Envelhecer com sindrome do cólon irritável

Síndrome do cólon irritável, muitas vezes abreviado como SCI, é um distúrbio comum que pode causar variadas perturbações, desde dor abdominal crónica e inchaço até diarreia e constipação.
Entender a síndrome de cólon irritável
SCI é considerado um transtorno digestivo funcional, o que significa que os sintomas são muitas vezes provocados por alterações no sistema digestivo e não por uma determinada doença. O SCI é um distúrbio comumente diagnosticado e, embora geralmente não inicie após 50 anos, não há indicação de que a incidência de SCI seja necessariamente maior nos adultos mais velhos (65 anos de idade ou mais). No entanto, alguns sintomas do SCI podem ser semelhantes aos de doenças mais graves, como doença inflamatória intestinal ou cancro colorretal. Assim, os idosos devem sempre questionar um diagnóstico de SCI e considerar outras medidas para garantir que não há algo mais grave.
Como referido, o SCI pode manifestar-se de várias formas. Quando existe uma frequência alta de evacuações com fezes soltas ou aquosas, o tipo específico do SCI é categorizado como diarréia-predominante SCI. Se houver dificuldade nos movimentos intestinais e diminuição da frequência, é categorizada como constipação predominante SCI.
O que pode causar SCI?
A maioria dos médicos sugerem que não há nenhuma causa identificável para SCI, no entanto, no entanto é mais provável que seja provocado por mudanças e / ou distúrbios com motilidade e digestão. Por exemplo, se um doente recentemente teve uma infeção dos intestinos (pré sintomas de SCI), SCI é conhecida por se seguir rapidamente. A genética também parece ser um fator a considerar, sendo que a maioria dos doentes que apresenta uma história familiar de SCI, são mais propensos a ser diagnosticados com a síndrome. Outros fatores que podem influenciar o início do SCI incluem alergias alimentares ou intolerância (especificamente a alimentos como brócolos, leite e bebidas carbonatadas) e sobrecrescimento bacteriano nos intestinos. Além disso, o stress psicológico parece ser um dos fatores mais significativos, especialmente nos idosos.
Gerir a SCI
Muitos idosos podem sentir que SCI como uma parte inevitável do envelhecimento, o oposto é realmente verdade. Embora possa a sensibilidade dos nervos dentro do sistema digestivo aumentar com a idade, existem formas de ajudar a reduzir o risco global ou aliviar os sintomas. Se tem que conviver com esta síndrome no seu envelhecimento ou dos seus familiares ou procura maneiras de preveni-lo, siga as dicas abaixo. Antes de incorporar qualquer uma das seguintes dicas no seu estilo de vida, certifique-se que fala detalhadamente com um médico e / ou nutricionista.
·      Reduzir o stress: conforme dito anteriormente, o stress psicológico parece ser um grande fator para a SCI. Reconhecer que o stress existe e identificar a sua proveniência é o primeiro passo. A partir daí, alterar os comportamentos ou atividades pode ajudar na redução do stress, bem como sintomas da SCI. Pode-se igualmente optar por praticar meditação e ioga, ou procurar aconselhamento para ajudar na redução do stress.
·      Mudança de dieta: existem vários alimentos que podem perturbar o sistema digestivo, mesmo sem causar SCI. No entanto, é importante reduzir o consumo de alguns alimentos mais problemáticos: produtos lácteos, alimentos ricos em gordura e alimentos que tendem a produzir gases. Mantenha-se a par dos alimentos ingeridos diariamente notando os que perturbam ou não o sistema digestivo. Mais uma vez, a gestão alimentar dependerá apenas do tipo de sintomas SCI que está presente.
·      Exercício: permanecer ativo tende a ajudar a melhorar o bem-estar geral físico e mental, sendo que também é útil no tratamento de sintomas da SCI. Além de regular o sistema digestivo, o exercício pode ajudar a aliviar o stress de uma forma saudável e positiva. Com o exercício, deve-se - como sempre - consultar um médico antes de iniciar uma rotina diária, tentando incorporar pelo menos 30 minutos de atividade diária.
·      Suplementos e medicação: pode introduzir-se um suplemento dietético probiótico na dieta, para ajudar na restauração de bactérias saudáveis no sistema digestivo. Os suplementos de fibra também podem ser usados para auxiliar na regulação digestiva. Se a constipação é um sintoma específico da SCI, fale com o seu médico sobre medicamentos, tais como amaciadores de fezes ou laxantes.
É importante lembrar que a SCI é comum, e embora seus sintomas são únicos para o indivíduo diagnosticado, existem maneiras de viver com ela.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os nossos cuidadores podem ajudar a estabelecer uma rotina diária e incentivar seu idoso a fazer escolhas saudáveis - para apoiar não só a saúde dos seus intestinos, mas também no seu bem-estar geral. Ligue para o seu escritório local hoje para saber como nossos serviços de assistência domiciliaria podem ajudar.
Referências

EverydayHealth. “Living Well While Aging with IBS: Tips for Managing Symptoms” by Vanessa Caceres. Web. 2017.

SeniorHealth365. “Irritable Bowel Syndrome in the Elderly.” Web. 2017.


ElderIssues. “Irritable Bowel Syndrome in Elders.” Web. 2017.