Preparação para cirurgia de substituição articular

A substituição articular apresenta-se como uma decisão séria em qualquer família. São muitos os fatores que podem afetar o período de recuperação, e cada um desses fatores requermuita energia e dedicação.


Atualmente o nível de saúde e atividade global, são mais importantes que a idade, ao estimar a taxa de sucesso de uma cirurgia de substituição articular, visando preparar o corpo e a mente para a viagem que é a recuperação. A boa noticia é que as cirurgia modernas de substituição articular têm altos níveis de sucesso, aumentando significativamente a qualidade de vida dos doentes. Embora a recuperação leve tempo, e recuperar força exija paciência e esforço, a substituição articular devolve a capacidade de movimento nas articulações, assim como um alivio grande da dor.
Uma vez tomada a decisão de fazer a cirurgia entre o médico e o paciente, inicia-se o processo de preparação física e emocional para a intervenção e sua recuperação. Ao mesmo tempo o médico irá requerer uma série de exames para avaliar a probabilidade de sucesso da intervenção.
Preparar a casa
Planificar antes da cirurgia facilitará as tarefas do dia-a-dia e reduzirá o stress. Organizar a casa através da criação de um sistema de apoio irá facilitar a cura assim como encurtará o tempo de recuperação. Algumas recomendações:
·         Saber o que esperar. Conheça o plano do médico e a experiencia que este tem neste tipo de intervenção. Peça folhetos e outras publicações para ajudar na preparação, durante e no após cirurgia.
·         As tarefas e compromissos domésticos devem de ser assegurados por outras pessoas nas primeiras semanas. Este poderá ser um cuidador familiar, amigo, ou cuidador profissional.
·         Certifique-se que as saídas para tratamentos e consultas são organizadas previamente.
·         Crie uma “estação de cura” em casa. Coloque junto ao paciente o comando da televisão, radio, telefone, medicação, lenços de papel, caixote do lixo, água.
·         Coloque os artigos de utilização diária ao nível do braço, evitando assim movimentos de extensão e flexão.
·         Mantenha a cozinha bem abastecida e prepare a comida com antecedência, como refeições congeladas ou sopas que podem facilmente ser aquecidas.
Preparação com o médico
Antes da cirurgia, existirá uma avaliação pré-operatória. A equipa medica consultará o plano cirúrgico e identificará possíveis complicações. Esta avaliação ajudará no sucesso da operação:
·         Exames de pré-admissão. Estes podem incluir exames físicos, questionários de estilo de vida e saúde, exames sanguíneo exaustivo para despiste de diabetes, anemia, teste de coagulação, exames renais, hepáticos, e ao pâncreas. Pode ser realizado um ECG para avaliar a saúde do coração.
·         Ajustes na medicação. Se um paciente já toma medicação, o médico pode querer fazer ajustes na prescrição. Podem existir novas prescrições, incluindo anticoagulantes. Uma vez que um dos principais riscos numa cirurgia são as infeções, os antibióticos podem ser prescritos para melhorar as defesas.
·         Imagiologia. O médico vai analisar radiografias, e eventualmente, solicitar uma ressonância magnética para compreender plenamente a condição articular. Este tipo de diagnóstico irá ajudar na definição do plano cirúrgico e ajustar perfeitamente a nova articulação artificial.
·         Fisioterapia. O médico ou o fisioterapeuta podem ajudar nos exercícios de fortalecimento muscular. A investigação mostra, que pacientes que iniciam a terapia física de fortalecimento muscular ainda antes da cirurgia apresentam uma recuperação mais rápida.
Recuperar demora o seu tempo. O doente pode ter dores, desconforto e frustração pelas suas limitações. É importante recolher literatura que possa dar algumas dicas de como recuperar com sucesso de uma intervenção de substituição articular, assim como falar com pacientes que tenham feito uma cirurgia igual. O foco deve incidir na recuperação e no regresso as atividades do dia-a-dia.
Na Comfort Keepers, trabalhamos para que os nossos clientes possam ter ambientes seguros, saudáveis antes e após hospitalização. Quer se trate de apenas algumas horas de apoio, ou de um acompanhamento integral, seremos sempre uma mão amiga que oferecer mais qualidade à vida e com menos stresse. Uma substituição articular devidamente planeada pode levar a uma recuperação mais rápida e com mais qualidade de vida.

Bibliografia
Greengard, Samuel. “Before Total Knee Replacement Surgery,” Healthline. Web. Apr 30, 2012.
Lai, Katie. “Social Experience Seen to Influence Joint Replacement Decisions.” National Institute on Health. Web. 2003.

“Hip Replacement: How to Prepare and What to Expect.” National Institute of Arthritis and Muscoskeletal and Skin Diseases. Aging Care LLC. Web. 2015.