Artrite em seniores: Utilização de fármacos antirreumáticos modificadores de doença

O tratamento eficaz da artrite reumatoide (AR) inclui medicamentos que retardam a progressão dos danos articulares e deformidades.


Os fármacos para o tratamento desta doença são chamados antirreumáticos modificadores de doença (DMARDs), são parte vital de um plano de tratamento global. Os médicos prescrevem DMARDs para pessoas com artrite inflamatória em risco de lesões articulares permanentes. Cada DMARD funciona de forma diferente no retardamento e impedimento do progresso inflamatório que pode danificar as articulações e órgãos interno.
Esta medicação pode melhorar a qualidade de vida da maioria dos doentes – levando mesmos a quadros de remissão da doença. Na maior parte dos casos a atividade da doença mantém-se, mas num ritmo mais lento. Durante a toma dos DMARD podem existir períodos livres de sintomas mais longos, ou surtos menos dolorosos. Tomar um DMARD regularmente torna os doentes menos propensos a ter danos a longo prazo nas articulações.
Mas podem haver efeitos secundários. Embora este tipo de medicação tenha as aprovações das entidades oficiais para o efeito, não mostrado efeitos secundários para a maioria dos utilizadores. Devido a uma atuação muito alargada no corpo combatendo artrite reumatoide, a sua ação poderosa pode provocar alguns efeitos secundários, tais como:
·      Dor de estômago. Outros medicamentos podem ajudar a tratar este sintoma, ou podem melhorar à medida que o corpo se ajusta ao medicamento. Se os sintomas se tornam muitos desconfortáveis, o reumatologista pode optar por uma medicação diferente.
·      Problemas de fígado. Menos comuns do que as dores de estômago, podem ser necessários exames de sangue regulares para garantir que o fígado não está a ser afetado.
·      Problemas no sangue. DMARDs podem afetar o sistema imunitário e aumentar o risco de infeção. Podem diminuir o numero de glóbulos brancos que combatem as infeções. Podem diminuir igualmente os glóbulos vermelhos (anemia) levando a estados de cansaço mais frequentes.
Embora os DMARDs tenham efeitos secundários, existe uma boa razão para a sua toma: têm uma boa taxa de eficácia. Mesmo em situação de remissão, muitos reumatologistas acreditam que se deve manter a sua toma, mantendo a artrite reumatoide afastada.
Os DMARDs são frequentemente combinados com um produto biológico. A isto dá-se o nome de terapia combinada, medicamentos biológicos são o mais recente tipo de tratamento para a artrite reumatoide, mas é importante compreender as diferenças entre o tratamento desta doença com estes medicamentos em comparação com os DMARDs tradicionais.
·      Alvo da droga. DMARDs têm como algo o sistema imunitário, enquanto os biológicos trabalham atingindo passos específicos do processo inflamatório.
·      Tempo de resposta. Pode levar meses até se saber que um DMARD está a ser eficaz no tratamento. Com a medicação biológica é provável que em períodos de entre 4 a 6 semanas se possam notar efeitos.
·      Riscos. Quer o DMARDs quer os produtos biológicos podem aumentar o risco de infeções, por isso, é importante informar o médico quando sente febre, calafrios ou sintomas semelhantes a uma gripe. Infeções mais graves como pneumonia, são o risco maior na toma de um produto biológico.
·      Custo. Os medicamentos biológicos são muito mais caros que os DMARDs tradicionais.
Estes dois tipos de medicação tradicional e biológica estão a mudar a forma como os médicos tratam a artrite reumatoide. Hoje, na verdade, existem melhores tratamentos para a artrite, sendo que é essencial um diagnostico e tratamento precoce. Depois das lesões acontecerem não podem ser reparadas.
A Comfort Keepers pode ajudar, os Cuidados Interativos mantêm os idosos envolvidos física, mental e emocionalmente enquanto vivem independentemente em suas casas. Podemos ajudar os seus familiares seniores a lembrar a medicação mantendo-os seguros e saudáveis através de um plano de cuidados. Ligue ainda hoje para o escritório Comfort Keepers da sua área de residência.

Referências
WebMD. “Treating Rheumatoid Arthritis With Disease-Modifying Drugs (DMARDs)”. Web. 2015.
Arthritis Foundation. “DMARDs Overview”. Web. 2016.

Everyday Health. “Treating Rheumatoid Arthritis: DMARDs vs. Biologics”. Web. 2014