergência. Nas modernas unidades de emergência pessoas equipadas com GPS, os Seniores podem fazer longas caminhadas, passeios, explorar parques locais, e ter sempre assistência quando necessário. Estes dispositivos podem ser activados pelo utilizador, ou estar igualmente equipados com sensores se detectam quedas ou doenças súbitas, podendo entrar em contacto automático com os centros de monotorização ou sistemas públicos de emergência médica.
O GPS permite que os familiares de idosos com Alzheimer ou outros tipos de demência possam estar mais descansados. Para este tipo de patologias a preocupação prende-se com as saídas dos idosos à rua, estes podem ficar confusos e perderem-se. Pequenos dispositivos equipados com GPS, colocados ao pescoço, no pulso, ou nas roupas dos utilizadores, podem alertar os cuidadores e a família caso estes se percam. Com mais de 90 mil casos diagnosticados em Portugal este tipo de tecnologia pode ser um salva vidas.
Tecnologias de assistência com GPS podem abrir o mundo para todos os idosos que querem continuar a sua vida de um forma independente e autónoma, ou para aqueles que hesitam em envolver-se em novas actividades. A tecnologia está a abrir portas para os seniores, tornando as suas vidas menos restritas e mais agradáveis. Envelhecer não tem que significar fazer menos, para mais informações contacte a Comfort Keepers.

Referencias bibliográficas

Alzheimer’s Association. (2014). 2014 Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimer’s & Dementia, 10(2). Retrieved from http://www.alz.org/downloads/facts_figures_2014.pdf.
Boger, J. and Mihailidis, A. (2011). The future of intelligent assistive technologies for cognition: Devices under development to support independent living and aging-with-choice. NeuroRehabilitation 28, 271–280. DOI 10.3233/NRE-2011-0655. Retrieved from http://eecs.wsu.edu/~cook/gt/hw/boger.pdf.
Leibs, A. (n.d.). Trekker Breeze talking GPS. Retrieved from http://assistivetechnology.about.com/od/ATCAT1/p/Trekker-Breeze-Talking-Gps-Handheld-For-Blind.htm.
National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion. (2013). The State of Aging and Health in America 2013. http://www.cdc.gov/features/agingandhealth/state_of_aging_and_health_in_america_2013.pdf.
National Institutes of Health: Senior Health. (n.d.). Exercise: Benefits of exercise. Retrieved from http://nihseniorhealth.gov/exerciseforolderadults/healthbenefits/01.html.
OpenRouteService. (n.d.). Intro. Retrieved from http://www.openrouteservice.org/contact.php#Intro.
Reece, M.E. (April 2000). Global Positioning System. Retrieved from http://infohost.nmt.edu/~mreece/gps/history.html.
VisionAware. (n.d.) Sailing and Boating After Vision Loss. Retrieved from http://www.visionaware.org/info/everyday-living/recreation-and-leisure/sports-and-exercise/sailing-and-boating/1235.