Degeneração macular relacionada à idade (DMI): o que os idosos devem saber


Todos nos preocupamos coma a íris e a córnea. Mas e a mácula? Embora seja uma das partes mais pequenas do olho (5 mm de diâmetro), a mácula desempenha um papel muito importante na visão necessária para ler, escrever e até mesmo reconhecer rostos.
Olha de perto a DMI
Também é muito comum que a mácula se danifique à medida que envelhecemos, o que pode levar a uma condição conhecida como degeneração macular relacionada à idade (DMI). Existem dois tipos de DMI: seco e húmido. O primeiro é muito mais comum, e ocorre quando partes da mácula ficam mais finas, fazendo com que se perca a visão central. DMI húmido, embora menos comum, é mais grave e ocorre quando os vasos sanguíneos anormais se rompem e cicatrizam na mácula. A perda de visão resultante da DMI tende a ser gradual e indolor, não sendo percetível até a visão ser gravemente afetada.
Como o nome indica, a DMI é mais comum entre os adultos mais velhos. Para adultos com mais de 60 anos de idade, a taxa é de um em oito, e um em cada três para aqueles com mais de 80 anos. E, embora existam alguns tratamentos para DMI, estes não a curam  completamente. Isso torna imperativo que os adultos mais velhos façam exames regulares, para que o oftalmologista possa detetar problemas antes de se tornarem graves.
Além disso, há passos que os seniores podem tomar para reduzir o risco de degeneração macular ou DMI avançada. Certifique-se de o idoso consulta um médico antes de incorporar qualquer uma das dicas no seu estilo de vida.
Dicas para a  redução da DMI
·      Não fume, ou tome medidas para deixar de fumar
·      Siga uma dieta saudável que inclua uma abundância legumes, frutas e nozes - enquanto limita a ingestão de alimentos processados. Alimentos ricos em açucares refinados, em particular, devem ser evitados. O aumento do açúcar no sangue e a liberação de insulina desses alimentos podem ter um impacto direto no risco de desenvolvimento de DMI.
·      Tome multivitaminas e suplementos para ajudar a obter nutrientes não fornecidos pelos alimentos. Pesquise todas as vitaminas ou suplementos, discuta sempre as opções com um médico.
·      Siga um plano de exercícios regulares que permita pelo menos 30 minutos de atividade moderada, uma vez por dia. Um estudo mostrou que quem leva um estilo de vida ativo tem 70% menos hipótese de desenvolver DMI.
·      Mantenha um peso saudável. Seguir algumas das etapas acima, naturalmente, ajudará, mas tenha em mente que perder peso não é necessariamente difícil. Mantê-lo num peso ideal é a parte complicada. Consulte um médico para determinar o melhor plano de ação.
·      Programe exames oculares regulares com o oftalmologista. Mesmo que não encontre nenhum sinal de DMI, é importante ter seus olhos examinados, para ajudar a detetar cataratas, glaucoma e outras doenças oculares.
A Comfort Keepers pode ajudar
Quando um idoso é confrontado com a degeneração macular relacionada à idade ou outros problemas de visão, informe-se, a Comfort Keepers® está pronta para ajudar. Nossos cuidadores podem prestar assistência com tudo, desde limpeza doméstica até assistência na mobilidade.
Trabalharemos para promover um estilo de vida saudável e independente para os seniores, e até mesmo providenciar transporte seguro – para a ida a uma consulta de oftalmologista ou apenas ao supermercado. Se quiser saber mais sobre os serviços da Comfort Keepers e como podemos fazer a diferença na vida dos seniores, entre em contato com seu escritório local.
Referências
All About Vision. “What is Age-Related Macular Degeneration?” by Marilyn Haddrill. Web. 2018.
National Eye Institute. “Facts About Age-Related Macular Degeneration.” Web. 2018.
MedicineNet. “Macular Degeneration” by Andrew A. Dahl, MD, FACS. Web. 2018.