Abuso de alcool nos seniores

É comum para familiares e amigos menosprezarem – ou ignorar completamente – o consumo de álcool num idoso.

Verificar a ingestão frequente de álcool, ou reconhecimento da frequência aumentada (mas gradual) no consumo de álcool pode ser difícil. Da mesma forma, idosos podem recorrer ao álcool como uma forma de lidar com a dor física ou emocional, solidão ou outras formas de stress - secretamente e sem ninguém saber.
Efeitos do álcool no envelhecimento
Estudos recentes mostraram que o abuso de álcool entre os adultos mais velhos está rapidamente a tornar-se um dos mais terríveis desafios de saúde. Um fator determinante está em que alguns idosos podem não entender que os seus corpos respondem de forma diferente ao Álcool do que quando eram mais jovens. Embora seja do conhecimento comum que os nossos corpos mudam com o tempo, pode não ser tão óbvio que a nossa tolerância para o álcool pode igualmente mudar.
À medida que envelhecemos, a quantidade de água dentro do corpo diminui (permitindo uma maior concentração de álcool no sangue), mas também, o álcool permanece no fígado mais tempo e não é metabolizado tão rapidamente ou de forma eficiente. Assim, beber, algo que poderia ser considerado uma pequena quantidade de álcool - para aqueles que estão em seus 30s, 40s ou 50s - pode rapidamente prejudicar um julgamento sênior e / ou coordenação, levando a quedas ou outros ferimentos graves.
Os efeitos imediatos do álcool são certamente motivo de preocupação, mas as consequências a longo prazo podem ser igualmente fatais. Beber excessivamente, ao longo do tempo, pode causar:
·      Lesões no fígado
·      Vários tipos de cancro
·      Perturbações do sistema imunitário
·      Exacerbação de condições de saúde existentes (incluindo hipertensão arterial e diabetes)
·      Danos cerebrais
Além disso, a mistura de álcool com medicação, quer tomadas por doença ou condições crónicas, pode resultar em graves problemas de saúde e até mesmo levar à morte. Isso é especialmente alarmante quando você considera que quase todos os adultos com idade superior a 65 toma pelo menos duas formas de medicação todos os dias.
Identificar o abuso de álcool nos idosos
Alguns dos sinais de aviso típicos do abuso de álcool, como irritabilidade, fadiga e insónia podem ser confundidos com outros problemas comumente encontrados em idosos. Isto pode dificultar a identificação do abuso de álcool, não só para amigos e familiares, mas também para os médicos, especialmente sem um contexto histórico suficiente. No entanto, existem outros sinais-chave que merecem atenção, estes incluem:
·      A diminuição do interesse em hobbies ou atividades de lazer
·      Perda de memória
·      Aumento da frequência das queixas de saúde
·      Discurso arrastado, cheiro de álcool, ou uma mudança de aparência
·      Higiene reduzida
·      Mudança súbita nos hábitos alimentares
Abordar a questão e próximos passos
Quando existem suspeitas que um idoso amado está a abusar do álcool, é importante discutir o assunto com ele ou ela de uma forma calma e respeitosa. Muitos idosos podem nem sequer estar cientes do uso de álcool em excesso. Conforme mencionado anteriormente, os seniores podem também não entender o aumento do risco de beber em idade avançada (especialmente com medicação na equação) - por isso é importante reforçar a preocupação na educação sobre os efeitos do álcool nos adultos mais velhos.
A comunicação e educação são fundamentais para ajudar um ente querido, mas se ele ou ela precisam de ajuda para superar a dependência de álcool, existem outras formas de obter ajuda. Grupos de apoio, como Alcoólicos Anônimos, podem ser uma ótima maneira para os idosos conversarem com outros que também lutam contra a dependência do álcool.
A Comfort Keepers pode ajudar
Se você já não vive perto de seu ente querido, pode ser hora de considerar os cuidados Comfort Keepers ®. Os nossos cuidadores profissionais – a quem chamamos Comfort Keepers® - podem fornecer companheirismo e interação, ajudando a aliviar os sintomas de depressão. Um cuidador também pode notificar os membros da família sobre mudanças no comportamento ou características físicas do senior. Se quiser saber mais sobre os serviços de apoio domiciliário da Comfort Keepers, entre em contato com seu escritório local hoje.
Referências
AgingCare. “Alcohol Use and Abuse Among Elderly Parents.” Web. 2017.
National Council on Alcoholism and Drug Dependence. “Alcohol, Drug Dependence and Seniors.” Web. 2007.

National Institutes of Health. “Alcohol Use in Older People.” Web. 2016.