Seniores e quedas: Estatísticas e Prevenção



Todos os anos, quase um terço da população com mais de 65 anos cai. Mas como muitos destes acidentes não são relatados pelos próprios e as suas famílias ou cuidadores não sabem que aconteceram, a estimativa está provavelmente nivelada por baixo.  

Quase 9.500 das mortes anuais dos norte-americanos mais velhos são consequência de quedas. As feridas que resultam das quedas são a principal causa de morte de pessoas com 65 ou mais anos, e o risco de queda aumenta proporcionalmente à idade. Aos 80 anos, mais de metade dos seniores cai todos os anos.


Alguns factos e estatísticas sobre quedas que podem surpreender:

  • 87% (por cento) da fraturas nas pessoas de idade resultam de quedas. Dois terços das pessoas que caem voltarão a fazê-lo nos seis meses seguintes. 
  • Quando uma pessoa mais velha cai, o seu internamento no hospital demora quase o dobro do tempo de um outro doente sénior internado por qualquer outra razão.
  • Nas pessoas entre os 65 e os 69 anos, uma em cada 200 quedas tem como consequência uma fratura na anca. O número aumenta dez vezes para quem tem 85 ou mais anos.
  • Um quarto dos seniores que fratura a anca na sequência de uma queda morre nos seis meses seguintes ao acidente.
  • Muitas das quedas não causam ferimentos, mas 47% dos seniores que caem sem se magoar não se conseguem levantar sem ajuda.
  • Para os seniores que caem e não se conseguem levantar sozinhos, o período de tempo em que ficam imoblizados tem consequências para a sua saúde. A desagregação das células musculares começa 30 a 60 minutos depois da compressão que resulta de queda. Desidratação, lesões devido à pressão, hipotermia e pneumonia são outras complicações que podem resultar das quedas.  

As quedas, com ou sem ferimentos, também têm um grande impacto na qualidade de vida. Um número cada vez maior de adultos mais velhos tem medo de cair, e por causa disso, limita as suas atividades e vida social. Isto pode ter como consequência uma diminuição das capacidades físicas, depressão, isolamento social e sentimentos de desamparo/abandono. O impacto mais profundo de uma queda é a perda de autonomia de vida.

Prevenção de quedas: 20 coisas que pode fazer para ajudar

  1. Retirar obstáculos nos quais se possa tropeçar, dentro e fora de casa.   
  2. Instalar corrimãos e luzes nas escadas, com interruptores no topo e fundo de cada lanço. Deve-se também optar por interruppetores iluminados ou que brilhem no escuro.  
  3. Acrescentar piso antiderrapante nos degraus de pavimento escorregadio. 
  4. Instalar barras de apoio na casa de banho, no chuveiro, banheira e sanita.
  5. Colocar tapetes no chão da banheira e chão do chuveiro.
  6. Prender os tapetes com fita adesiva de face dupla ou verso antiderrapante.
  7. Reparar o chão, as tábuas de madeira e as carpetes que estejam estragadas.
  8. Arrumar a roupa, louça, comida e outras coisas de forma a que fiquem fáceis de alcançar.
  9. Limpar de imediato líquidos, gordura e comida entornada.
  10. Pintar as soleiras das portas com uma cor diferente, destacada, para evitar os tropeções.
  11. Tornar a iluminação da casa mais clara, mas evitando o brilho. Colocar luzes noturnas no quarto, casa de banho e corredor. Ter uma lanterna ao alcance da cama para as necessidades a meio da noite.
  12. Guardar lanternas, a funcionar, em locais fáceis de encontrar, caso ocorram falhas de eletricidade.
  13. Verificar a visão com frequência e regularidade.
  14. Pedir ao médico para rever as receitas com regularidade devido aos efeitos secundários e interações com outros medicamentos.
  15. Se tiver capacidade, a pessoa idosa deverá exercitar-se com regularidade – tai chi ou yoga podem melhorar a flexibilidade e a força dos músculos e articulações.
  16. Se um sénior não conseguir estar em pé de forma confortável, que faça exercício numa cadeira.
  17. Um sénior deve usar calçado apropriado. Devem ser sapatos que sirvam bem, resistentes e de sola antiderrapante.
  18. Ter em atenção sintomas como tonturas, dores nas articulações, dormência, ou falta de ar quando se caminha. Avisar o médico caso haja algum. Este pode também avaliar a força muscular, equilíbrio e forma de andar (marcha).
  19. O sénior deve usar dispositivos de apoio. O médico pode recomendar o uso de uma bengala ou de um andarilho para ajudar a manter a postura.
  20. Uma opção é ter um Sistema de Emergência Pessoal que possa alertar outras pessoas quando for precisa ajuda.

Se necessário, pedir ao médico o contacto de um terapeuta ocupacional, que poderá ajudar a pensar noutras estratégias de prevenção de quedas.
A Comfort Keepers® pode ajudar. Ter ajuda depois de uma queda imobilizante melhora as hipóteses de sobrevivência em 80% e aumenta as perspetivas de regresso a uma vida autónoma. Claro que, em primeiro lugar, é melhor prevenir as quedas. A Comfort Keepers pode realizar avaliações de segurança em casa e disponibilizar produtos e soluções práticas para manter os seniores em segurança. Contacte-nos ainda hoje.

Referências:
National Council on Aging (NCOA). “Falls Prevention Facts.” Web. 2015. 
Mayo Clinic. “Fall Prevention: Simple Tips to Prevent Falls”. Web. 2014. Learn Not to Fall. “How Often Falls Occur”. Web. 2012.