Doenças alimentares: um risco para os idosos e a sua prevenção em casa

Quando bactérias, vírus ou parasitas causadores de doenças contaminam os alimentos, podem causar doenças alimentares – também conhecidas como intoxicações alimentares. Salmonelas, noroviros, E. Coli, listeria são elementos patogénicos que podem causar doenças transmitidas por alimentos.




O risco para os seniores
Á medida que os seniores envelhecem é normal os seus corpos não funcionarem tão bem como quando eram mais novos. Órgãos e sistemas do corpo mudam, ficando menos capazes de combater bactérias. É este fator que faz com que os idosos quando expostos a alimentos contaminados estejam mais propensos a desenvolver uma doença alimentar, com mais complicações, enfrentando internamentos mais longos ou até situações fatais. Seguem alguns fatores importantes que tornam os idosos mais suscetíveis a contrair uma doença alimentar:
·      Diminuição de secreção de acido no estômago, uma defesa natural essencial contra bactérias ingeridas;
·      Os alimentos ficam mais tempo no estômago e trato intestinal;
·      O fígado e rins já não conseguem fazer uma limpeza de toxinas tão eficaz;
·      Os sentidos do paladar e olfato podem estar afetados por medicação ou doença, não alertando o sénior para um alimento estragado;
·      Os efeitos secundários de alguma medicação para doenças crónicas – tais como diabetes, artrite, cancro, ou doença cardiovascular – ou a doença crónica em si podem enfraquecer o sistema imunitário.
Quais os sinais de uma intoxicação ou doença alimentar?
Os sinais de uma intoxicação alimentar variam entre complicações mais simples como uma indisposição gástrica, diarreia, febre, vómitos, cólicas abdominais ou desidratação, até quadro mais complicados ou até ser fatal. Quando um idoso começa a apresentar estes sintomas deve ser rapidamente conduzido a um médico.
Como evitar uma doença alimentar em casa?
Os seniores devem ser vigilantes na preparação e manuseamento dos alimentos que consomem, existindo formas de reduzir significativamente o risco de doenças alimentares, especialmente em casa.
·      Lavar as mãos, utensílios e as superfícies em contacto com os alimentos. As mãos devem ser lavadas com água quente, sabão, antes e depois de manusear ou prepara alimentos. Igualmente os utensílios e superfícies devem de ser lavados em agua quente e sabão adequado.
·      Separar sempre a comida crua da comida pronta a comer. Manter por exemplo carne crua separada da comida já preparada vai evitar contaminações cruzadas.
·      Cozinhar a temperaturas seguras. Os organismos nocivos mais perigosos normalmente são mortos desta forma. Usar para isso um termómetro de alimentos, juntamente com um guia de temperaturas específicos para cada alimento (pode ser encontrado em livros de receitas ou na internet).
·      Refrigerar ou congelar alimentos perecíveis imediatamente. Deve ser feito no prazo máximo de duas horas após a sua compra ou preparação.
·      Descongelar de uma forma segura. Os alimentos congelados não devem ser descongelados à temperatura ambiente, mas sim no frigorifico. A utilização do micro-ondas para a descongelação de alimentos deve ser feita com a programação especifica para o efeito, evitando a sua cozedura prematura.
·      Na duvida, deite fora. Quando não existe a certeza de que um alimento foi preparado, servido ou armazenado de forma segura deve ser descartado. Comida deixada à temperatura ambiente demasiado tempo pode conter bactérias ou toxinas que podem não ser totalmente destruídas na cozedura. Mesmo que um alimento aparente estar em boas condições pode não ser seguro.
Alimentos a evitar
As intoxicações alimentares são especialmente graves para pessoas com o sistema imunitários enfraquecido, como os idosos, sendo que pode mesmo representar risco de vida. Os idosos devem tomar precauções especiais, evitando os seguintes alimentos:
·      Carne crua ou mal passada;
·      Peixe cru, marisco mal cozido, incluindo ostras, mexilhões vieras;
·      Ovos crus ou mal cozidos ou alimentos que o contenham, como gelado caseiro;
·      Legumes mal preparados como alface, feijão;
·      Sumos não pasteurizados;
·      Patês frios de carne;
·      Salsichas mal cozidas, charcutaria.
A Comfort Keepers pode ajudar. Os nossos cuidados interativos ajudam a estabelecer uma rotina que promove um estilo de vida saudável e independente. Contacte o seu escritório Comfort Keepers para mais informações.

Referências
Mayo Clinic. Diseases and Conditions: Food Poisoning. Web. 2014.
U.S. Department of Health and Human Services at Foodsafety.gov. Bacteria and Viruses. Web. 2016.

U.S. Department of Agriculture. Food Safety and Inspection Service. “Older Adults and Food Safety”. Web. 2011.