Manter a boca saudável

Recuando-se apenas 60 anos, presumia-se na altura que os idosos certamente iriam perder todos os seus dentes, sendo isto parte do envelhecimento. Hoje sabe-se que uma boca saudável é uma premissa extremamente importante, sendo que manter os dentes permanentemente é uma expectativa realista.


Com a adoção de simples hábitos saudáveis, pode-se desfrutar de um bom sorriso a vida toda. À medida que se envelhece, as necessidades ao nível dos dentes podem alterar-se, sendo que as caries e desgaste têm uma maior prevalência. Bactérias pouco saudáveis na boca, podem prejudicar os dentes e gengivas, mas estar também estar associadas a doenças graves. Através da escovagem dos dentes diária, visitando o dentista regularmente, pode-se manter a boca livre de doenças e os dentes fortes. Igualmente se consegue despistar quaisquer mudanças que possam ocorrer na boca, através da verificação de alguns fatores à medida que se envelhece.
Gengivite. Doença que afeta pessoas de todas as idades, mas tem mais prevalência em indivíduos com mais de 40 anos. São vários os fatores que podem aumentar exponencialmente o desenvolvimento de gengivite, incluindo uma dieta pobre, higiene oral inadequada, doenças como diabetes ou cancro, e fatores ambientais como o stresse e o tabaco.
Mas existem passos simples para diminuir o retraimento das gengivas e a gengivite:
·         Uso de uma escova de dentes suave;
·         Uso de pasta dentífrica rica em fluor;
·         Uso de fio dental para a remoção mais profunda da placa bacteriana que se forma junto aos dentes;
·         Ter atenção à medicação que pode afetar as gengivas:
·         Fazer checkups regulares no dentista, prevenindo assim complicações mais graves que possam surgir ao nível das gengivas.
Boca seca. Está é uma afeção comum à medida que se envelhece. Vários tipos de medicamento ou patologias causam secura na boca, por isso, muitas vezes este sinal é ignorado até ser tarde e provocar danos. Boca seca é um efeito secundário de mais de 500 medicamento. Nestes fármacos incluem-se, medicamentos para as alergias, pressão arterial colesterol, dor, ansiedade ou depressão, Parkinson e Alzheimer. A redução de humidade na boca pode causar cárie dentária. Os dentistas podem recomendar tratamentos para restaurar a humidade na boca.
Alguns tratamentos para a boca seca que visam o restauro da humidade:
·         Uso de hidratantes não sujeitos a receita médica: Incluem-se sprays e soluções orais.
·         Beber agua: Ter sempre uma garrafa com agua e beber de forma consistente antes de sentir sede.
·         Mascar chiclete sem açúcar: isto ajuda na produção de saliva natural.
·         Usar um humidificador: manter a casa com uma humidade confortável, especialmente à noite.
·         Uso de um verniz ou gel dental: o médico dentista pode aplicar estes protetores nos dentes para prevenir cáries.
A saúde dos dentes é importante em todas as idades, mas à medida que se envelhece, as necessidades tornam-se mais específicas. É importante relembrar que se pode parar ou prevenir afeções como gengivite ou boca seca, através de uma vigilância constante nas mudanças que ocorrem na boca e adotando hábitos de higiene oral. Na Comfort Keepers ajudamos os seniores a manter hábitos saudáveis, controlo de medicação, cuidados de higiene, ou algum cuidado extra que seja necessário. O objetivo da Comfort Keepers e poder dar conforto e qualidade de vida aos nossos seniores nas suas casas.
Bibliografia
“Adults Over 60.” Mouth Healthy. American Dental Association. Web. 2014.  
“Oral Health for Seniors.” Colgate Oral Care Center. Web. 2010. Prince, Mary.

“Oral Care for Elderly and Disabled.” Oral Health America: Tooth Wisdom. Web. 2013.