Reduzir o risco de pneumonia em seniores

A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, resultando numa inflamação e redução da circulação num ou em ambos os pulmões. Com a redução da circulação nos pulmões, o oxigénio no sangue baixa.


Os casos de pneumonia podem variar de leve até grave, os idosos são mais  vulneráveis a esta doença que os adultos saudáveis. Quando infectados os idosos demoram mais tempo a recuperar, especialmente os mais frágeis, podendo o tempo de recuperação chegar a alguns meses.
Para os cuidadores é essencial entender como reduzir o risco de pneumonia nos idosos, saber identificar os sintoma logo que estes se manifestam.

Estratégias para reduzir o risco de pneumonia nos idosos:

A higiene frequente das mãos é muito importante. Umas das razões da pneumonia ser tão frequente nos idosos prende-se com esta se disseminar facilmente nos locais onde estes se encontram, como centros de convívio, locais de culto, ou outros locais de sociabilização. Muitos germes e outros microrganismos espalham-se através do toque, sendo que uma boa higiene das mãos vai levar a uma redução significativa da propagação da doença. É uma boa ideia relembrar os idosos de lavar as mãos regularmente, especialmente no inverno. Em casa podem ser colocados sinais nos locais de lavagem de mãos, como lavatórios, para lembrar aos seniores da importância de lavar as mãos e de usar desinfectantes nestas lavagens regulares.
Manter uma higiene bocal é extremamente importante. Lembre os seniores da sua higiene da boca e dentes. A pneumonia pode ocorrer da infeção das gengivas e dentes, assim torna-se essencial escovar diariamente os dentes e usar fio-dental. O uso de elixir oral é igualmente importante.
Imunização é a chave. Os idosos e qualquer pessoa considerada como grupo de risco deve ser vacinada contra a pneumonia bacteriana. É uma vacinação única que pode prevenir ou reduzir a gravidade da pneumonia, pode ser necessário um reforço caso o medico assim o entenda passados 5 anos da primeira vacinação. É igualmente importante vacinar os idosos para outras doenças contagiosas que podem levar à pneumonia, como a gripe.
Falar com os idosos do tabaco. Fumar é uma das principais causas da pneumonia. Aumenta consideravelmente a probabilidade de contrair esta doença pois prejudica a capacidade dos pulmões se defenderem contra infecções. Para de fumar por completo pode ajudar os idosos em situação de risco a defenderem-se da pneumonia.
Incentivar a uma boa saúde. Hábitos saudáveis são fundamentais na prevenção da pneumonia, estes garantem um sistema imunitário forte, essencial para combater as infeções. Ajudar os idosos a ter uma boa alimentação, assim como estimular o exercício e um correto descanso, são factores importantes numa vida saudável.

Conheça os sintomas da pneumonia

A incidência da pneumonia aumenta com a idade, idosos com pneumonia queixam-se menos que os adultos ou os jovens. Deste é extremamente importante conhecer os sintomas de uma pneumonia:
·      Tosse;
·      Dor de peito;
·      Calafrios;
·      Febre;
·      Confusão;
·      Fadiga;
·      Falta de ar;
·      Delírio;
·      Agravamento da confusão crónica;
·      Quedas.
Assim que estes sintomas se manifestem os doentes devem imediatamente ser vistos por um médico. A pneumonia é uma doença séria, deve ser tratada seguindo normas rigorosas.
A Comfort Keepers pode ajudar, os nossos cuidadores, altamente especializados, ajudam os seniores a obter a melhor qualidade de vida possível, na felicidade do seu lar. Os nossos Cuidados InterativosTM mantem os idosos ativos psicologicamente, socialmente e emocionalmente, este modelo de cuidados assenta na segurança, nutrição, mente, corpo, e realização das atividades da vida diária.
Bibliografia
Assisted Living Today. “Pneumonia in the Elderly – Simple Tips for Prevention and Treatment”. Web. 2015.
Oxford Journals: Clinical Infectious Diseases. “Community-Acquired Pneumonia in the Elderly” by Thomas T. Yoshikawa. Web. Medical News Today. “Top 10 Causes of Death in the US”. Web. 2015.

New York Times. Health Guide. “Pneumonia - Adults (Community Acquired)”. Monday, November 2, 2015