Preparar os seniores para fenómenos extremos

Com a mudança das estações é importante avaliar se a família está preparada para emergências.


Quando se cuida de uma pessoa mais velha, pode ser necessário ajudar essas pessoas em situações de emergência. Estudos comprovaram que as pessoas com mais de 50 anos não estão preparadas para enfrentar desastres naturais, isto significa que os cuidadores e familiares vão ter de cuidar deste elemento durante estas emergências. Deste modo as famílias devem de ser pró-ativas e criar os seus próprios planos de emergência.
A população mais velha é sempre mais vulnerável em eventos extremos, sendo que ter uma resposta preparada, hoje, significará menos stresse no futuro.

Faça o seu próprio Kit
Pode acontecer o sénior ter de sobreviver sozinho após uma catástrofe natural. A regra a ter em conta é a dos 3 dias, criar um kit de alimentação de 3 dias, mantendo o seu conteúdo dentro dos prazos de validade. Deve também ser equacionado um kit para ter em casa e um kit de “viagem de emergência”. É extremamente importante que o sénior saiba onde estes kits se encontram e o que contêm.
Itens recomendados para um kit básico:
·       3 dias de alimento não perecível e água (até 3 litros por pessoa);
·      Rádio ou televisão alimentados a bateria ( se possível com baterias extra);
·      Lanterna (com pilhas extra);
·      Kit de primeiros socorros;
·      Artigos de higiene e desinfeção (toalhitas húmidas e papel higiénico);
·      Fosforas, velas e um recipiente à prova de água;
·      Roupa extra;
·      Cobertores;
·      Utensílios de cozinha básicos e um abre latas;
·      Ferramenta multiusos, como um canivete suíço;
·      Dinheiro e moedas;
·      Apito para pedir ajuda;
·      Medicamentos;
·      Utensílios médicos (incluindo aparelhos auditivos com baterias, oxigénio e cadeira de rodas);

Mantenha a sua lista
Junto ao seu kit de emergência, os seniores podem necessitar de mais itens para se organizarem e ficar seguros. Para os ajudar deve ser criada uma lista de itens e informações, que estes possam recorrer em caso de emergência.
Esta lista pode incluir:
·      Nomes e dose de toda a medicação;
·      Local e nome dos médicos juntamente com os contactos telefónicos destes;
·      Local e nome das farmácias juntamente com os contactos telefónicos destes;
·      Instruções de cuidados especiais casos o sénior não consiga comunicar;
·      Contactos de emergência da família e amigos;
·      Grupo sanguíneo;
·      Duplicados dos documentos importantes incluindo passaporte, carta de condução, cartão de cidadão, testamentos, escrituras, e informação de seguros (esta documentação deve ser mantida num local seguro);
·      Plano de assistência de cuidados pessoais (se o sénior recebe ajuda de alguma agencia de saúde, saber como esta agencia irá responder e designar plano de back-up para cuidadores);

 Controle o stresse  
Muitos dos fenómenos extremos meteorológicos têm aviso prévio, ajuda na preparação, mas também na preocupação. Com o aproximar de uma possível situação de emergência, as pessoas mais velhas tendem a isolar-se e entrar em stresse. Ter uma plano de emergências e os respectivos kits, pode ajudar a minimizar estes impactos através de uma maior sensação de segurança:
·      Manter as rotinas típicas, padrões de refeições e sono normal o máximo que seja possível,
·      Minimizar o falar sobre o desastre, evitar os noticiários de noticias 24h sobre a crise;
·      Procure passatempos e atividades positivas para passar o tempo.
Os idosos podem igualmente querer ajudar ou prestar assistência a outra pessoas, esta será uma boa estratégia para mostrar os seus pontos fortes e resiliência. Além disso mante-los ativos em tarefas de auxilio, ajudará a aliviar a preocupações e dos sentimentos de desespero.

As famílias e os cuidadores devem de trabalhar em conjunto para ajudar os seniores a ficar em segurança, independentemente da emergência que possa surgir. Na Comfort Keepers® entendemos que os seniores se sentem seguros em suas casas. Iniciar os preparativos hoje permitirá que os seniores se sintam seguros no futuro, com confiança, e que não ficam para trás numa situação de crise. As nossas equipas estão preparadas para implementar planos de emergência e criar soluções em eventos inesperados. Entre em contacto com o seu escritório local para saber como podemos ajudar os idosos a ficarem mais seguros e a manter a vida confortável em casa.