O impacto positivo das redes sociais nos seniores

Generalizar que os mais velhos não são capazes de lidar com a tecnologia pelas perdas cognitivas, é errado, os idosos estão cada vez mais a migrar para a utilização das redes sociais na internet.

Na verdade, as redes sociais mais populares a nível mundial, como o Facebook ou o Twitter, observam um aumento de utilizadores na população com mais de 65 anos.

Seniores beneficiam social, mental e fisicamente

A população mais velha, com experiencias positivas ao nível das redes sociais, apresenta reações semelhantes à euforia. Um estudo da Associação Americana de Psicologia (APA) evidenciou que, em idosos que passaram tempo em redes sociais, estavam mais propensos em participar em atividades que beneficiam as sua saúde, tais como cozinhar refeições saudáveis, ou dicas de como fazer a lide de casa mais facilmente. Este estudo mostrou ainda que os idosos apresentavam níveis de pressão arterial mais baixos, menos casos de diabetes, menos hábitos que prejudicam a saúde como tabagismo, depressão ou outras patologias. Esta mudança pode ser atribuída à autoeducação, na adoção de comportamentos  que vão de encontro a hábitos saudáveis mais atuais e eficazes.

As redes sociais mantêm a família unida

O Facebook é particularmente útil em unir os seus utilizadores. Tornas as conversas mais frequentes, diminuindo a distancia entre gerações. Partilha de fotos recentes possibilita aos idosos poderem ver os seus netos e acompanhar mais facilmente o seu crescimento, muito importante quando a família vive longe. As aplicações de mensagens com possibilidade de vídeo conferencia permitem uma boa comunicação em tempo real. Através da partilha de vídeos ou fotos de eventos, existe a possibilidade de reviver boas lembranças.

Família “descansada”

Quando uma família vive separada, pode desenvolver-se stresse e ansiedade pelo desconhecer do estado do familiar. As redes sociais permitem aos idosos e seus familiares uma forma fácil de comunicar, isto é especialmente importante quando o idoso vive sozinho e enfrenta problemas de saúde. Uma queda, estar a adotar uma má alimentação, dormir mal, toma de medicamentos, fazer exercícios, são tarefas em que os cuidadores ou seniores podem ter duvidas. Neste tipo de rede podem obter opiniões, novos conhecimentos, interagindo com pessoas que possam ter os mesmos problemas. 

Envolvimento social e comunitário e sentimento de pertença

Estar integrado é crucial no bem-estar de qualquer idoso. As redes sociais permitem aos mais velhos combinar atividades com amigos fora de casa. Estas permitem igualmente aos idosos com maior grau de incapacidade, impossibilitados de sair de suas casa, sociabilizar “online”, combatendo assim a solidão.

Compras online oferecem conveniência e poupança

Mesmo que o idoso não possa sair de sua casa – devido a limitações físicas, incapacidade para conduzir ou por mau tempo – Este pode sempre fazer compras online, e desfrutar das entregas ao domicilio.

Devem ser tomadas precauções

Como cuidador, deve existir o cuidado em monitorizar as atividades que os seniores desenvolver nas redes sociais. Esta monitorização deve-se ao crescente numero de burlas desenvolvidas na internet. Também devem ser verificados os contatos dos seniores, garantindo que estes são de confiança, especialmente quando são utilizadas salas de chat ou blogs desconhecidos. Também devem de ser monitorizados os movimentos dos cartões e contas usadas para pagamentos na rede, ou verificação de gastos excessivos.

Aprender a usar as redes sociais

Organizações ou associações locais, podem ser boas respostas, sendo estas tendencialmente gratuitas.

A Comfort Keepers, através dos seus cuidadores profissionais, pode ajudar igualmente os seniores a desenvolver a sua capacidade de interagir com as redes sociais.