Dicas para reduzir o risco de doenças coronárias


Há muito tempo, os egípcios acreditavam que o coração era o centro de controlo do corpo. Do seu ponto de vista, o órgão atua como um ponto centralizado de distribuição dos nutrientes no corpo, enquanto também serve igualmente como fonte de emoção e cognição.
Um órgão extraordinário
Embora a ancestral civilização egípcia não entendesse completamente o coração (ou o cérebro), é fácil imaginar o porquê deste povo ser tão apaixonado por este órgão. Afinal, é um órgão extraordinário, projetado exclusivamente para fornecer oxigênio e sangue adequados para garantir a homeostasia..
Uma doença séria
Por muito fantástico que o coração posa ser, certamente não é invulnerável, especialmente quando se começa a envelhecer. De fato, doenças cardíacas - ou doenças cardiovasculares - são continuamente listadas nas principais causa de morte. Nos adultos idosos, o risco de desenvolver doenças cardíacas é muito mais grave devido a uma série de fatores relacionados à idade, incluindo a aterosclerose (o endurecimento e o estreitamento das artérias pelo acumular de placa). Outros fatores de risco incluem sexo, raça, etnia e história familiar.
Doenças coronário e redução de riscos
Felizmente, há formas para os seniores reduzirem o risco geral de desenvolver doença cardíaca. É importante incentivar os idosos a seguirem os passos abaixo:
·      Introduzir exercício na rotina diária. O exercício beneficia o corpo de várias maneiras, em relação ao coração, estimula a produção de novos vasos sanguíneos, permitindo, em última análise, uma ótima circulação e baixar a pressão arterial. Antes de iniciar qualquer plano de exercícios, consulte um médico. Este ajudará a determinar o nível mais adequado de atividade física.
·      Adote uma dieta para ser saudável para o coração: observa-se que 70% das doenças cardíacas podem ser prevenidas através de uma nutrição adequada. A chave é consumir alimentos ricos em antioxidantes, fibras (para auxiliar na remoção de colesterol), gorduras monossaturadas e ácidos gordos ômega-3. Abaixo estão alguns dos alimentos que irão dar o que essencial. Semelhante ao exercício, não se esquecer  a consulta um médico antes de alterações à dieta:
o   Aveia
o   Maçãs
o   Abacates
o   Peixe
o   Espargos
·      Manter a pressão arterial controlada. Hipertensão arterial, é um dos fatores que mais contribui para a doença cardíaca. Verifique a pressão arterial com frequência, de preferência por um profissional médico, mas deve ser feita uma vigilância mais apertada em idosos com o diagnósticos de hipertensão arterial.
·      Vigiar o peso. Em idosos com sobrepeso ou obesidade, é necessário fazer ajustes ao estilo de vida - como fazer exercício adequado e comer uma dieta saudável - para perder peso (com a aprovação do médico). Manter um peso saudável não tem um efeito totalmente direto sobre o coração, mas ajuda a reduzir o risco de outros fatores relacionados à doença cardíaca, como hipertensão arterial e diabetes.
·      Não fume, ou faça planos para deixar. Fumar tem um efeito tremendamente negativo no sistema cardiovascular, assim como em todas as outras partes do corpo. Nunca é tarde demais para deixar. Na verdade, corpo começa a recuperar dos efeitos do tabagismo apenas em questão de dias.
Perceção VS Realidade
Conhecer as formas de reduzir o risco de doença cardíaca é metade da batalha. É igualmente importante saber verdadeiramente a realidade da doença e descartar os inúmeros equívocos que a rodeiam. Por exemplo, as dores no peito nem sempre acompanham um ataque cardíaco? Na verdade, a maioria das mulheres que sofrem de ataques cardíacos só têm sintomas semelhantes a uma gripe, não relatando dores no peito.
Comfort Keepers pode ajudar
Os cuidadores da Comfort Keepers® podem ajudar o sénior a reduzir risco de doença cardíaca. Podemos promover um estilo de vida saudável para o coração, garantindo que o idoso segue a dieta prescrita pelo médico e um regime de exercícios. Os nossos cuidadores também podem preparar refeições saudáveis e até mesmo providenciar transporte de e para o ginásio ou para qualquer consulta médica programada. Simplificando, os sénior não precisa estar sozinho no caminho para um estilo de vida mais feliz e saudável. Nós estaremos lá a cada passo. Para obter mais informações sobre como a Comfort Keepers pode ajudar, entre em contato com o escritório local.
Referências
Everyday Health. “Heart-Healthy Habits for Seniors” by Diana Rodriguez. Web. 2018.
MedlinePlus. “How to Prevent Heart Disease.” Web. 2018.
WellCast. “10 Interesting Facts About Heart Disease.” Web. 2018.
American Heart Association. “Top 10 Myths about Cardiovascular Disease.” Web. 2018.