Mitos da Diabetes: Separar os factos da ficção

Quando se trata da Diabetes, existem muitos mitos que se sobrepõem aos factos.

Ficam alguns mitos mais comuns sobre a Diabetes – e os factos quem podem surpreender.
Mito: “Ter diabetes não é assim tão grave!”
Facto: A diabetes causa mais mortes por ano que o cancro da mama e SIDA combinados, esta doença duplica a probabilidade de se ter um ataque cardíaco.
Mito: “Pessoas com excesso de peso desenvolvem diabetes tipo II”
Facto: O excesso de peso é um factor de risco, mas a história familiar, etnia e idade também têm peso. A maioria das pessoas com excesso de peso nunca vai desenvolver diabetes tipo II, sendo que muitas doentes de diabetes estão dentro do peso considerado saudável, ou apenas um pouco acima do peso recomendado.
Mito: “Comer muito açúcar causa diabetes.”
Facto: A diabetes tipo I é genética e são ainda desconhecidos os fatores que desencadeiam o aparecimento da doença, enquanto que a diabetes tipo II é causada por factores genéticos e estilos de vida pouco saudáveis. No entanto a investigação mostrou que o consumo de bebidas açucaradas (refrigerantes, bebidas energéticas desportivas, chás doces e bebidas de fruta com adição de açúcar) está ligado ao aparecimento de diabetes tipo II. Estas bebidas aumentam a glicose no sangue, sendo que cada dose pode ter centenas de calorias. Uma única lata de 33cl pode conter cerca de 150 calorias e 40 gramas de hidratos de carbono – o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar. Se consumidos como parte de um plano de refeições saudáveis, ou combinados com exercício, doces e sobremesas podem ser consumidos por pessoas com diabetes. O doseamento correto é importante, pelo que o profissional clinico de ser consultado para definir corretamente as doses saudáveis.
Mito: “Alimentos especialmente desenvolvidos para diabéticos devem ser consumidos apenas por pessoas com a doença.”
Facto: As pessoas com diabetes beneficiam muito ao fazerem um dieta saudável, como qualquer pessoa. Refeições equilibradas, com uma grande presença de cereais integrais, frutas e vegetais, com uma quantidade limitada de gordura e açúcar refinado. Alimentos para diabéticos e dietéticos não têm nenhum beneficio em especial. A maior parte eleva na mesma a glicose no sangue, são mais caros, podendo em alguns casos ter mesmo um efeito laxante, quando contêm álcoois de açúcar.
Mito: “Pessoas com diabetes devem evitar alimentos ricos em amido.”
Facto: Alimentos ricos em amido podem ser parte de um plano alimentar saudável, a chave está no controlo das doses. Pão integral, cereais, massas, arroz e vegetais ricos em amido, como as batatas, ervilhas e milho são bons para as refeições e lanches. As doses para plano alimentar devem ser indicadas por um profissional, como o médico ou nutricionista.
Mito: “As pessoas com diabetes estão mais propensas a doenças (constipações, gripe entre outras)”
Facto: Não é mais provável um diabético desenvolver uma constipação ou outra doença só porque tem diabetes. Estes devem efetivamente ter o cuidado de anualmente tomar a vacina da gripe. Qualquer doença podem dificultar o controlo da diabetes, estando estes doentes mais propensos a desenvolver complicações graves.
Mito: “Quando se desenvolve diabetes tipo II, é necessário começar a utilizar insulina.”
Facto: Para a maioria das pessoas, diabetes tipo II é uma doença progressiva. Quando diagnosticada pela primeira vez, muitos doentes mantêm  os seus níveis de glicose saudáveis através de dieta e medicação oral. Mas com o tempo, o corpo irá gradualmente produzir menos insulina, a medicação oral poderá já não ser suficiente para manter os níveis de glicose em valores saudáveis.
Mito: “O doente sabe que tem diabetes pelos sintomas. ”
Facto: Alguns doentes com diabetes tipo II têm sintomas tão leves que passam despercebidos. De facto, 1 em cada 11 adultos têm diabetes, sendo que 1 em cada 4 não sabe que tem a doença. Seguem algos sintomas típicos da diabetes:


·   Urinar frequentemente
·   Sensação frequente de sede
·   Sensação de fome, mesmo durante as refeições
·   Formigueiro, dor ou dormência nas mãos/ pés ( Tipo II)
·                  Fadiga extrema
·                  Visão turva
·                  Cortes / contusões que demoram a cicatrizar
·                  Perda de peso, mesmo fazendo uma alimentação normal ( Tipo I )


Importante: Diagnostico precoce e tratamento podem diminuir o risco de desenvolver complicações.
Comfort Keepers pode ajudar. Os Cuidados Interativos mantêm os seniores ativos social e fisicamente nas suas tarefas de vida diária, promovendo uma vida independente. Os nossos cuidadores podem igualmente ajudar a manter uma dieta e estilos de vida saudáveis. Para mais informações contacte ainda hoje a Comfort Keepers. 

Referências

American Diabetes Association. “Diabetes Myths”. Web. 2015.

Prevention.com. “7 Diabetes Myths to put to Rest Once and for All”. Web. 2016.