Seniores e malnutrição

Com o envelhecimento o corpo humano necessita de menos calorias, mas ao
mesmo tempo de mais proteínas, cálcio, vitamina B entre outros nutrientes.


Infelizmente, parece não haver ainda uma consciência sobre as necessidades alimentares dos seniores, ou como a nutrição desempenha um papel fundamental no bem-estar dos idosos e na sua longevidade.
Os idosos são particularmente suscetíveis à desnutrição, não só por as suas necessidades alimentares serem diferentes dos adultos, mas porque estes tomam medicação variada, têm uma maior prevalência de doenças crónicas, como a diabetes ou doenças cardíacas. Mudanças no paladar, falta de apetite, depressão, ou apenas dificuldade de adaptação às novas necessidades nutricionais, após décadas com os mesmos hábitos alimentares, podem igualmente levar a situações de desnutrição.
9 formas de ajudar os seniores a obter uma nutrição adequada; lembre-se, identificar e tratar problemas nutricionais precocemente promove uma boa saúde, independência e aumento da longevidade. É importante tomar medidas o mais cedo possível para garantir uma boa nutrição aos seniores:
1.     Fale com o médico de família do sénior. Quando um idoso perde peso repentinamente, é importante tentar saber conjuntamente com o clinico responsável as possíveis causas para esta perda. Alterações na medicação pode afetar os mecanismos que controlam o apetite, reduzir ou eliminar restrições que possam haver na dieta pode funcionar, assim como trabalhar com o dentista para tratar qualquer problema oral que possa existir. Peça mais informação ao medico acerca dos problemas nutricionais e suplementos alimentares. Também pode ser importante um encaminhamento para um nutricionista.
2.     Incentive o sénior a comer alimentos nutritivos. Espalhe alimentos nutritivos como amendoim ou outras sementes em torradas, biscoitos, frutas frescas e vegetais cruas. Polvilhe nozes picadas ou gérmem de trigo no iogurte. Adicione claras de ovo extra nas omeletes ou ovos mexidos e encoraje o uso de leite integral. Adicione queijo as sandwiches, legues, sopas, arroz e massa.
3.     Incentive o consumo de alimentos leves. Adicione sumo de limão, ervas e especiarias aos alimentos. Se o idoso tem já perda de paladar e olfato, tente novos temperos e receitas.
4.     Incentive lanches saudáveis. Uma peça de fruta ou queijo, manteiga de amendoim, uma bolacha com frutos secos pode fornecer muitos nutrientes e calorias extra.
5.     Fazer das refeições eventos sociais. Faça visitas nas horas das refeições, convide os idosos para jantar em sua casa ou num restaurante. Incentive os seniores a participar em programas nos centros sociais, onde podem fazer refeições com outras pessoas.
6.     Certifique-se que os idosos têm uma atividade física regular. Fazer exercício durante o dia pode estimular o apetite ao mesmo tempo que fortalece os músculos e reforça os ossos.
7.     Dê dicas para poupança de dinheiro. Persuadir os idosos a ter uma lista de compras e fazer uma pesquisa nos folhetos para procurar os locais onde os alimentos são mais baratos.
8.     Aumentar a hidratação para ter uma boa saúde. Os idosos devem beber pelo menos 1,5L de água por dia.
9.     Considere uma ajuda externa. Se necessário, contrate um cuidador para fazer as suas compras ou preparar refeições. Contacte as organizações locais para contratar estes serviços.
As causas mais comuns para a desnutrição nos seniores
·      Falta de interesse em cozinhar
·      Viver e comer sozinho
·      Mudanças ao nível do paladar
·      Efeitos secundários da medicação que alteram o apetite ou criam sabores diferentes
·      Dietas restritas, baixas em sódio ou gorduras
·      Problemas na deglutição
·      Problemas em comer provocado por dores nas gengivas
·      Fraca saúde dentária
·      Alimentação pobre
·      Encargos muito grandes com a medicação, faltando dinheiro para alimentos
·      Falta de mobilidade para fazer compras
·      Demência
Quando suspeitar de malnutrição, esteja atento aos seguintes sinais:
·      Tristeza excessiva ou muito prolongada
·      Falta de energia
·      Problemas de memoria ou desenvolvimento de demência
·      Facilidade em ficar doente
·      Pele desidratada, gretada ou avermelhada
·      Feridas que demoram muito tempo a sarar
·      Comida fora do prazo dentro do frigorifico
·      Problemas ao mastigar e engolir
·      Perda de apetite
·      Perda de peso
·      Roupa que está a ficar demasiado larga
·      Fraqueza muscular
A Comfort Keepers pode ajudar. Os nossos cuidados interativos ajudam a estabelecer uma rotina que promove um estilo de vida saudável e independente. Contacte o seu escritório Comfort Keepers para mais informações.
Referências
Mayo Clinic. Senior Health: How to Prevent and Detect Malnutrition. Web. 2014.
 Today's Dietitian. “Malnutrition in Older Adults” by Kris M. Mogensen, MS, RD, LDN, CNSC, and Rose Ann DiMaria-Ghalili, PhD, RN, CNSC, FASPEN. Web. 2015.

 A Place for Mom. How to Prevent Senior Malnutrition. Web. 2016.