Lidar com a perda de audição de um sénior

Mudanças na estrutura do ouvido são a causa da perda de audição que pode surgir com a idade. Exposição a ruídos altos, por questões hereditárias, ferimentos na cabeça, infeções, doença, o efeito nocivo de alguns medicamentos e problemas de circulação, incluindo hipertensão, são outras causas possíveis.

O tinnitus, também comum nos seniores, causa um zumbido no ouvido. Pode também resultar na exposição a ruídos altos e certos medicamentos e pode ser acompanhado da perda de audição.

Se um sénior não foi diagnosticado com perda de audição, mas é óbvio que esta se encontra presente, o exame por parte de um especialista pode revelar-se necessário. Comece por realizar uma consulta junto do médico que habitualmente acompanha o sénior. Este profissional pode depois encaminhá-lo para um otorrinolaringologista, médico especializado em questões relacionadas com os ouvidos, nariz e garganta – ou um audiologista, um profissional que conduz testes que ajudam a definir a capacidade e a perda auditiva. Por vezes estes dois especialistas trabalham no mesmo espaço.

Um sénior com perda de audição pode sentir dificuldade em ouvir alarmes e telefones ou compreender conversas, a televisão ou o rádio; pode não se aperceber se há alguém a falar consigo e pode sentir dificuldade a falar ao telefone. Se várias pessoas se encontram num mesmo espaço ou a falar ao mesmo tempo ou se não consegue ver a cara de quem se está a dirigir a si, também sentirá dificuldades.
Há ainda efeitos negativos psicológicos e emocionais que podem afetar socialmente os seniores com problemas de audição. Alguns exemplos do que podem experienciar:
·         Sentimentos de vergonha, inadequação, desconforto ou humilhação.
·         Dificuldade de raciocínio e concentração, que pode resultar em falta de atenção, distração e aborrecimento.
·         Preocupação com a perda de relacionamentos significativos, emprego ou ser visto como incompetente.
·         Um sentimento de falta de valor, que pode causar afastamento dos outros e uma falta de participação nas atividades diárias.

Como apoiar um sénior com perda de audição
Demonstre empatia. Apesar de poder ser muito frustrante lidar com seniores que estejam a sofrer de perda de audição, a situação é ainda mais frustrante para os próprios.

Seja paciente. Os indivíduos que sofrem de perda de audição podem esperar anos antes de fazer algo a respeito desta situação. O seu apoio pode permitir agilizar este processo, mas se em determinado momento se sentir frustrado, recorde-se que este é um processo demorado e difícil.

Mostre compreensão. Alguns estudos ligaram a perda de audição nos seniores a sentimentos de stresse, tensão, depressão, isolamento social, irritabilidade, negatividade e raiva. Nunca deixe que a atitude do sénior o desmotive. Tente compreender a situação difícil com que têm de lidar diariamente.
Mostre respeito. Fale de forma aberta e natural e não tente falar em nome do sénior. Coloque questões de forma clara ou reformule a conversação para que ele se possa expressar por si próprio.

Não seja condescendente. Não aja como se fosse os ouvidos do sénior. Apesar de poder pensar estar a ajudá-lo, isto cria uma relação de dependência que o pode prejudicar a longo prazo.

Quando falar:
·         Tente minimizar ou eliminar ruídos de fundo.
·         Enuncie as palavras de forma clara, e procure não distorcer o discurso, balbuciar ou baixar o volume da sua voz no final de cada frase.
·         Utilize as mãos e expressões faciais quando falar.
·         Fale a um ritmo normal, nem muito rápido nem muito lento.
·         Fale mais alto – mas nunca grite. Gritar distorce as palavras.
·         Reformule a sua comunicação. Alguns seniores experienciam um tipo de perda de audição em que certos sons são difíceis de ouvir, como por exemplo o “shhh”.

Um aparelho auditivo pode ajudar. Não restaura a audição normal, mas aumenta a compreensão de sons através da ampliação da vibração dos sons. Vibrações maiores são transformadas em sinais enviados ao cérebro, mas existem limites para esta amplificação e os danos num ouvido interno podem impedir que até vibrações maiores possam ser transformadas nestes sinais. Um médico ou especialista pode determinar se um aparelho auditivo é útil.

Referências:
Social Work Today. “Hearing Loss in Older Adults ─ Its Effect on Mental Health” by Claudia Dewane, DEd, LCSW. Web. 2016.
OptimalHearing.com. “Supporting Hearing Loss in the Elderly”. Web. 2016.
HearingLoss.org. Hearing Loss Association of America. “Living with Hearing Loss”. Web. 2016.
LiveScience.com. “How to Help Seniors with Hearing Loss”. Web. 2016.