Os seus ossos vão agradecer-lhe

Os seus ossos estão vivos – são um tecido vivo. Quando se é jovem em fase de crescimento facilmente o corpo recuperará de uma fratura. A partir dos trinta anos de vida, a massa óssea para de aumentar iniciando-se a perda óssea.    


O objetivo para a saúde óssea, deve ser, manter o máximo possível de massa óssea durante a vida. É importante agir o mais cedo possível na prevenção da perda de massa óssea, para isso é crucial estar atento aos sinais de alarme, podem ser o aviso de uma doença grave.
Nas mulheres, a perda de massa óssea, acelera nos anos após a menopausa, tendo depois um abrandamento, existindo ate ao fim da vida. Nos homens, a perda de massa óssea existe, mas acontece mais lentamente. 
Osteoporose
A palavra “osteoporose” significa literalmente “osso poroso”. Se a perda óssea aumenta significativamente, pode ser sinal de osteoporose, esta doença enfraquece os ossos ao ponto de estes se tornarem quebradiços com pequenos impactos. Os doentes com osteoporose são mais vulneráveis a fraturas no fémur, coluna e punho. No entanto qualquer osso é vulnerável.
A osteoporose é uma doença silenciosa, esta desenvolve-se assintomaticamente por um longo período de tempo. Muito doentes não sabem da osteoporose, até que uma pequena queda ou tensão provoca uma fratura. Estas fraturas podem ter recuperações demoradas e provocar incapacidades repentinas.
Diagnóstico
Um teste de densidade óssea pode revelar a saúde dos ossos. Sendo a osteoporose de difícil diagnostico, o médico pode sugerir um teste, a densitometria óssea. Este teste pode fornecer informações e ajudar na avaliação do risco de fraturas, isto facilita na criação de um plano, por parte do médico, para manter os ossos saudáveis e com menos risco de fratura.
Manter os ossos fortes
As fraturas e a perda óssea são evitáveis. Pode-se ajudar o corpo a manter os ossos saudáveis e reduzir a perda óssea, através de simples ações. Independentemente da idade, a saúde óssea é importante, e iniciando hoje a prevenção, podem-se construir ossos mais fortes por mais tempo.
·         Comer proteínas ­ Os seniores tendem a ingerir menos proteínas do que o necessário. Para manter os ossos saudáveis, 80 gramas de proteínas diariamente é o recomendável.
·         Exercício – Os ossos, articulações e músculos são mais fortes em pessoas fisicamente ativas. Exercícios que utilizem levantamento de peso, realizados 3 vezes por semana, podem ajudar na saúde óssea. Caminhar, levantamento de pesos leves, jogar ténis ou dançar, são exemplos de exercícios de levantamento de peso. Realizar exercícios de fortalecimento e equilíbrio, como a yoga ou hidroginástica, são igualmente importantes. Este tipo de exercício pode ajudar na prevenção de quedas, causadoras frequentes de fraturas ósseas. Antes de iniciar qualquer atividade física regular, consulte o seu médico.
·         Vitamina C – Um estudo recente, da Sociedade Americana da Investigação Mineral e dos Ossos, mostrou que os seniores com mais ingestão de vitamina C apresentam um risco mais baixo de fraturas, cerca de 50%.
·         Cálcio – Em qualquer idade, o cálcio é importante para a resistência e saúde dos ossos. Para as mulheres com mais de 50 anos, a dose recomendada de cálcio ingerido diariamente situa-se nas 1200mg. Nos homens as necessidades são de 1000mg, nas idades entre os 51 e 70 anos, passado para as 1200mg após essa idade. Alimentos ricos em cálcio são a melhore fonte deste mineral. Refeições diárias com pouca gordura, peixe e vegetais verdes. Verifique os rótulos dos sumos de fruta, do pão e cereais para encontrar os que possa fornecer mais cálcio à alimentação.
·         Vitamina D – É a principal responsável pela absorção do cálcio no corpo. O corpo normalmente terá a capacidade de produzir toda a vitamina D que necessita, isto se existir uma exposição ao sol de 10 a 15 minutos duas vezes por semana. A vitamina D encontra-se igualmente em alguns alimentos, como ovos, peixes gordos, produtos lácteos reforçados com vitamina D. Em casos de défice de vitamina D é sempre necessário a supervisão médica.
Manter os ossos fortes é essencial em qualquer idade. Nunca é tarde para cuidar da saúde dos seus ossos. Existem varias formas simples para reforçar a saúde dos ossos, e prevenir a perda de massa óssea. Na Comfort Keepers somos especialistas em ajudar os nossos clientes a manterem-se saudáveis e ativos. Trabalhamos consigo para criar um plano que encaixe no estilo de vida, nível de atividade e interesses dos seniores. Contacte-nos ainda hoje para saber de que forma a podemos proporcionar uma vida mais saudável e com mais qualidade para os seniores.

Bibliografia

Facts and Statistics.” International Osteoporosis Foundation: Data and Publications. Web. 2015. Lasalandra, Michael.

“Seniors Can Prevent Bone Loss, Fractures.” Beth Israel Deaconess Medical Center. Web. 2011.


“What is Osteoporosis?” NIH Senior Health: The Department of Health and Human Services. Web. 2015.