Os seniores têm maior risco de desenvolver desidratação crónica

Manter-se hidratado pode parecer uma proposição fácil: ter sede, beber. No entanto, especificamente nos idosos, não é assim tão linear. Os idosos apresentam maior risco de desidratação que os adultos mais jovens. 
De facto, um estudo mostrou que, até 48% dos idosos estavam desidratados quando deram entrada nas urgências por causa variadas. Na maior parte dos casos, não é óbvio que os idosos estão crónicamente desidratados, este estado pode não apresentar sintomas clínicos, tais como: boca seca; tonturas; fraqueza; dor de cabeça; constipação; ou fadiga.
Porque são os idosos mais vulneráveis? São muitos os fatores. Para começar ao envelhecer o teor de água no corpo diminui. Os seniores não sentem sede com os mais novos, a sua perceção da sede vai diminuindo. Outros fatores incluem:
·         A toma de medicação diurética, que pode provocar perda de agua e sal no corpo.
·         A limitação intencional de ingestão de líquidos, provocada pela incontinência, ou pela vergonha de usar o WC com muita frequência.
·         Problemas de mobilidade, que impedem os idosos de se levantar e obter algo para beber, ou a vergonha por pedir.
·         Doenças cronicas, como a diabetes, podem coloca-los em maior risco de desidratação.
·         Idosos com demência podem esquecer-se de beber.
Os impactos da desidratação podem ser severos. Esta pode afetar a maneira como o corpo metaboliza os medicamentos, tornando-os menos eficazes. Isto pode ser um problema crítico para os idosos que dependem da medicação para a sua saúde e bem-estar.
A desidratação pode também exacerbar outras condições médicas, causar o aparecimento de cálculos renais e infeções do trato urinário, comprometer o sistema imunitário, causar delírios, prejudicar as capacidades cognitivas, causar perda de peso e aumentar o risco de morte.
Familiares, amigos ou cuidadores podem ajudar os idosos a manterem-se hidratados, monitorizando-os constantemente. Normalmente, um adulto deve obter cerca de 2000 mililitros de líquidos por dia, cerca de 8 copos de 250 mililitros de água. A ingestão de líquidos, no entanto pode advir de variadas fontes de alimentos, como sopas, frutas, legumes com alto teor de água, tais como pepinos, aipo cru, tomates crus, melão. Outras formas de garantir que os idosos ingerem os líquidos suficientes incluem:
·         Oferecer regularmente bebidas que sejam do gosto dos idosos;
·         Garantir que a água está ao alcance todo o dia, para que o idoso não tenha de perguntar por ela;
·         Providenciar copos adaptados, palhinhas, para ajudar os idosos que tenham limitações físicas;
·         Oferecer bebidas em doses mais pequenas, com mais frequência, para que não pareça uma obrigação beber uma grande quantidade de cada vez;
·         Minimizar bebidas com cafeina e açúcar, uma vez que estes têm o efeito de aumentar a desidratação.
Contratar um cuidador profissional que esteja familiarizado com as necessidades dos idosos pode ajudar. Cuidadores profissionais podem monitorizar o que o senior está a ingerir, e podem manter os líquidos facilmente acessíveis, ajudando a manter o idoso hidratado. Para saber mais sobre como os cuidados domiciliários podem ajudar, entre em contacto com o seu escritório Comfort Keepers.

Bibliografia
Bennett, J.A., Thomas, V. and Riegel, B. (November 2004). Unrecognized chronic dehydration in older adults: examining prevalence rate and risk factors. Journal of Gerontological Nursing, 30(11), pp. 22-28; DOI: 10.3928/0098-9134-20041101-09. Retrieved from http://www.researchgate.net/publication/8152816_Unrecognized_chronic_dehydration_in_older_adults_examining_prevalence_rate_and_risk_factors Keller, M. (Fall 2010). Defeating Dehydration — Patient Monitoring Is Key. Aging Well, 3(4), p. 24. Retrieved from http://www.todaysgeriatricmedicine.com/archive/110310p24.shtml. Mayo Clinic. (n.d.). Dehydration: Symptoms. Retrieved from http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dehydration/basics/symptoms/con-20030056. Suhr, J.A., Hall, J. Patterson, S.M. and Niinisto, R.T. (May 6, 2004). The relation of hydration status to cognitive performance in healthy older adults. International Journal of Psychophysiology 53, pp. 121 – 125. Retrieved from http://www.researchgate.net/profile/Stephen_Patterson/publication/8498454_The_relation_of_hydration_status_to_cognitive_performance_in_healthy_older_adults/links/00b7d524daf6e3869d000000.pdf. Walker, A. K. (July 23, 2014). The elderly need to take extra precautions to stay hydrated. The Baltimore Sun. Retrieved from http://www.baltimoresun.com/health/blog/bs-hs-expert-elderly-dehydration-20140723-story.html. - See more at: http://www.comfortkeepers.com/home/info-center/senior-health-wellbeing/seniors-at-greater-risk-for-chronic-dehydration#sthash.r6qBFYLD.dpuf