Cozinhar com segurança



A cozinha é o lugar mais perigoso de uma casa para os seniores. Há questões físicas como a diminuição de equilíbrio, visão e reflexos – ou um sénior pode sofrer de Alzheimer ou outra demência.
Muitos dos acidentes e quedas na cozinha acontecem devido a fogos a cozinhar; água, gordura ou comida entornada no chão; tentar pegar em objetos difíceis de alcançar, ferimentos com eletrodomésticos; e até com coisas com não deveriam ter ido ao micro-ondas.

Os seniores, familiares e cuidadores domésticos deveriam seguir estas dicas de segurança:

·   Inspecionar a cozinha com um olho clínico – o que pode parecer inofensivo à primeira vista pode ser potencialmente perigoso. Verifique a cozinha por partes: comece do chão para os armários baixos, depois os balcões, seguidos dos eletrodomésticos e por fim os armários suspensos.
·   Um eletricista deverá verificar a caixa de fusíveis e os disjuntores para se ter a certeza que as ligações na cozinha estão bem feitas. Assegurar que não há tomadas ou interruptores mais quentes do que seria normal.  
·   Proteção contra sobrecargas elétricas com interruptores do circuito de terra. Assegurar que todas as tomadas e interruptores têm cobertura e que não há extensões com sobrecarga.
·   Assegurar que todas as extensões estão tapadas ou presas para prevenir acidentes. Manter os fios  desviados de outros eletrodomésticos, mantendo-os longe dos lavatórios e dos bicos do fogão. Os fios não devem estar pendurados dos balcões ou caídos no chão, criando um potencial risco de queda.  
·   Colocar coberturas nas tomadas que não estão a ser usadas. Desligar os pequenos eletrodomésticos que não estão a ser usados.
·   Assegurar que o forno a gás tem um mecanismo que o desliga de forma automática caso o piloto se apague. Uma pessoa da empresa de energia poderá fazê-lo.
·   Verificar que o sistema de ventilação ou o exaustor estão a funcionar normalmente.
·   Ter um detetor de fumo, a funcionar, verificando as pilhas pelo menos duas vezes por ano.   
·   Ter um extintor à mão, assegurando que a pessoa idosa sabe trabalhar com ele.
·   Tirar os objetos que são usados mais vezes dos armários mais altos e mais baixos. Colocá-los em armários e gavetas fáceis de alcançar. Tirar as gavetas dos armários mais baixos para que os seniores não tenham de se dobrar tantas vezes. A altura das bancadas dever ser regulada para os seniores que tenham dificuldades em baixar-se ou que se encontrem numa cadeira de rodas.
  • Fechar todas as gavetas e armários que não estejam a ser usados.
  • Assegurar que todas as facas ou objetos afiados estão guardados nos locais próprios.
  • Prender os tapetes com fita adesiva de dupla face para prevenir quedas.
·   Em relação a outros perigos de queda, as coisas entornadas devem ser limpas de imediato com produtos não tóxicos. Verficar também que o frigorífico não tem fugas que possam criar poças e apodrecer os chãos de madeira.
·   Manter os líquidos inflamáveis fora da cozinha, armazenando-os num local seguro no exterior da casa.
  • Ter em atenção sinais de baratas, formigas, ou infestações de insetos. Se necessário, contratar um exterminador.
  • Uma vez por semana verificar a comida no frigorífico e deitar fora o que estiver expirado. Fazer o mesmo na dispensa e nos armários uma vez por mês.  




Ao cozinhar:
·   Os seniores devem ter luz apropriada nas zonas do lavatório e bancada. Também deverá haver uma luz sob os armários e luzes noturnas.
  • Todos os tachos e panelas deverão ser virados de forma a que não fiquem na beira do fogão e possam ser derrubados. Usar tachos com pegas em ambos os lados sempre que possível.
  • Os seniores devem evitar usar mangas compridas, que podem pegar fogo com facilidade. Sugere-se que usem mangas curtas ou prendam as mangas compridas com elásticos.  
  • Assegurar que as pegas e as luvas são fáceis de alcançar, mas que estão longe das fontes de calor. Tirar também toalhas ou panos de perto do fogão, onde podem pegar fogo.

Para o sénior com demência:
·         Eliminar a gaveta da “tralha”, uma vez que seniores com Alzheimer ou outras demências facilmente podem comer fósforos, plásticos, anilhas ou outros objetos.
·   Ponderar em desligar o triturador de lixo.
·Instalar fechaduras ou fechos à prova de crianças nos armários que tenham facas, utensílios de cozinha e outros objetos que possam partir ou causar ferimentos.  
·   Sempre que possível, usar pratos inquebráveis.
·   Nota: recordar a um sénior com problemas cognitivos para não pôr comida enlatada no micro-ondas ou para ter cuidado com as facas pode não ser suficiente. Cabe a outra pessoa desligar o micro-ondas e colocar as facas de cozinha numa gaveta segura.  

Pode estar hesitante em fazer estas mudanças em casa com medo de ferir os sentimentos dos seniores. No entanto, sublinhe a importância da segurança sempre que possível, e a outra pessoa apreciará a sua preocupação e cuidado.
A Comfort Keepers® pode ajudar. Cuidamos dos seus entes queridos como se fossem membros da nossa família. Podemos realizar avaliações de segurança em casa, fazer recomendações e disponibilizar produtos de segurança para a casa dos seus familiares. Peça-nos mais informações ainda hoje.

Referências:

Silver Planet. “Kitchen Safety for Seniors” by Marion Somers, PhD. Web. 2010.
Age in Place, “Kitchen Safety”. Web. 2015.
Boomers with Elderly Parents. “Elderly Safety Considerations for the Kitchen”. Web. 2016.