Seniores e a saúde renal

O bem-estar físico depende da saúde de todos os nossos órgãos, e enquanto as áreas de foco para idosos muitas vezes é o coração e o cérebro, os rins são igualmente tão importantes e devem exigir o mesmo nível de cuidado e atenção.
O que fazem os rins
Localizados à esquerda e à direita da coluna vertebral, abaixo da caixa torácica, estes órgãos em forma de feijão podem nem sempre estar no topo das prioridades, mas a importância do seu papel no suporte do equilíbrio do corpo não pode ser esquecida. Além de filtrar o sangue e remover o desperdício e o excesso de água do corpo, os rins também controlam a pressão arterial, produzem hormonas essenciais e equilibram os níveis de pH.

Doença renal crómica
À medida que envelhecemos, pode ser difícil para os rins funcionarem no seu nível ótimo. Além disso, certas condições e fatores - como pressão alta, diabetes e obesidade - podem afetar negativamente a funcionalidade dos rins, resultando potencialmente em doença renal crônica (DRC). Geralmente, DRC é definida como a perda na função renal durante um período prolongado de tempo. Os sintomas geralmente não se manifestam até que a doença esteja em estágio avançado, mas incluem:
·      Aumento da fadiga
·      Sede constante
·      Falta de ar
·      Aumento da frequência de micção
·      Erupções cutâneas
·      Dificuldade em controlar o diabetes ou hipertensão arterial
Como estes sintomas são subtis e podem aplicar-se a varias outras patologias, a única forma de saber que existe doença renal é através de testes ao sangue e urina. Se a DRC não for controlada, não só os resíduos continuamente se acumulam no corpo, mas pode até levar à insuficiência renal - o que significa que a funcionalidade dos rins foi reduzida para menos de 15%.
Nas situações de insuficiência renal, existem opções de tratamento disponíveis, incluindo diálise ou um transplante. Podem ser reduzidos riscos, através de ajustes na dieta e estilo de vida, podendo ter um grande impacto na saúde dos rins (e bem-estar geral). Aqui estão algumas recomendações para idosos com 65 anos ou mais:

Dicas para ter uns rins mais saudáveis
         Dieta
·      Beba bastante água. Cerca de 2 litros ao longo do dia.
·      Consumir alimentos com baixo teor de sal, açúcar e gordura – leia atentamente todos os rótulos.
·      Compra de produtos frescos, em vez dos mesmos enlatadas ou processadas.
·      Discuta dietas benéficas para os rins ou qualquer mudança de dieta em geral, com um médico ou nutricionista.
Estilo de vida 
·      Não fumar, ou tomar medidas para deixar de fumar.
·      Limitar o consumo de álcool.
·      Incorporar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada na rotina diária. Certifique-se em consultar um médico antes de iniciar qualquer plano de exercícios.
·      Manter um peso saudável, e perder peso se está atualmente com excesso.
Monitorização da saúde
·      Controlar rigorosamente os níveis de açúcar no sangue, especialmente se tem diabetes. Certifique-se que respeita as instruções do médico em relação à insulina e monitorização de açúcar no sangue.
·      Mantenha a pressão arterial controlada. Converse com o médico sobre as opções no uso de medicamentos anti-hipertensivos, projetados para diminuir a pressão arterial, como inibidores da ECA ou bloqueadores da angiotensina.
·      Obter um rastreio anual, especialmente se tiver qualquer um dos fatores de risco associados com doença renal.
A doença renal não é inevitável
Idosos podem sentir que não têm escolha quando se trata da saúde dos seus rins. Embora seja verdade que a funcionalidade renal diminui naturalmente ao longo do tempo, devido à diminuição do tecido renal e unidades de filtragem, a idade avançada não desencadeia a doença renal por si só. Incentive os seniores a incorporar as dicas listadas acima para ajudar a reduzir o risco de doença renal e outras condições de saúde.
A Comfort Keepers pode ajudar
Nossos cuidadores podem ajudar a estabelecer uma rotina diária e incentivar seu idoso a fazer escolhas saudáveis - para apoiar não só a saúde de seus rins, mas também no seu bem-estar geral. Ligue para o seu escritório local hoje para saber como nossos serviços de assistência domiciliaria podem ajudar.

Referências
NIHSeniorHealth. “Kidney Disease” Web. 2016.
Better Health Channel. “Kidneys – Age-Related Problems” Web. 2016.

A Place for Mom. “The Connection between Diet and Kidney Damage” by Sarah Stevenson. Web. 2014