Recuperar de um ataque cardíaco

Um ataque cardíaco, também conhecido como enfarte agudo do miocárdio (EAM), muda a vida dos seniores e dos seus cuidadores.


Felizmente, com o desenvolvimento da cirurgia e cuidados coronários, os idosos que sobrevivem a um ataque cardíaco, conseguem muitas vezes desfrutar de uma vida ativa e saudável durante muitos anos.
O regresso após alta hospitalar de um sénior que tenha sofrido de um EAM apresenta um conjunto de desafios para os cuidadores, o estado do doente vai variar consoante a gravidade e os danos causados ao coração. Idosos com mais de 65 anos podem necessitar de 8 ou mais semanas para uma recuperação total, estando este grupo etário mais propenso a complicações que pacientes mais jovens. Quando um familiar sénior sofre um ataque cardíaco, é essencial compreender as mudanças necessárias para promover uma recuperação bem sucedida.

Combate a depressão. Cerca de um quarto da vitimas vão sentir-se deprimidas, irritadas, e com receios após sofrerem um EAM. Esta é uma situação frequente que se irá normalmente desvanecer com o tempo, à medida que o doente gradualmente regressar às suas atividades rotineiras. Ajuda incentivar o doente a:
·      Ter um sono cuidado, não permitindo situações de sedentarismo onde o doente passa o dia na cama;
·      Retomar os passatempos favoritos;
·      Partilhar sentimentos com a família, amigos, padre, grupos de apoio.
Inicialmente é importante ter algum controlo com as visitas, evitando assim cansaço excessivo provocado pelo constante “entra e sai”.

Retomar a atividade. A primeira semana em casa, o doente pode sentir-se cansado e fraco. Isto deve-se a danos no músculo cardíaco e do repouso absoluto durante o período de internamento. Durante estas primeiras semanas todas as instruções dadas aquando da alta hospitalar, devem ser seguidas escrupulosamente estas geralmente incluem:
·      Vestir-se todas as manhãs, fazendo a higiene pessoal;
·      As atividades de dia-a-dia. Deve ter-se em atenção o nível de cansaço provocado, sempre que seja necessário dividir as tarefas por mais que um dia;
·      Caminhar todos os dias, de acordo com a prescrição médica, isto ajuda igualmente a manter a mente saudável e a recuperar a forma;
·      Voltar gradualmente às tarefas domesticas mais leves (cozinha, jardinagem, lavandaria)
Não levantar peso ou puxar objetos pesados até que as indicações médicas o permitam.

Dieta após ataque cardíaco. Comer uma dieta saudável para o coração é muito importante para prevenir complicações futuras de doença cardíaca. Estratégias para reduzir doenças nas artérias e no coração incluem:
·      Comer mais vegetais, frutas, grãos integrais e legumes;
·      Comer variado e apenas na quantidade recomendada alimentos ricos em proteínas;
·      Escolha bem as calorias a ingerir, em especial as advindas das gorduras, limitando o colesterol na dieta;
·      Usar hidratos de carbono complexos para a energia, em detrimento dos simples.
É importante seguir toda e qualquer restrição imposta medicamente à dieta.

Tomar medicamentos. Possivelmente o passo mais critico em relação à recuperação, a medicação prescrita visa:
·      Prevenir coágulos sanguíneos futuros;
·      Diminuir o tamanho do coração e tornar a recuperação mais rápida;
·      Controlar e diminuir o colesterol;
·  Regular os batimentos cardíacos irregulares, pressão arterial, controlar a angina (desconforto no peito), tratar a insuficiência cardíaca;
O medico responsável pelo acompanhamento deve rever toda a medicação anterior ao EAM. È muito importante saber o nome dos medicamentos, assim como a sua atuação, dosagens corretas, quando toma-los e ter a “farmácia” bem organizada. Qualquer duvida em relação à medicação deve ser questionada ao médico ou farmacêutico.

Mudanças nos estilos de vida. Não existe uma cura para a doença arterial coronária, com o fim de impedir a progressão rápida da doença, devem existir mudanças no estilo de vida provocando uma diminuição na dificuldade de funcionamento do coração. Por exemplo:
·      Parar de fumar, uma vez que esta atividade está diretamente ligada ao aumento de risco de EAM e suas complicações;
·      Baixar os níveis altos de colesterol. Ter um plano alimentar com baixo teor em gordura. Quando a alimentação controlada não for suficiente é importante fazer tratamento farmacológico.
·      Controlar os diabetes através da dieta, exercício e medicamentos.
·      Seguir um plano de exercícios para melhorar a energia e saúde em geral. Consultar sempre primeiro o médico antes de iniciar um plano de exercício físico.
·      Controlar o stresse e a fúria com atividades como a yoga ou uma boa gestão de tempo.
Fazer check-ups regulares ao coração. Deve ser feita uma consulta médica de quarto ou a casa seis semanas após alta hospitalar, controlando sempre o processo de recuperação. O médico pode igualmente recomendar a adoção de um plano de recuperação cardíaca num ambiente de supervisão médica.

A Comfort Keepers pode ajudar. Os Cuidados Interativos mantêm os seniores ativos social e fisicamente nas suas tarefas de vida diária, promovendo uma vida independente. Contacte ainda hoje a Comfort Keepers da sua área de residência e saiba como o podemos ajudar no processo de recuperação do seu familiar.
Referências
American Heart Association. “Heart Attack Recovery FAQs”. Web. 2015.
Cleveland Clinic. “Heart Attack Recovery”. Web. 2015.

AgingCare.com. “Changes to Make in Your Life After a Heart Attack”. Web. 2015.