Exercícios divertidos com baixo impacto para seniores

Uma rotina de exercícios de baixo impacto pode beneficiar a saúde através do alongamento e fortalecimento dos músculos, reduzindo o stresse, prevenindo pesões e até mesmo ajudando a baixar a pressão arterial.

Antes do inicio de qualquer atividade física regular deve sempre ser consultado o medico de família.

Exercícios de baixo impacto são classificados em quatro categorias: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio. Incorporar todos os tipos de exercício numa rotina de treino ajuda a reduzir o risco de lesões e impede o cansado da repetição dos mesmos exercidos. Existem muitos tipos de aulas de grupo para seniores em centros e organizações para idosos. Mas estes exercícios podem ser igualmente realizados em casa individualmente.
Resistência. Este tipo de exercício físico aumenta a frequência cardíaca num período de tempo alargado. Aumentará a capacidade de andar, fazer subidas com mais facilidade e mais rapidamente. Tornam igualmente as atividades diárias mais fáceis. Mais abaixo terá alguns exercícios de resistência. É importante começar de uma forma gradual e trabalhar até 30 minutos diariamente.
Força. Exercícios de força incluem o uso de pesos, nas mãos ou nos tornozelos, bandas de resistência e tubos para exercícios em casa ou no ginásio. Quando não há possibilidade de treinar com pesos ou bandas de resistência, use latas de comida ou garrafas de agua como pesos. Ginásios oferecem maquinas para treino de força, mas deve ser sempre um treino realizado com acompanhamento.
Flexibilidade. A flexibilidade é perdida com a idade, assim exercícios de alongamento são importantes para a saúde e na manutenção de uma vida independente. Deve ser feito um treino de 10 minutos todos os dias em casa. Em grupo, exercícios deste tipo podem incluir dança, ioga, Pilates, Tai Chi ou aulas de alongamentos para seniores. Devem ser sempre feitos exercícios de alongamentos no aquecimento para evitar lesões durante o exercício, bem como para aumentar a flexibilidade, amplitude de movimento e melhorar o desempenho no exercício.
Equilíbrio. Exercícios de equilíbrio reduzem o risco de quedas e podem melhorar a mobilidade com apenas 10 minutos por dia. Pode-se melhorar o equilíbrio através da dança, saltando sobre uma bola, ou participando numa aula de hidroginástica. Se tem problemas de mobilidade ou de equilíbrio, alguns ginásios especializados em seniores têm aulas de exercícios aeróbios específicos que ajudarão a melhorar o equilíbrio e a saúde cardiovascular.
Aqui estão algumas formas de fazer exercício com baixo impacto:
Caminhar. É um dos exercícios de resistência de baixo impacto. Não é difícil para iniciar, é leve com as articulações, o que leva a que muitos idosos possam manter uma rotina de caminhada até aos anos mais tardios da vida. Certifique-se que tem o calçado adequado e que realiza os alongamentos após caminhar, protegendo assim os músculos exercitados. Quando se está a iniciar uma rotina de treino de caminhada deve-se iniciar com distancias curtas e gradualmente ir aumentando até conseguir realizar treinos entre 30 a 60 minutos.
Natação. Este tipo de desporto alivia o stresse nos ossos e articulações, relaxando todos o corpo através do efeito massagem que a água faz. Tem um risco reduzido de lesões, podendo mesmo ajudar as mulheres em menopausa a evitar a perda óssea. A hidroginástica combina o exercício cardiovascular com o treino de força para todo o corpo com um baixo impacto. A resistência da água fortalece os músculos sempre que existe movimento.
Yoga. Este tipo de exercício cumpre todas as categorias de um bom exercício – combina resistência com treino de força, flexibilidade e equilíbrio. Os idosos devem começar com aulas ou sessões especificamente direcionadas para iniciantes idosos.
Jardinagem. É uma forma agradável de começar o exercício diário. Escavar no jardim, regar as plantas, cortar a relva entre outras atividades de jardinagem ajudam a exercitar os músculos. Para atividades ao nível do solo é recomendável o uso de um bando de jardinagem para não forçar demais as costas e os joelhos.
Tai Chi. Baseado na meditação flui lentamente de pose para pose. Este exercício melhora o equilibro, força e flexibilidade. É relativamente fácil encontrar aulas de grupo desta modalidade em ginásios e estabelecimentos especializados. O foco centra-se na respiração e concentração, reuz o stresse com os seus movimentos lentos ajudando no alongamento completo do corpo.
Aeróbica de baixo impacto. Este tipo de exercício físico inclui dança, caminhada, hidroginástica entre outros. Para realizar uma combinação de exercícios aeróbicos e de força basta adicionar pesos nas mãos e tornozelos. Este tipo de exercícios quando realizado numa base regular pode mesmo ter impacto na redução do risco de demência e doença de Alzheimer.
A Comfort Keepers pode ajudar. Os nossos cuidados interativos ajudam a estabelecer uma rotina que promove um estilo de vida saudável e independente. Contacte o seu escritório Comfort Keepers para mais informações.
Referências
How Stuff Works: Health. “10 Low-impact Exercises for Seniors” by Becky Striepe. Web. 2015.
AZCentral. “Low-impact Exercises for Seniors” by Kathryn Rateliff Barr. Web. 2015. 

Centers for Disease Control and Prevention. “Physical Activity is Essential to Healthy Aging”. Web. 2015.