Osteoporose: O papel do cálcio e vitamina D, alimentação recomendada

Osteoporose é uma doença comum que torna os ossos quebradiços, levando a um aumento do risco de fraturas. 


A osteoporose desenvolve-se quando os ossos perdem minerais, como o cálcio, mais rapidamente que o corpo os consegue substituir, causando uma perda de densidade ou massa do osso.
Em estados mais avançados esta doença pode conduzir a fraturas. À medida que os ossos se tornam menos densos, até mesmo uma pequena queda pode levar a uma fratura grave. Qualquer osso pode ser afetado pela osteoporose, mas os locais mais comuns são a anca, a coluna e o punho. As fraturas na coluna vertebral advindas da osteoporose podem resultar em perda de altura ou alterações na postura.
A osteoporose geralmente é assintomática até que ocorra uma fratura, sendo mesmo apelidada de “doença silenciosa”. As fraturas podem levar às dores crónicas, perda de independência, incapacidade e morte prematura – uma boa gestão da saúde óssea deve ser uma prioridade.
Para ossos saudáveis, é importante comer alimentos ricos em cálcio, assim como fazer exercício. Ingerir bastante cálcio é uma boa estratégia para ajudar a fortalecer os ossos em qualquer idade. Normalmente temos consciência que produtos lácteos, como leite, queijo e iogurtes fornecem cálcio. Mas existem mais alimentos ricos em cálcio: espinafre, couve, quiabo, alguns tipos de peixe como sardinhas, salmão, perca ou a truta – e alimentos que são fortes em cálcio, como sumo de laranja, aveia e cereais de pequeno almoço. O leite de amêndoa deve ser igualmente considerado, uma vez que tem o dobro do cálcio do leite de vaca. Caso a dieta não forneça uma dose de cálcio suficiente, será importante tomar uma suplemento de cálcio.
Mas afinal quanto cálcio é que necessitamos? Mulheres até aos 50 anos devem tomar uma dose diária de 1000mg de cálcio, enquanto que mulheres com idade superior necessitam 1200mg. Para os homens a DDR é de 1000mg por dia, sendo que em idades superiores a 70 anos esta deve de subir até às 1200mg.
Não esquecer a vitamina D. O nosso corpo necessita da vitamina D para absorver o cálcio. Sem existir suficiente vitamina D não vai haver uma produção adequada da hormona calcitriol (conhecida como “ativo de vitamina D”). Este défice irá provocar uma insuficiente absorção de cálcio a partir da dieta. Nesta situação, o corpo vai obter este mineral através das suas reservas no esqueleto, iniciando-se assim o enfraquecimento do esqueleto e impedindo a formação de novo tecido ósseo forte. A vitamina D pode ser obtida de três formas: através da exposição ao sol, a partir de suplementos e da alimentação.
Os alimento mais ricos em vitamina D incluem: peixes gordos, como o atum e salmão, gema de ovo. Os alimentos fortes em vitamina D são os produtos lácteos, sumo de laranja, leite de soja e cereais.
Serão o cálcio e a vitamina D suficientes?  Para as pessoas diagnosticadas com osteoporose (incluindo os doentes que já tenham sofrido fraturas), uma dieta equilibrada, rica em cálcio e vitamina D, representa apenas uma parte do programa de prevenção da osteoporose. Esta estratégia poderá não ser suficiente na paragem da perda óssea, causada pelo estilo de vida, medicamentos ou menopausa. O tratamento da osteoporose necessita de um seguimento médico próximo, sendo que um tratamento farmacológico pode ser necessário para alguns casos, além da dieta e exercício físico.
A Comfort Keepers pode ajudar.  Os nossos cuidadores podem ajudar a monitorizar o sénior sobre o seu estado de saúde, promovendo estilos de vida saudáveis . A abordagem de cuidados interativos insere os seniores física, emocional, mental e socialmente – fornecendo um tipo de cuidados seguros, com base numa alimentação saudável onde as atividade da vida diária são realizadas ativamente.

Referencias

National Osteoporosis Foundation. “A Guide to Calcium Rich Foods”. Web. 2015.
National Institutes of Health (NIH) Osteoporosis and Related Bone Diseases National Resource Center. “What is Osteoporosis?” Web. 2016.

WebMD. “Top Foods for Calcium and Vitamin D”. Web. 2014.