Modificar os hábitos alimentares para a saúde e independência


Para os seniores que querem envelhecer em suas casas, adotar boas práticas alimentares poderá ser um fator fundamental na garantia de que os seus anos finais são mais prazerosos e com independência.
Infelizmente, para muitas pessoas, anos de más opções começam a ter as suas consequências, isto resulta num aumento de risco de doenças crónicas, incapacidades, mobilidade reduzida e comprometimento cognitivo. A boa notícia é que nunca é tarde para os seniores modificarem os seus hábitos alimentares, e diminuindo ou revertendo o risco de muitas doenças evitáveis e incapacidades. Tudo o que é necessário é um pouco de motivação.
Embora em geral as necessidades nutricionais dos idosos não sejam diferentes dos adultos mais jovens, as suas necessidades de calorias são reduzidas e a sua capacidade para absorver nutrientes pode ser afetada por alterações fisiológicas. Isto significa que precisam de uma dieta rica em nutrientes, para obter uma alimentação com poucos ou sem deficits e ao mesmo tempo sem ganho acentuado de peso. Muitos idosos ingerem mais calorias que o necessário, isto tem um impacto significativo na saúde. Em 2010, mais de um terço dos idosos eram obesos (em comparação com apenas 19% em 2002 e 12% em 1990), esta percentagem pode mesmo crescer com o aumento da população sénior. No outro extremo aparecem os idosos mais velhos têm uma ingestão alimentar inadequada, o que pode levar à fragilidade, osteoporose, quedas e fraturas.
Muitos idosos entendem as recomendações para uma alimentação saudável, mas mostram falta de motivação na hora de as adotar. Um estudo mostrou que, indivíduos que estão apenas a equacionar o início de mudanças saudáveis, podem ser realmente motivados através do conhecimento dos benefícios específicos obtidos com a mudança de hábitos alimentares. Para os indivíduos mais motivados em mudar, um “como fazer”, através da demonstração de técnicas para o alcançar de objetivos teve um impacto maior. Em geral, os melhores resultados advêm da adaptação e abordagem específica da motivação, riscos e comportamento dos indivíduos.
Estudos também mostraram que o apoio aos seniores à medida que estes fazem modificações nas suas dietas pode fazer a diferença. Aconselhamento médico tem impacto, mas a família e os amigos podem motivar os adultos seniores ainda mais, especialmente, porque estes têm um conhecimento mais abrangente dos gostos pessoais e culturais dos idosos. Isto é muito importante pois os hábitos alimentares são específicos de cada pessoa, relacionando-se mesmo com a sua identidade.
Nos idosos que não ingerem alimentos suficientes, simplesmente garantir o acompanhamento durante as refeições pode fazer uma diferença significativa. Quando as pessoas comem sozinhas tendem a estar menos propensas a cozinhar para si, tendem a comer menos. Com lembretes regulares contendo o que devem comer e quando, pode ajudar a melhorar a ingestão nutricional dos idosos. Quando a família e amigos não podem estar disponíveis, os idosos podem beneficiar de um cuidador profissional que irá auxiliar com o planeamento e preparação das refeições, e fazer companhia. Cuidadores profissionais podem ajudar igualmente a monitorizar o que o idoso está a comer passando essa informação à família.
Uma mudança de hábitos gerais pode ter impacto positivo nos seniores, diminuindo o risco de doenças crónicas, melhorando o funcionamento cognitivo, reduzindo a taxa de dependência e os custos dos cuidados médicos. Para mais informações acerca de como os cuidados domiciliários podem ajudar os idosos a satisfazer as suas necessidades nutricionais, contacte ainda hoje o seu escritório local da Comfort Keepers®.

Bibliografia
Center for the Advancement of Health. (March 2006). A new vision of aging: Helping older adults make healthier choices. Issue Briefing No. 2.
http://www.ncoa.org/improve-health/center-for-healthy-aging/content-library/NewVisionAging_HealthierChoices.pdf.
Culross, B. (2008). Gerontology update: Nutrition: Meeting the needs of the elderly. ARN Network. Retrieved from http://www.rehabnurse.org/pdf/GeriatricsNutrition.pdf.
Fakhouri TH, Ogden CL, Carroll MD, et al. (2012). Prevalence of obesity among older adults in the United States, 2007-2010. NCHS data brief, no 106, National Center for Health Statistics. http://www.cdc.gov/nchs/data/databriefs/db106.htm.

Locher, J.L. and Sharkey, J.R. (April 9, 2009). An ecological perspective on older adult eating behavior. In C.W. Bales and C. S. Ritchie (Eds.). Handbook of clinical nutrition. (pp. 3-17). New York, NY: Humana Press.