Opção, envelhecer em casa!

Muitas famílias desconhecem as opções disponíveis quando se considera o cuidado aos seniores. Quando os idosos começam a evidenciar dificuldades com certas tarefas diárias, as famílias tendem a interpretar isto como um invento fracturante, que levará a uma institucionalização rápida.


Esta premissa não é de todo verdadeira, sendo que não será a institucionalização a única resposta a considerar, nem a apropriada a todos os idosos. Hoje, o mercado moderno de cuidados a seniores, com as suas novas tecnologias de acompanhamento, tornam possível para os idosos viver em suas casas, com segurança e assistência.

Porque é isto importante? Um estudo mostrou que 90% dos idosos prefeririam permanecer nas suas casas durante o envelhecimento, temendo mesmo a possibilidade de ir para um lar de idosos. As razões são compreensíveis envelhecer em casa tem muitos benefícios.
Os idosos que permanecem nas suas casas enquanto envelhecem, desfrutando da comunidade onde sempre viveram, junto dos seus amigos e familiares têm benefícios tanto emocionais como sociais, estes têm uma rede de apoio já estabelecida. No geral, a qualidade de vida é melhor quando os idosos são o mais independentes possível, e têm uma participação ativa nas suas comunidades. Permanecer em casa evita igualmente o stresse de deslocação e a habituação a novos ambientes, outra vantagem de permanecer em casa é ser efetivamente mais barato que optar pela institucionalização.
Para além disto, muitos dos idosos que são institucionalizados, poderiam viver em perfeitas condições nas suas casas, apenas com algumas modificações em casa e assistência nas atividades da vida diária. Famílias que têm de arranjar soluções de cuidados para os seus seniores, podem não entender que a assistência nas atividades da vida diária, não é fornecida automaticamente quando o idoso se transfere para um lar ou residência assistida. Estes são normalmente serviços extra, sendo que receber apoio em casa pode ser mais rentável que receber apoio em ambiente institucional.
Para os idosos que desejam permanecer em suas casas, integrados no seu ambiente social, são variadas a opções ao seu dispor. Os cuidados domiciliários, podem ser uma solução viável e económica para quem necessita de assistência para manter a sua independência e permanecer inserido na sua comunidade. À medida que as necessidades dos seniores vão mudando, os cuidados em casa conseguem adaptar-se a essas mudanças, providenciando mais auxilio e serviços que assegurem a sua segurança e saúde. Para mais informações de como os cuidados domiciliários podem ajudar, contacte ainda hoje o seu escritório Comfort Keepers.   
Bibliografia

American Association of Retired Persons. (2011). Aging in place: A state survey of livability policies and practices. Retrieved from http://assets.aarp.org/rgcenter/ppi/liv-com/ib190.pdf. Crary, D. (November 21, 2011). Aging in place: A little help can go a long way. USA Today. Retrieved from http://usatoday30.usatoday.com/news/health/story/health/story/2011-11-21/Aging-in-place-a-little-help-can-go-a-long-way/51330714/1. Genworth Financial. (2014). Genworth 2014 cost of care survey. Retrieved from https://www.genworth.com/dam/Americas/US/PDFs/Consumer/corporate/130568_032514_CostofCare_FINAL_nonsecure.pdf. U.S. Department of Housing and Urban Development. (Fall 2013). Measuring the costs and savings of aging in place. Retrieved from http://www.huduser.org/portal/periodicals/em/fall13/highlight2.html. - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/aging-in-place/cost-effective-options-for-aging-in-place#sthash.bU2uCTfs.dpuf